Por Elizabete Vasconcelos

Estatísticas de entidades e empresas ligadas ao setor de transporte estimam que anualmente ocorram aproximadamente 100 mil acidentes com veículos de cargas nas rodovias brasileiras, deixando um saldo de oito mil mortes, sendo a metade das vítimas motoristas de caminhão. Além disso, o País perde cerca de R$ 22 bilhões por ano com acidentes, sendo aproximadamente R$ 10 bilhões somente com o transporte rodoviário de carga. Pensando em contribuir com estradas mais seguras – além de garantir que seus produtos atinjam o melhor desempenho nas estradas – as montadoras instaladas no País têm investido cada vez mais na oferta de cursos para motoristas de caminhão.

Detaljer FH ext 162
Trabalho da Volvo consiste em desenvolver ações de conscientização do motorista para a disseminação do conhecimento entre os colegas

A Volvo, por exemplo, tem o “Transformar”, programa voltado para o comprometimento dos motoristas com um trânsito mais seguro, além de uma condução mais econômica. Segundo a fabricante, toda a metodologia do projeto está voltada para melhorar a conduta do carreteiro. “Um motorista consciente é fator-chave para a segurança nas estradas”, destaca Luiz Scherner, coordenador de treinamentos para motoristas. Além disso, a empresa aposta também na disseminação do conhecimento, com a capacitação de monitores – motoristas selecionados por clientes – que posteriormente terão como meta transmitir o conhecimento para seus colegas de trabalho.

A empresa informa que desde 2008 foram qualificadas aproximadamente 900 pessoas neste projeto, e de acordo com projeções da empresa, cada monitor transmite seu conhecimento a pelo menos outros 100 motoristas. Outra frente de trabalho da Volvo nesta área é a parceria com o Sest-Senat do Paraná, através da qual um caminhão marca com caixa de câmbio automatizada I-Shift é disponibilizado para a capacitação de motoristas nos cursos oferecidos pela instituição. “A meta da Volvo é oferecer bons veículos e contribuir com a segurança das entradas. Para cada caminhão entregue, temos como meta um motorista qualificado”, resume Rogério Roa, gerente de treinamentos para motoristas.

7232t
No ano passado, seis mil profissionais passaram por algum tipo de treinamento em um dos vários locais disponibilizados pela Mercedes-Benz

Na Mercedes-Benz, apenas em 2012, seis mil profissionais passaram por algum tipo de treinamento. Para atingir este resultado, a empresa conta com centros de treinamento próprio localizados em Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Recife/PE, além de espaços homologados, instalados junto a alguns concessionários de São Paulo, Rio de Janeiro, Minhas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Ceará e Pará, e unidades volantes de treinamento.

A empresa conta também com parcerias com o Sest/Senat, o que inclui a cessão de caminhões para as lições práticas. Nas unidades de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná, os cursos de “Condução Segura e Econômica” e de “Excelência Profissional para Motoristas de Carga” são ministrados em modelos Axor. Este mesmo modelo é utilizado também nas aulas da Universidade do Caminhoneiro – nas unidades de São Paulo, Campinas/SP, Florianópolis/SC, Brasília/DF, Ponta Grossa/PR e Cariacica/ES. “A Mercedes-Benz tem também o compromisso com a formação dos motoristas. Por meio de nossos treinamentos, os condutores podem aprender a utilizar 100% das funcionalidades dos caminhões, aproveitando todo o potencial de seus veículos no dia a dia de trabalho, com máxima eficiência e ainda contribuindo para o aumento da segurança nas estradas”, afirma Ari de Carvalho diretor da área de Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil.

Malagrine
Meta do treinamento na MAN Latin America é também valorizar a importância do trabalho do motorista e torná-lo mais consciente na profissão

Já a MAN Latin America, oferece o treinamento “Condução Econômica e Direção Defensiva” aos motoristas de seus clientes frotistas. O objetivo é fazer com que o cliente obtenha os melhores resultados com seus caminhões, além de aumentar a segurança nas estradas. Para os motoristas autônomos, a rede de concessionária da marca mantém pessoal capacitado e programas de treinamento dedicados.”Para a MAN Latin America, a importância do treinamento vai além da otimização dos custos operacionais, enfatizamos o capital humano, valorizando a importância do trabalho dos motoristas na empresa, conscientizando-os da importância de seu trabalho. Como consequência natural, colaboradores conscientes e motivados entregam o serviço com maior qualidade, reduzindo inclusive os índices de acidentes”, destaca Sérgio Beraldo, gerente executivo de Pós-vendas da companhia.

A Iveco, por sua vez, também mantém uma parceria com o Sest/Senat, a Fetcemg (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais) e o Setcemg (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minhas Gerais), a qual viabiliza o programa de formação de novos motoristas para o mercado de trabalho. Criado em 2011, o curso é destinado a condutores com CNH Categoria C, D e E. A capacitação inclui legislação de trânsito, direção defensiva, condução segura e econômica, valorização profissional, movimentação de diferentes tipos de carga, tecnologia embarcada, documentação para transporte de mercadorias, prevenção ao roubo de cargas, mecânica, noções de primeiros socorros, respeito ao meio-ambiente e prevenção de acidentes. “Fazer parte de um programa que profissionaliza a atividade de motorista de caminhão e, que gera mão de obra qualificada, traz benefícios não apenas para as transportadoras, mas para toda a cadeira de transporte. Motoristas bem treinados elevam o nível de segurança nas estradas e a rentabilidade das operações”, avalia Ricardo Motta, da área de marketing operacional da Iveco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Iveco destaca as parcerias com entidades do setor de transporte para viabilizar treinamento e formação de motoristas de caminhão

Na Scania, o carro-chefe na área de treinamento é o Master Drive, que tem como premissa capacitar os motoristas a operar os caminhões de maneira mais segura e mais rentável. No treinamento são abordados temas como direção econômica, manutenção e tecnologia do veículo, mecânica básica e legislação de trânsito, além de provas práticas de condução. Além deste projeto, a empresa possui parcerias com a Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), com o Centronor e o Sest/Senat, além de outras instituições.

“A Scania valoriza muito o apoio a estas escolas. São parceiros de muitos anos. Para a Fabet, por exemplo, são disponibilizados 30 veículos para práticas. Também equipamos e mantemos avançados laboratórios técnicos com equipamentos e ferramental que  emonstram toda a qualidade dos serviços”, Gustavo Andrade, responsável pelo desenvolvimento da rede Scania do Brasil. A parceria inclui um acordo em que, anualmente, a Scania/Fabet promovam viagens técnicas com o intuito de capacitação dos profissionais envolvidos na parceria. “Isso é necessário para que possamos cada vez mais contribuir e alcançar objetivos mútuos”, acrescenta.

7236t
Além do Master Drive, no qual são abordados além da direção econômica e segura, mecânica e tecnologia, Scania conta com outras parcerias

Na Ford, o treinamento é focado na operação do frotista e com maior ênfase na direção econômica, operação da caixa de mudanças e eixo traseiro (neste caso, para veículos 6×4, que possuem bloqueio inter-diferencial). O treinamento é ministrado exclusivamente por instrutores da Ford Caminhões e como a Entrega Técnica, pode ser realizado nas dependências dos Distribuidores Ford Caminhões ou nas instalações dos frotistas. Para participar, o frotista deverá solicitar o treinamento junto ao Distribuidor Ford, que irá providenciar o agendamento junto aos Escritórios Regionais da Ford Caminhões. Possui duração de 4 a 6 horas.