Por João Geraldo

Com a estratégia de ter produtos robustos e simples, a Shacman é uma marca chinesa que também tem planos de brigar no mercado brasileiro por uma fatia do segmento de caminhões extrapesados. A empresa participou da edição passada da Fenatran de 2011, retorna este ano com produtos da linha TT 385 4X2 e TT 385 6X4, mais o LT 385 6X4, este com chassi, para aplicação de carrocerias ou implementos para diferentes tipos de cargas. A cabine dos veículos é uma antiga unidade da MAN, importada, assim como o chassi.

O maior destaque da empresa na Feira deste ano é o cavalo-mecânico TT 440 6X4, equipado com motor Cummins ISM de 11 litros e 440cv de potência, protótipo do primeiro modelo a ser produzido no mercado nacional, destaca Marcos Gonzales, diretor de desenvolvimento de negócios da Metro-Shacman. Caixa de câmbio automatizada de linha, embreagem, eixos, suspensão e sistema de freio também são fornecidos por empresas instaladas no Brasil, totalizando mais de 60% de seus componentes. A meta da empresa é começar a montar os caminhões a partir do segundo semestre de 2014, em fábrica própria, em Tatui/SP. Entre os planos da Metro-Shacman, que pretende vender 2.500 unidades em 2016, consta também introduzir caminhões médios no mercado brasileiro. Estes seriam equipados com motor Cummins ou FPT, comenta Gonzales. Apesar do desafio de entrar num mercado onde concorrerá com fabricantes de caminhões instalados no Brasil há mais de 50 anos, a empresa anuncia meta de crescimento bastante ousada, de ocupar lugar de destaque no mercado brasileiro de caminhões dentro do prazo de 10 anos.

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O Shacman LT 385 6X4, indicado para operações pesadas em terrenos fora de estrada, tem chassi preparado para receber caçamba ou outro tipo de implemento

Em relação à rede de concessionários, o diretor de desenvolvimento disse que já tem quatro em operação, sendo duas no Mato Grosso, mas a empresa está mais focada agora em abrir novas casas na região Sudeste e chegar a 10 concessionárias até o final de outubro. A empresa, tem homologação para importar 2.500 caminhões até julho de 2014. Os preços anunciados para os cavalos mecânicos da marca tem como teto o valor de R$ 300 mil.