Transportadoras que se preocupam e são comprometidas com ações que podem contribuir para redução de acidentes de trânsito e de preservação do meio ambiente são empresas que praticam o transporte responsável

Por João Geraldo

Tratar motoristas com respeito e dignidade, entre outras ações de valorização em respeito ao profissional do volante, são ações rotineiras de empresa que cultiva o transporte responsável. Mas não é só isso, porque valorizar a segurança e manter boas práticas ambientais, inclusive em relação à manutenção da frota, também são atitudes que contribuem para elevar o grau de responsabilidade do transportador ou embarcador com a sociedade e o meio ambiente.

Operar com responsabilidade social traz melhorias não somente à imagem da empresa junto à sociedade como também gera redução do consumo de combustível, gastos com manutenção e apólices de seguro, além de agredir menos o meio ambiente. Atualmente, muitas empresas de transporte com frota própria e embarcadores têm essas preocupações e operam dentro de um padrão que melhora a qualidade profissional e de vida do motorista. A boa gestão da frota também reduz as emissões de poluentes.

Para reconhecer as empresas que mantém essa preocupação, a Revista Transporte Mundial criou em 2012 o Prêmio Transporte Responsável, que acontece todos os anos. Podem se inscrever transportadoras de cargas geral e transportadoras de cargas perigosas, como também podem participar do Concurso de Cases, o qual avalia ações que trouxeram à empresa redução de acidentes, de melhorias para o motorista etc.

Cabe lembrar que não se trata de uma competição, mas sim premiar todas as transportadora que conseguem pontuação suficiente para merecer o certificado. Isso porque o objetivo é que todas busquem o Prêmio Transporte Responsável como um desafio de melhorias práticas de segurança no trânsito e cuidados com o meio ambiente.

IMG 5765 B

A edição deste ano reconheceu e premiou as empresas de Transporte de Carga Geral e de Transporte de Cargas Perigosas e cinco que apresentaram os Cases mais relevantes (veja boxe). Entre as transportadoras que se inscreveram para o Prêmio Transporte Responsável 2019, receberam o prêmios esse ano as seguintes empresas:

CARGA GERAL – ABC Cargas, Conlog, Coopercarga, Cooral Logística, Fadel, Gafor, IC Transporte, JWM Transporte, Pozzer Transportes, Grupo Tombini, Translogistics, Transpanorama, Transpedrosa e Transportadora Almeida.

CARGAS PERIGOSAS – Conlog, Concórdia, Coopercarga, Gafor Logística, Grycamp Transporte, Húngaro Transportes, IC Transportes, JWM Transportes, Translogistics e Transpedrosa.

TR