Por João Geraldo
Fotos Divulgação

A Mercedes-Benz do Brasil está comemorando 60 anos de atividades no Brasil. Durante este período, a empresa produziu 1.450.000 caminhões, 670 mil ônibus e mais de 2.900.000 motores. Pela conta da empresa, atualmente circulam pelo País 1.166.800 caminhões da marca, o que equivale a quatro em cada 10 cargueiros, considerando uma frota total de 2.917.000 unidades. Em ônibus, de cada dez em circulação seis têm chassi Mercedes-Benz. Do volume total produzido, 432 mil unidades foram exportadas para mais de 60 países.

Os números indicam a liderança conquistada em seis décadas no mercado brasileiro, durante as quais certos modelos se destacaram como ícones de vendas no setor de transporte de cargas e de passageiros. “Aqui no Brasil nós temos o DNA de pioneirismo e inovação da marca Mercedes-Benz, bem como a paixão por aquilo que fazemos”, destacou o presidente da empresa no Brasil e CEO America Latina, Philipp Schiemer. A fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, é a maior de veículos comerciais da marca fora da Alemanha.

Linha de montagem do primeiro caminhão produzido pela Mercedes-Benz no Brasil, o L312, modelo que ficou conhecido como “Torpedo”
Linha de montagem do primeiro caminhão produzido pela Mercedes-Benz no Brasil, o L312, modelo que ficou conhecido como “Torpedo”

O primeiro caminhão da marca produzido no País foi o Mercedes-Benz modelo L-312, conhecido como “Torpedo”, em 1956, na fábrica de São Bernardo do Campo/SP. O veículo era equipado com o motor OM-312 diesel de seis cilindros em linha, injeção indireta e 100 cavalos de potência. Um destaque do L-312 era a antecâmara de combustão que proporcionava melhor queima do combustível e evitava a exaustão de fumaça preta. O apelido “Torpedo” seria em razão do cofre do motor fino e comprido como um míssil.

O Mercedes-Benz de maior destaque comercial desde o início das atividades é o L-1113, do qual foram vendidas mais de 200.500 mil unidades. O L-1113 deu origem a outros modelos mais potentes, com a mesma cabine semiavançada, como 1313, 1513 e 0 2013. O segundo mais vendido é o leve 710, com 78.300 caminhões.

O L-1113, um modelo com cabine semiavançada, ainda se destaca como o modelo da marca mais vendido durante os 60 anos de história da montadora no País
O L-1113, um modelo com cabine semiavançada, ainda se destaca como o modelo da marca mais vendido durante os 60 anos de história da montadora no País

Para Schiemer, apesar de ter o passado como de tradição e conquistas da empresa no Brasil, na geração de soluções para o transporte de cargas e de pessoas, a marca quer mostrar que apesar de ter história e conhecer a realidade do País, não deixa de olhar para a frente. Para isso, a empresa trouxe para o evento de 60 anos o caminhão do futuro 2025. Trata-se do primeiro caminhão autônomo que já esteve no Brasil

Inaugurada em 1956, a fábrica em São Bernardo do Campo/SP, é a maior de veículos comerciais da Mercedes-Benz fora da Alemanha
Inaugurada em 1956, a fábrica em São Bernardo do Campo/SP, é a maior de veículos comerciais da Mercedes-Benz fora da Alemanha

Atualmente a fábrica de São Bernardo produz os caminhões das linhas Atego e Axor. Os modelos Accelo e Actros são montados na planta de Juiz de Fora/MG. Na unidade Campinas/SP são produzidas peças remanufaturadas RENOV. É também onde funciona a Central de Armazenamento e Distribuição de Peças e demais atividades da área de peças e serviços ao cliente, estrutura de assistência técnica, central de relacionamento com cliente e área de treinamento para clientes e concessionários etc.

Atualmente a empresa produz e comercializa no Brasil cinco famílias de caminhões: Accelo, Atego, Axor, Actros e Atron
Atualmente a empresa produz e comercializa no Brasil cinco famílias de caminhões: Accelo, Atego, Axor, Actros e Atron