Por Elizabete Vasconcelos
O mercado de autopeças tem a faca e o queijo na mão para crescer, como diria o ditado popular. Dados do Sindipeças revelam que o faturamento do setor em 2011 foi 8,7% superior ao registrado em 2010. As vendas para montadoras representaram 68,6% do total, enquanto a reposição ficou com 11,6%. Além disso, recentemente o governo federal anunciou medidas para incentivar a indústria brasileira. Neste âmbito, o segmento foi bastante beneficiado, já que para que as montadoras tenham benefícios – como a redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) – terão que investir em pesquisas e utilizar conteúdo nacional, incluindo autopeças. No segmento de reposição, o mercado também acena positivamente já que o País conta com 1,4 milhão de caminhões e 331 mil ônibus com idade média superior a nove anos, o que demanda investimento em manutenção e, consequentemente, novas peças.
Foi dentro deste cenário do setor que aconteceu a terceira edição da Automec Pesados & Comerciais (Feira Internacional de Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados) entre os dias 10 e 14 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Diversas empresas aproveitaram o evento para apresentar seus lançamentos ao mercado. Circularam pelos corredores distribuidores de autopeças e acessórios, frotistas, mecânicos e outros profissionais do setor.
Em discurso na abertura oficial do evento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega disse que o governo está tomando medidas por meio do pacote Inovar-Auto para garantir a expansão da economia brasileira, para que a indústria nacional seja mais forte com produtos de qualidade para enfrentar o mercado competitivo. De acordo com a organização, a feira recebeu aproximadamente 30 mil visitantes, 25,9% dos quais profissionais com cargos de diretoria, 25,1% gerentes, 13,1% supervisão e chefia, além de 8,4% presidentes de empresas. “Os números comprovam que o setor reconhece a importância da Automec Pesados, além de mostrar que o evento é uma grande oportunidade de atualização e realização de negócios”, destaca Hércules Ricco, diretor do evento.
Durante a feira, foram expostos produtos da cadeia envolvida na fabricação de peças, acessórios, equipamentos e serviços para veículos pesados e comerciais. Ao todo, a Automec Pesados reuniu 542 expositores, sendo mais de 230 da China. Em comparação com a primeira edição, em 2008, houve crescimento de 20% na área de exposição.