Por Elizabete Vasconcelos

Tendo como carro-chefe de suas operações no Brasil o modelo TT 420 6X4 – um cavalo-mecânico pesado direcionado para tracionar composições articuladas, os caminhões da marca chinesa Shacman são lançados oficialmente no País, na Fenatran, com o objetivo de conquistar participação de, no mínimo, 3%, nos próximos três anos, conforme anunciou a representante da marca no Brasil, a Metroshacman.

As cinco opções disponíveis inicialmente são os cavalos-mecânicos da linha TT (420 6X4, 385 6X4 e 385 4X2) e os modelos com chassi LT 385 6X4 e DT 385 6X4. Estes dois últimos oferecem opção de motorização de 420cv e são destinados aos setores de mineração, cana, madeira e construção. “Os extrapesados representam um segmento na qual vamos competir com bastante força”, garante João Comelli, diretor de produtos da Metroshacman, responsável pela importação dos caminhões.

Um dos pontos priorizados pela importadora na hora de vender seus caminhões é a motorização, já que os mesmos podem contar com peças no mercado brasileiro. De acordo com Comelli, aproximadamente 70% dos componentes do motor dos caminhões Shacman já são comercializados no Brasil por outras marcas. “Por isso são conhecidas do transportador brasileiro”, garante o diretor da empresa, fazendo referência aos motores Cummins, já preparados para atender a legislação Proconve P-7. Outros itens destacados pelo executivo são as caixas de transmissão com tecnologia Eaton Fuller e eixos e cabines MAN.