Cabine com amplo espaço interno, sistemas inteligentes de segurança para redução de acidentes e de custos operacionais – como itens de série -maior conectividade e a promessa de economia de combustível de até 12% são alguns dos atributos do novo Mercedes-Benz Actros
Por Daniela Giopato
O Actros é daqueles caminhões que surpreendem a cada nova versão. Os primeiros modelos chegaram no Brasil em meados de 2010 e nesses nove anos passaram por diversas mudanças técnicas que o tornaram um dos veículos mais competitivos no segmento de pesados. Na última atualização, anunciada na Fenatran de 2017, e através do conceito “As Estradas Falam. A Mercedes-Benz ouve”, a montadora aprimorou o modelo com base nas necessidades de dos clientes.
Na época, as principais novidades apresentadas foram o painel de instrumentos com novas funções, que aumentaram a interatividade facilitando as operações de comando do veículo e o acompanhamento dos dados de condução; a caixa automatizada PowerShift, que recebeu ajustes de trocas mais refinados (tanto na regressão como na progressão) e o piloto automático com reconhecimento das inclinações da pista e da carga por meio de sensores, ajustando a demanda de torque e potência do motor orientando-o a trabalhar com economia.
Dois anos depois, novamente em mais uma edição da Fenatran, a Mercedes-Benz inovou e traz para o mercado brasileiro, a partir de 2020, o Novo Actros, o mesmo já conhecido na Alemanha, porém com soluções específicas para a realidade do transporte e do motorista brasileiro. O caminhão chega equipado com tecnologias semiautônomas, que incorporam mais segurança e eficiência ao veículo; conjunto de modificações técnicas, que contribuíram para uma redução do consumo de combustível de até 12%, quando comparado com a linha anterior; além da cabine com amplo espaço interno, banco com 15 tipos de regulagem, painel totalmente digital e volante multifuncional para evitar distração por parte do motorista.
“Esse é o primeiro caminhão digital brasileiro. O Novo Actros traz um novo sentido ao termo transporte responsável nas estradas do País.
Com tecnologias de ponta e segurança ativa estamos cuidando do motorista, dos outros veículos e das pessoas nas vias. Por meio de inteligência e conectividade de forma sustentável estamos entregando aos clientes economia de combustível”, destacou Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus.
No quesito segurança, o Novo Actros oferece aos motoristas os recursos necessários para uma condução tranquila e segura. A 5ª geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), permite o reconhecimento através de sensores e câmeras de pedestres e outros obstáculos que estejam à frente do caminhão em uma distância não segura. No caso de o motorista não tomar nenhuma atitude, o sistema assume o controle e freia totalmente o veículo.
Outros destaques são o assistente de ponto cego, localizado na parte lateral, o assistente de fadiga (avalia o comportamento do motorista ao volante e identifica o cansaço), o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.
O piloto Automático Preditivo possibilita que o motorista faça uma viagem longa sem precisar acelerar e frear, controlando apenas a direção. O GPS e mapas, registrados no sistema, antecipam para o caminhão a topografia do percurso e assim é feito um monitoramento da aceleração e frenagem prevendo subidas e descidas, promovendo trocas de marchas mais inteligentes.
“É um ganho fantástico para o condutor. É como um avião. Ele coloca no piloto automático e fica no comando das tecnologias”, acrescentou Leoncini. O executivo lembra ainda que o transportador tem nas mãos a possibilidade de um veículo com recursos que, além de avisar, reage a eventuais situações de risco e ressalta que os recursos não são opcionais, mas sim itens de série.
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, conta que a empresa mais uma vez ouviu as estradas e as solicitações dos clientes para entregar o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. “O Novo Actros será o único caminhão de série a frear sozinho. O veículo rodou mais de 4 milhões de quilômetros.
Muitos desses testes de durabilidade foram realizados no nosso campo de prova. Por isso tenho a convicção de que estamos lançando um caminhão que experimentou a fundo todas as diversidades e severidades do transporte brasileiro antes de ser comercializado”, destacou.
Além da segurança, um item que chama a atenção para quem conhece de perto o Novo Actros é a cabine. Totalmente desenvolvida para o mercado brasileiro, ela traz alguns diferenciais como os dois painéis totalmente digitais, com telas de alta resolução, sendo um deles com tela Touch Screen. A chave é inteligente e o volante é multifuncional e equipado com mouse para acionar as funções dos painéis.
Para facilitar a movimentação interna, a cabine tem 1,84m de altura.
Uma das solicitações dos motoristas, e que foi atendida pela empresa, diz respeito a cama, que não tem mais recorte e possui 2,20m de comprimento (ganho de 10cm em relação a versão anterior) e 75 cm de largura (ganho de 15 cm).
O motorista também tem à disposição 32 porta objetos e climatizador.
A redução de consumo de combustível de até 12% em relação a versão anterior se deve às tecnologias incorporadas no veículo. Entre os itens que garantem esse resultado estão o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, eixo, suspensor de eixo traseiro, o PPC (Predictive Powertrain Control) e o piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista.
Além do consumo, as tecnologias e conectividades incorporadas ao Actros garantiram economia anual de até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste e 50% de redução nas paradas programadas para manutenção, com tempo de revisão otimizado em até 15%.
Outra vantagem é que o Novo Actros está até 400 kg mais leve em comparação ao modelo atual.
O principal destaque fica para a suspensão metálica Global TufTrac que, segundo os engenheiros da montadora, garante mais carga útil e maior disponibilidade do caminhão.
Outras inovações são o Disconnected Liftable Tandem – DLT ( suspensor do eixo trativo para caminhões 6×4), nova geração do eixo traseiro (New Final Drive), que aumenta a capacidade de carga líquida e através do gerenciamento de lubrificação interna do diferencial promove maiores intervalos de troca de óleo.
Outra novidade que acompanha a chegada do Novo Actros é a estreia do modelo na categoria 4×2. A nova linha será formada pelos cavalos mecânicos 2045 4×2, 2548 6×2 e 2648 6×4. Além desses modelos, o cliente terá também a opção do Actros 2651 6×4. O motor Mercedes-Benz OM 460 ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv, além da opção de maior potência 510cv.
“A chegada do Novo Actros, em 2020, vai revolucionar o segmento de caminhões extrapesados. Nós o transformamos em uma solução completa de transporte para nossos clientes”, acrescentou Schiemer.
O lançamento do Actros também veio acompanhado de diversos serviços relacionados a telemetria, automatização e inteligência artificial.
Alguns dos destaques são o Mercedes-Benz Uptime (inteligência que permite ao veículo emitir informações para um diagnóstico preciso e mais assertivo), a plataforma de logística Habbl (software de gestão) e os serviços e consultoria do Total Mobility.
Já os motoristas têm a disposição aplicativos que facilitam a operação no dia a dia. O App “Liga nas Estradas” avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir; o App “Jornada do Motorista”, faz a gestão do dia a dia do condutor do veículo o “App Vehicle Lens”, faz um check-list online completo do veículo antes de passar o caminhão de motorista para motorista, enquanto o App “Mercedes Club”, permite o agendamento de serviços, participar do programa de fidelidade e ter descontos em peças e serviços em lojas parceiras.
“O Novo Actros já vem carregado de serviços para oferecer ainda mais eficiência ao motorista e à operação do cliente. Hoje, todos nós já temos muita da nossa rotina pessoal e profissional no celular e o Actros está então se integrando a esse universo”, finalizou Leoncini.