Cabine com amplo espaço interno, sistemas inteligentes de segurança para redução de acidentes e de custos operacionais – como itens de série -maior conectividade e a promessa de economia de combustível de até 12% são alguns dos atributos do novo Mercedes-Benz Actros

Por Daniela Giopato

O Actros é daqueles caminhões que surpreendem a cada nova versão. Os primeiros modelos chegaram no Brasil em meados de 2010 e nesses nove anos passaram por diversas mudanças técnicas que o tornaram um dos veículos mais competitivos no segmento de pesados. Na última atualização, anunciada na Fenatran de 2017, e através do conceito “As Estradas Falam. A Mercedes-Benz ouve”, a montadora aprimorou o modelo com base nas necessidades de dos clientes.

IMG 5800 2
A cabine tem 1,84 m de altura do piso ao teto e a cama, agora 10cm maior, 2,20 m de comprimento, e o motorista passa a contar com 32 porta objetos

Na época, as principais novidades apresentadas foram o painel de instrumentos com novas funções, que aumentaram a interatividade facilitando as operações de comando do veículo e o acompanhamento dos dados de condução; a caixa automatizada PowerShift, que recebeu ajustes de trocas mais refinados (tanto na regressão como na progressão) e o piloto automático com reconhecimento das inclinações da pista e da carga por meio de sensores, ajustando a demanda de torque e potência do motor orientando-o a trabalhar com economia.

IMG 5808
O Actros chega ao Brasil equipado com tecnologias semiautonômas que incorporam mais segurança e reduzem o consumo de diesel

Dois anos depois, novamente em mais uma edição da Fenatran, a Mercedes-Benz inovou e traz para o mercado brasileiro, a partir de 2020, o Novo Actros, o mesmo já conhecido na Alemanha, porém com soluções específicas para a realidade do transporte e do motorista brasileiro. O caminhão chega equipado com tecnologias semiautônomas, que incorporam mais segurança e eficiência ao veículo; conjunto de modificações técnicas, que contribuíram para uma redução do consumo de combustível de até 12%, quando comparado com a linha anterior; além da cabine com amplo espaço interno, banco com 15 tipos de regulagem, painel totalmente digital e volante multifuncional para evitar distração por parte do motorista.

IMG 5812

“Esse é o primeiro caminhão digital brasileiro. O Novo Actros traz um novo sentido ao termo transporte responsável nas estradas do País.

Com tecnologias de ponta e segurança ativa estamos cuidando do motorista, dos outros veículos e das pessoas nas vias. Por meio de inteligência e conectividade de forma sustentável estamos entregando aos clientes economia de combustível”, destacou Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus.

IMG 5820

No quesito segurança, o Novo Actros oferece aos motoristas os recursos necessários para uma condução tranquila e segura. A 5ª geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), permite o reconhecimento através de sensores e câmeras de pedestres e outros obstáculos que estejam à frente do caminhão em uma distância não segura. No caso de o motorista não tomar nenhuma atitude, o sistema assume o controle e freia totalmente o veículo.

IMG 5842

Outros destaques são o assistente de ponto cego, localizado na parte lateral, o assistente de fadiga (avalia o comportamento do motorista ao volante e identifica o cansaço), o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

O piloto Automático Preditivo possibilita que o motorista faça uma viagem longa sem precisar acelerar e frear, controlando apenas a direção. O GPS e mapas, registrados no sistema, antecipam para o caminhão a topografia do percurso e assim é feito um monitoramento da aceleração e frenagem prevendo subidas e descidas, promovendo trocas de marchas mais inteligentes.

IMG 5813
O piloto automático preditivo faz as trocas inteligentes de marcha e permite ao motorista realizar uma viagem longa sem precisar acelerar e sem frear, controlando apenas a direção do veículo.

“É um ganho fantástico para o condutor. É como um avião. Ele coloca no piloto automático e fica no comando das tecnologias”, acrescentou Leoncini. O executivo lembra ainda que o transportador tem nas mãos a possibilidade de um veículo com recursos que, além de avisar, reage a eventuais situações de risco e ressalta que os recursos não são opcionais, mas sim itens de série.

Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, conta que a empresa mais uma vez ouviu as estradas e as solicitações dos clientes para entregar o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. “O Novo Actros será o único caminhão de série a frear sozinho. O veículo rodou mais de 4 milhões de quilômetros.

6 25
A cabine, um dos itens que mais chamam atenção no veículo, foi preparada para atender as características do mercado brasileiro

IMG 5942Muitos desses testes de durabilidade foram realizados no nosso campo de prova. Por isso tenho a convicção de que estamos lançando um caminhão que experimentou a fundo todas as diversidades e severidades do transporte brasileiro antes de ser comercializado”, destacou.

Além da segurança, um item que chama a atenção para quem conhece de perto o Novo Actros é a cabine. Totalmente desenvolvida para o mercado brasileiro, ela traz alguns diferenciais como os dois painéis totalmente digitais, com telas de alta resolução, sendo um deles com tela Touch Screen. A chave é inteligente e o volante é multifuncional e equipado com mouse para acionar as funções dos painéis.

IMG 5950

Para facilitar a movimentação interna, a cabine tem 1,84m de altura.

Uma das solicitações dos motoristas, e que foi atendida pela empresa, diz respeito a cama, que não tem mais recorte e possui 2,20m de comprimento (ganho de 10cm em relação a versão anterior) e 75 cm de largura (ganho de 15 cm).

O motorista também tem à disposição 32 porta objetos e climatizador.

IMG 5833

A redução de consumo de combustível de até 12% em relação a versão anterior se deve às tecnologias incorporadas no veículo. Entre os itens que garantem esse resultado estão o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, eixo, suspensor de eixo traseiro, o PPC (Predictive Powertrain Control) e o piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista.

Além do consumo, as tecnologias e conectividades incorporadas ao Actros garantiram economia anual de até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste e 50% de redução nas paradas programadas para manutenção, com tempo de revisão otimizado em até 15%.

IMG 5933
As tecnologias e conectividade podem proporcionar economia anual de até R$ 6.000,00 nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste, e de 50% nas paradas para manutenção

Outra vantagem é que o Novo Actros está até 400 kg mais leve em comparação ao modelo atual.

O principal destaque fica para a suspensão metálica Global TufTrac que, segundo os engenheiros da montadora, garante mais carga útil e maior disponibilidade do caminhão.

Outras inovações são o Disconnected Liftable Tandem – DLT ( suspensor do eixo trativo para caminhões 6×4), nova geração do eixo traseiro (New Final Drive), que aumenta a capacidade de carga líquida e através do gerenciamento de lubrificação interna do diferencial promove maiores intervalos de troca de óleo.

Outra novidade que acompanha a chegada do Novo Actros é a estreia do modelo na categoria 4×2. A nova linha será formada pelos cavalos mecânicos 2045 4×2, 2548 6×2 e 2648 6×4. Além desses modelos, o cliente terá também a opção do Actros 2651 6×4. O motor Mercedes-Benz OM 460 ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv, além da opção de maior potência 510cv.

“A chegada do Novo Actros, em 2020, vai revolucionar o segmento de caminhões extrapesados. Nós o transformamos em uma solução completa de transporte para nossos clientes”, acrescentou Schiemer.

O lançamento do Actros também veio acompanhado de diversos serviços relacionados a telemetria, automatização e inteligência artificial.

Alguns dos destaques são o Mercedes-Benz Uptime (inteligência que permite ao veículo emitir informações para um diagnóstico preciso e mais assertivo), a plataforma de logística Habbl (software de gestão) e os serviços e consultoria do Total Mobility.

Já os motoristas têm a disposição aplicativos que facilitam a operação no dia a dia. O App “Liga nas Estradas” avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir; o App “Jornada do Motorista”, faz a gestão do dia a dia do condutor do veículo o “App Vehicle Lens”, faz um check-list online completo do veículo antes de passar o caminhão de motorista para motorista, enquanto o App “Mercedes Club”, permite o agendamento de serviços, participar do programa de fidelidade e ter descontos em peças e serviços em lojas parceiras.

“O Novo Actros já vem carregado de serviços para oferecer ainda mais eficiência ao motorista e à operação do cliente. Hoje, todos nós já temos muita da nossa rotina pessoal e profissional no celular e o Actros está então se integrando a esse universo”, finalizou Leoncini.