N a maioria das empresas de transporte, o pneu está entre segundo ou terceiro item na planilha de custos. Apesar da sua grande importância no custo operacional, vemos pouca preocupação ou investimentos em controles mais eficazes para determinar o “Custo por Quilômetro Rodado”, o CPQ. É imprescindível saber o que está sendo feito para a redução do custo/melhoria na performance dos pneus.

No passado, os fabricantes do setor ofereciam serviços de consultoria gratuita para os clientes da marca. Esse atendimento ajudava muito na escolha do pneu certo para a operação de cada veículo. Por isso sugerimos sempre utilizar pneus e serviços de mais de uma marca no sentido de criar uma concorrência entre elas para melhoria dos produtos e serviços visando a diminuição do custo operacional.

Entre outras ações podemos citar algumas de maior importância e eficácia, tais como Controle de Quilometragem; Manutenção; Manutenção Mecânica dos Veículos; Escolha do pneu correto para o serviço executado pelos veículos; Treinamento de motoristas, mecânicos e borracheiros e a Criação de um departamento para cuidar dos pneus.

Os pneus de carga têm carcaça preparada para suportar reformas e prolongamento de sua vida útil, porém, a quantidade de reformas é determinada por diferentes fatores que podem ser obtidos por meio do estudo do custo por quilômetro rodado. Com isso pode se saber, por exemplo, qual o momento de tirá-lo de serviço antes de sua vida útil ter chegado ao fim.

A fórmula básica para se determinar o CPQ é dividindo o custo total do pneu (pneu novo mais reformas e consertos) pela quilometragem total percorrida. Dessa forma é possível determinar os seguintes parâmetros de vital importância, tais como qual a marca de pneus apresenta o menor CPQ; qual a recapadora oferece o menor CPQ; qual veículo consome menos pneus e qual o momento de retirar o pneu de serviço, vendendo a carcaça no mercado.

Além de determinar quais pneus apresentam o menor CPQ, o controle de quilometragem proporciona outros benefícios tais como saber onde estão montados todos os pneus da frota em qualquer momento, coibindo roubos ou trocas indevidas; determinar se existe algum eixo consumindo mais pneu que outro; determinar quais as principais causas de sucateamento de pneus e determinar ações corretivas pontuais.

Existe no mercado vários softwares disponíveis para controle de pneus e da frota visando a administração do custo operacional e das operações como um todo. Portanto, são muitos os desafios que os empresários têm de superar, mas sabemos que muitos não se preocupam com isso não raramente, as consequências vezes são fatais. Não custa saber que os detalhes fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]