Nova geração de caminhões, conectividade e pacotes de manutenção são as principais plataformas de produtos e serviços Scania para oferecer a melhor rentabilidade possível aos transportadores. O pacote Premium Flexível é a mais recente novidade da montadora para reduzir custo da operação

Por João Geraldo

Por mais completo e avançado que seja o nível tecnológico do caminhão, transportador que busca rentabilidade máxima tem de contar com o suporte de serviços oferecidos pela montadora. Conectividade e pacotes de manutenção, por exemplo, estão no menu da Scania para que os transportadores que operam com veículos por ela produzidos, especialmente os da nova geração, obtenham os resultados mais positivos possíveis, tanto no quesito desempenho quanto em produtividade e baixo consumo de combustível.

Pela fórmula da montadora, o caminho da rentabilidade começa em uma das concessionárias da sua rede, aonde o vendedor – neste caso considerado consultor – identifica e entende a operação do cliente. Informações como o tipo de carga transportada, peso, características principais e detalhes que podem ter influência na solução correta e personalizada, são dados que possibilitam o profissional da rede configurar o veículo na configuração que atenda ao transportador com maior eficiência. O passo seguinte é identificar o plano de manutenção mais adequado às suas necessidades de transporte.

É justamente no campo dos planos de manutenção que está uma das novidades da Scania. Trata-se do plano Premium Flexível (preventivo + corretivo), um produto que chega para ser uma ferramenta que reduz o custo total de manutenção do veículo em até 25%, conforme afirma Fábio Souza, diretor de serviços da Scania no Brasil.

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Atualmente já rodam no Brasil mais de 24 mil veículos Scania conectados, com expectativa de chegar a 30 mil no final deste ano

WM18051 127As paradas são customizadas conforme dados do veículo enviados por intermédio da conectividade, e de acordo com a operação, carga, estilo de condução e topografia. A tecnologia permite que se veja como o veículo está sendo operado e ajuda o motorista a tirar mais proveito do caminhão. O valor é cobrado conforme a operação do caminhão. Isso significa que o estilo de direção tem grande influência na manutenção.

Antes, o plano Scania Premium (não flexível) era cobrado conforme a taxa de consumo do veículo, mas agora a operação é que indica o preço, com cobrança por quilometragem e de acordo com faixa de consumo de combustível, algo inédito na Scania em todo o mundo.

Nesse modelo mais avançado, o plano Premium Flexível é uma criação brasileira que funciona por meio de escalas de economia determinadas, tornando o pagamento dinâmico conforme a operação. “São promessas ousadas, mas o retorno dos clientes nos prova que o caminho está na direção correta”, complementou Souza.

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Vistos como soluções que garantem a operação do cliente, 70% dos planos de manutenção comercializados pela marca são flexíveis. De acordo com Souza, atualmente no Brasil já rodam 24 mil veículos Scania conectados. Comparando o período de janeiro a agosto de 2018 com esse ano, o crescimento das vendas de planos de manutenção foi de 37%. A expectativa é atingir 30 mil até o final desse ano. No mundo, são mais de 400 mil veículos Scania conectados.

A conectividade nos caminhões da marca culminaram com o lançamento dos Serviços Conectados, na Fenatran passada. “Em 2017 apresentamos a manutenção flexível, e nesses últimos meses fomos percebendo que estava na hora de uma nova evolução. Nosso desafio é como melhorar ainda mais a rentabilidade da operação”, acrescentou Souza.

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Aceitação acima das expectativas dos modelos da nova geração levou a Scania a rever estimativa de crescimento de vendas de caminhões pesados este ano

A digitalização de 100% da rede de concessionários contribuiu para o avanço das vendas de planos de manutenção em todo o País, valorizando o uso inteligente de informações. O caminhão coleta os dados e envia para a Scania e esta, por sua vez, os devolve para o consultor técnico. Os dados são enviados por um módulo que sai instalado de fábrica no caminhão desde 2016. O sistema pode ser colocado também em veículos da marca produzidos a partir de 2012.

O pacote Análise é gratuito por 10 anos e oferece relatórios semanais e mensais, enquanto o Desempenho que, segundo a empresa, oferece custo mais competitivo, permite acompanhamento real do camimnhão e da forma de condução. O processo digital transmite dados da operação e do estilo de condução do motorista.

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“Na prática, os clientes do pacote desempenho são aqueles que investem, porque acreditam no custo-benefício dessa ferramenta, para redução de custos com combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do caminhão”, acrescentou Alex Barucco, responsável serviços conectados da Scania no Brasil.

Os serviços conectados possibilitam manutenção preventiva e preditiva, diagnóstico remoto, atualização de software e localização. Indica também, a posição do veículo em tempo real, alarmes e notificações, identificação de desvios, cerca virtual, notificações por e-mail outros serviços e informações.

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Os planos de manutenção e serviços conectados atendem modelos da nova geração, e também os fabricados a partir de 2012, em todos os tipos de operação

Para a Scania, o transportador tradicional é aquele focado no veículo, que tem oficina própria e busca por disponibilidade do veículo, confiabilidade e economia e tem conhecimento da conectividade. Já o transportador contemporâneo, cuja frota é formada por veículos novos e antigos, é mais suscetível às novas tecnologias, é dedicado à gestão e tem foco a redução de custo operacional e disponibilidade.

VENDAS DA NOVA GERAÇÃO EM ALTA

A promessa de economia de combustível de até 12%, em comparação aos modelos antigos é um dos fatores que tem trazido resultados positivos à nova geração Scania. Entre janeiro e setembro deste ano, a montadora emplacou 8.326 caminhões pesados, 68,2% superior ao resultado obtido no mesmo período do ano passado, quando registrou 4.949 unidades.
No segmento de semipesados, os resultados da marca foram mais modes­tos, com o registro de 88 unidades este ano contra 444 no exercício passado. “Estamos numa jornada para entender o mercado de semipesados”, disse Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania. De todo modo, adicionou o executivo, os pedidos de caminhões pesados da marca seguem de vento em popa, com alto volume de encomendas acima de 10 mil unidades nos primeiros oito meses desse ano.

Os modelos mais vendidos são o R 450, com 3.328 unidades, e R 500, com 1.690 unidades licenciadas.

O vice-presidente de operações comerciais da Scania no Brasil, Roberto Barral, destacou que a nova geração tem cumprido com grande êxito a promessa da empresa de entregar 12% de economia de combustível em comparação à geração anterior. “Com apenas sete meses de venda, o R 450 se destacou como o segundo caminhão pesado mais vendido de toda a indústria na categoria. A nova geração nos enche de orgulho”, afirmou o executivo.