Chinelo de dedo, bermuda e barba por fazer deixaram de ser um símbolo do carreteiro moderno. Hoje, para se manter competitivo, o motorista deve estar também com a aparência atualizada. E isso inclue estar atento também à saúde bucal. “O motorista de caminhão deve se preocupar em manter os dentes e gengivas saudáveis e procurar o dentista a cada seis meses. E a cada consulta fazer uma limpeza (profilaxia), o que devolve a cor natural dos dentes e remove nicotina e placa bacteriana”, alerta Dr. Cássio Melo, cirurgião dentista responsável pelos atendimentos do Odontomóvel.
Muitas pessoas – mesmo as com dentes e bocas saudáveis- reclamam do “sorriso amarelo”, que pode ser consequência de uma característica hereditária ou adquirida com o tempo pelo consumo frequente de substâncias cromato gênicas, durante grande parte da sua vida, como café e refrigerantes. O problema pode ser solucionado através das técnicas de clareamento dental.
Existem dois tipos de processos, a laser e o caseiro, sendo os principais diferenciais o preço e o tempo gasto. Se a opção escolhida for o primeiro, a sessão pode demorar de duas a três horas e o resultado vem de imediato, porém, é um tratamento caro e que pode causar sensibilidade nos dentes. Já o caseiro é uma opção mais barata, porém, um pouco mais demorada, com o resultado final aparecendo entre 20 e 30 dias. Afinal, o dentista primeiro tira o molde da boca, depois entrega as “moldeiras” para colocação do gel que vem junto do kit de seringas. Este tratamento pode ser feito em casa.(DG)