Por João Geraldo

Embora atenda com eficiência também o transporte em curtas distâncias, são nos centros urbanos que os veículos de carga de menor porte, do tipo van furgão, deixam transparecer com maior destaque suas vantagens de operação. Boa parte das dificuldades enfrentadas diariamente no tráfego urbano pelos motoristas que trabalham com coletas e entregas é amenizada com o uso de um veículo mais apropriado, principalmente em relação às restrições de horários e às áreas de circulação de caminhões, conforme constatou a equipe da Revista O Carreteiro após rodar com um Mercedes-Benz Street 311 cedido pela fábrica.

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Disponível com entreeixos de 3.000mm e 3.550mm, nas versões teto alto e baixo, e capacidade de carga de 1.460kg e 1.585 kg, respectivamente, o modelo em questão (com entreeixo de 3.550mm e teto alto) é tracionado por um motor diesel eletrônico de 109cv com potência a 3.800 rpm e torque de 28 mkgf entre 1.600 e 2.400 rpm, faixa em que o motorista obtém maiores velocidades médias e retomadas mais rápidas, importantes para se obter melhor performance no trânsito das cidades.

A capacidade do compartimento de carga é de 10,4 metros cúbicos e isolado da cabine, contribuindo para tornar mais agradável o ambiente do motorista e ocupantes.

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O acesso ao interior do compartimento de carga é facilitado pela porta lateral corrediça que, opcionalmente, pode existir dos dois lados da carroceria. Já as portas traseiras – com abertura de até 270 graus – contribuem para facilitar as operações de transporte e também o aceso ao compartimento de carga. O veículo pode ser utilizado para o transporte de vários tipos de mercadorias nas ruas das grandes cidades.

Em operação nas ruas da capital de São Paulo e cidades da região metropolitana, o furgão Street demonstrou versatilidade no trânsito, sendo a agilidade e facilidade de manobras características marcantes do veículo. Com a alavanca de câmbio no painel, item que também torna a condução mais agradável, o veículo é silencioso e não deixa o motorista cansado ao final do turno de trabalho. Outros detalhes ficam por conta do assento duplo para acompanhantes, cintos de segurança com regulagem de altura, vidros elétricos, para-brisas degradê e freio a disco nas quatro rodas, entre outros itens de segurança e de conforto, que fazem o furgão Sprinter lembrar, na dirigibilidade, um carro de passeio, com o detalhe do compartimento de carga.

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Mercedes-Benz OM 611 LA III,
Tipo 04 cilindros em linha, turbocooler com pós-resfriador
Cilindrada total 2.150 cm3
Potência máxima 109cv a 3.800 rpm (80kw)
Unidade injetora Bosch CDI, individuais com controle eletrônico
Pressão de injeção 1.350 bar
Velocidade máxima 144 km/h
PESOS
Eixo dianteiro 1.200kg
Eixo traseiro 840 kg
ITENS DE SÉRIE

Acendedor de cigarros, alça de apoio ao lado do acompanhante, Assento duplo para acompanhante, Assyst, Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, Contagiros, Direção hidráulica, Estabilizador para eixo dianteiro e traseiro, Estribo para a porta traseira incorporado ao para-choque, Hodômetro digital, Imobilizador eletrônico, Indicador de água no filtro separador de combustível, Indicador de manutenção de filtro de ar, Para-brisa dégradê, Parede separadora, Piso de madeira, Porta corrediça direita, Pré-instalação para rádio, Regulagem de alcance de faróis, Relógio digital, Revestimento do compartimento de carga (lateral inferior), Suporte de acesso à porta traseira, Teto elevado e portas com abertura de 270 graus, Ventilação forçada com ar quente e quatro velocidades, Vidros elétricos e Vidros verdes.