Por Daniel Rela

A Goodyear apresenta novos produtos para caminhões, carretas e ônibus da América Latina. Entre eles, destaque para a linha de pneus FuelMax, criada com a promessa de reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2 na atmosfera. Desenvolvida para a banda de rodagem, a nova tecnologia permite baixa resistência ao rolamento e por isso, menor exigência de força do motor, favorecendo a economia de combustível e a preservação do meio ambiente.

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De acordo com Eduardo Gualberto, gerente de marketing para pneus comerciais da América Latina, um caminhão equipado em todas as posições com pneus da tecnologia FuelMax economiza 5% de combustível durante a vida útil do pneu, calculada em 100 mil quilômetros. “Esse índice representa o valor de três pneus novos ou quase quatro mil reais”, afirma. Os pneus FuelMax possuem lona radial de carcaça e quatro cintas feitas de cordonéis de aço que facilitam o recapeamento, uma tendência cada vez mais crescente no setor de transporte. A nova tecnologia pode ser encontrada na linha GPS Duraplus, desenhos G657 e G687. Os produtos estarão disponíveis nas revendas e centros automotivos da marca ainda este mês.

No segmento de carretas, a novidade para os transportadores é o pneu G617, exclusivo para semirreboques. O modelo de perfil 70 aumenta a capacidade volumétrica do implemento em até 3,6%, pois diminui a altura do piso da carreta em relação ao solo. No entanto, esse ganho é possível apenas com a adequação de todos os pneus a esse perfil.

Chip de fábrica
Quase três anos após o lançamento do seu chip de identificação, a Goodyear inicia agora o processo de instalação em fábrica. Neste ano, apenas o modelo G658 – 295/80R22.5 – para eixos direcionais e livres receberão o dispositivo. O sistema anterior, de instalação por vulcanização, continua disponível, principalmente para os pneus de tração. Segundo os executivos da empresa, atualmente 20 frotas de caminhões da América Latina possuem o produto. “Com o chip saindo de fábrica, o frotista ganha em custo, tempo e confiabilidade na instalação”, afirma Rodrigo Ribeiro, gerente de marketing para pneus de passeio e caminhoneta na América Latina.

Além de identificar o pneu, o chip possibilita ao frotista armazenar dados, como posição, quilometragem, pressão e profundidade de sulcos. Todas as informações relativas às medições são efetuadas por equipamentos que compõe o sistema e são transferidas para o RS Web, um software desenvolvido para acesso via internet que armazena e disponibiliza o banco de dados, gera relatórios e facilita o gerenciamento da frota.

Histórias de motoristas

A Goodyear está apresentando no Brasil o “Herói das Estradas”, concurso cujo objetivo é valorizar os motoristas de caminhão que exerçam profissionalmente a atividade, através de premiação para histórias heróicas que tenham trazido alguma contribuição para a sociedade. O fato, que pode ser, por exemplo, a salvação de vítimas de acidente na rodovia, deve ter acontecido no período entre 2000 e 2010. Podem participar motoristas que trabalhem com caminhões acima de 10 pneus, o que valida os modelos com terceiro eixo (trucados). O motorista vencedor receberá como prêmio um caminhão Volkswagen Constellation 19.320; o segundo R$ 20 mil em pneus e R$ 10 mil em recauchutagem e o terceiro colocado R$ 10 mil em pneus e R$ 5 mil em recauchutagem. As inscrições podem ser feitas pelo site www.heroidasestradas.com.br (onde também consta o regulamento) ou através de formulário encontrado em 280 lojas da Goodyear. O concurso começa em março e termina em dezembro de 2011. Será escolhida uma história a cada mês e o autor receberá um prêmio em evento realizado na sua cidade. Ao todo serão escolhidas 10 histórias finalistas sendo que uma delas será vencedora e o carreteiro ficará com o cavalo-mecânico zero quilômetro. De acordo com a Goodyear, as histórias serão classificadas conforme a veracidade e a participação direta do carreteiro e por conta disso a organização do concurso pode solicitar ao participante documentos para comprovar o relato, como boletins de ocorrência, fotos ou testemunhas, entre outros. Histórias com indícios de fatos que não sejam verdadeiros podem ser anuladas. O “Herói das Estradas” foi lançado pela Goodyear, nos Estados Unidos ,em 1983, com o objetivo de premiar motoristas de caminhão que foram além de sua função e salvaram pessoas em situação de perigo. (JG)