Às vésperas de completar sete anos de inauguração da fábrica brasileira, e ter superado a barreira de 10 mil caminhões produzidos no País, a DAF está ingressando em uma nova fase no segmento de veículos pesados com o lançamento do novo XF.
Além da nova cabine totalmente inspirada no modelo europeu, moderna e com linhas aerodinâmicas que se destacam à distância, a linha atualizada traz avanços significantes em relação à antigao Os maiores diferenciais estão presentes no pacote tecnológico que melhora a dirigibilidade, traz maior segurança e menor consumo de combustível. Sobre este último tópico, a montadora garante que a redução chega a ser de 14% em relação ao modelo substituido e que produzido desde a inauguração da fábrica em 2013.
No quesito segurança, merecem ser destacados sistemas como o que freia automaticamente o caminhão, em caso de possível colisão, e o que controla e corrige a instabilidade do veículo para evitar o efeito L. Outra importante tecnologia de segurança é a que alerta com sinais sonoros se o caminhão começar a sair da faixa de rolamento. O sistema atua também quando identifica possíveis erros de condução ou sinais de sonolência do motorista. Já o Controle de Cruzeiro Adaptativo, por sua vez, ajusta automaticamente a velocidade para manter uma distância segura do veículo à frente.
Outras novidades do XF se estendem ao sistema que interage com o motorista dando dicas e avaliando o seu modo de condução. Esse recurso torna o profissional mais apto a aproveitar ao máximo os recursos do caminhão. Também estão presentes no novo XF sensores de pressão que informam no painel de instrumentos caso haja algum pneu com a calibragem inadequada em excesso. E para completar, um monitor de energia ajuda a aumentar da vida útil da bateria e demais componentes do sistema elétrico.
O trem de força traz várias novidades. O motor Paccar MX 13, de 12,9 litros e seis cilindros foi redesenhado para trabalhar em regime de rotações mais baixas. São duas opções de potência: a de 480cv alcançados a 1.600rpm e torque máximo de 2.500Nm na faixa entre 900 e 1.365rpm; e a de 530cv, cavalagem obtida a 1.675rpm, sendo que nesta versão o torque máximo é atingido na faixa entre 1.000 e 1.425rpm. A engenharia da DAF reforça que a nova motorização, permite combinação de força utilizando relações de eixo traseiro mais longas para mover cargas mais pesadas com menor consumo de combustível.
Outro detalhe do motor é o sistema common rail de injeção, cujas vantagens estão na maior eficiência devido a injeção de combustível ser controlada para maximizar o processo de combustão e assim permitir melhores resultados, mesmo nas baixas rotações. Também contribui para garantir desempenho mais eficaz a turbina de geometria variável, solução que aumenta a eficiência do motor em diferentes faixas de rotação. O freio motor, por sua vez, conta com três estágios e entrega 490cv .
TRANSMISSÃO– Disponível nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de longa distância, o DAF XF passou a contar com trem de força complementado pela transmissão ZF TraXon de 12 velocidades. Trata-se de uma caixa automatizada lançada em 2014 na Europa para substituir a ZF AS-Tronic que já estava presente no Brasil no DAF XF antigo e em caminhões pesados Volkswagen e Iveco.
A transmissão TraXon tem características como menor peso, maior eficiência e rapidez nos engates de marchas. Entre outras funcionalidades, a unidade conta com tecnologia que combinada com o Controle de Cruzeiro Preditivo do caminhão faz, via GPS, a leitura do relevo da rodovia e ajusta a velocidade do veículo e as trocas de marchas para reduzir o consumo de combustível.
Essa transmissão com novas tecnologias e recursos chegou a ser anunciada no início de 2019 para caminhões Ford, que seria a primeira montadora a disponibilizá-la no Brasil nos modelos Cargo Torqshift C 2631, C 3131 e C 3133. Além do DAF XF, a TraXon estará presente também no trem de força do novo Volkswagen extrapesado, o Meteor, nas versões de 12 e 16 velocidades.
NOVA CABINE– A linha XF continua sendo oferecida com as cabines DAF Super Space e Space com 2,10m de altura interna. a qual manteve em seu interior as mesmas características de espaço da versão anterior. Porém, a equipe de design da companhia trabalhou para oferecer um ambiente ao nível do novo caminhão. Totalmente renovado, o ambiente de trabalho do motorista recebeu novas opções de acabamento em tons de areia e peças escuras ou detalhes em alumínio escovado. O painel de instrumentos, por sua vez, atual, intuitivo e alinhado ao dos caminhões desta categoria, é acessado pelos botões de comando no volante.
Outro item de destaque dentro da cabine é a cama, cujo colchão passou a contar com medidas de 81 cm x 220cm e confeccionado em espuma de alta densidade. Para este item a montadora oferece opção de molas ensacadas, beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção da trava antiarrombamento Night Lock. Ar-condicionado digital e três níveis de iluminação interna controlados de forma digital, entre outras possibilidades para o motorista personalizar seu ambiente de trabalho também estão presentes na nova cabine.
Entre os detalhes externos se destacam o novo parasol, a logomarca atualizada no padrão da companhia, faróis com materiais mais resistentes e detalhes cromados. Opcionamente são disponibilizados faróis com lâmpadas em LED e maçanetas das portas na mesma cor da pintura da cabine.
Embora seja parecido com o DAF que roda nas estradas Europeias, o novo modelo produzido em Ponta Grossa/PR teve seu desenvolvimento baseado nas características do transporte rodoviário de cargas do Brasil. Como praxe na indústria de caminhões, para se chegar ao produto mais adequado às condições de operação no País, profissionais da companhia foram a campo levantar informações e sugestões junto a transportadores para o novo veículo. O diretor de desenvolvimento de produto da DAF Caminhões Brasil, Jarno Broeze, disse que o desenvolvimento do novo caminhão exigiu quatro anos de testes rodando em diferentes condições e regiões para se chegar ao produto final que atenda as expectativas dos transportadores.
Um dos principais setores para a aplicação do DAF XF, e onde a marca tem crescido, é o agronegócio, conforme destacou o diretor comercial da montadora, Luis Gambim. O executivo ressaltou que os reforços no chassi e a eletrônica embarcada presentes no novo DAF XF caem como uma luva nas operações do setor. Acrescentou que a companhia está bastante confiante e otimista em relação ao mercado de caminhões pesados. Os novos caminhões DAF XF começaram chegar às concessionárias da marca no início de setembro.
Lance Walters, presidente da montadora no País, reforçou que o Brasil tem grande importância para o Grupo Paccar, ao qual a DAF pertence. O executivo ressaltou que tanto a empresa quanto a rede de concessionários estão prontos para atender a demanda do mercado. Atualmente marca conta com 32 lojas e projeta terminar o ano com 44. Além do XF, a DAF produz no Brasil pesados da linha CF e não esconde o interesse em produzir no Brasil também caminhões de menor porte da linha LF. Por conta disso, a empresa já trouxe para o País algumas unidades do modelo para rodar como oficinas móveis da marca e, de certo modo, ir testando o mercado.
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS
Instalado ao lado da fábrica, em Ponta Grossa/PR em área total de 16 mil metros quadrados, o Centro de Distribuição Paccar Parts, inaugurado em julho, entrou em operação com índice de disponibilidade de peças acima de 98% e precisão para remessa de praticamente 100% informou Carlos Tavares, diretor da PACCAR Parts Brasil.
Com o novo CD, cuja capacidade é seis vezes maior que o do antigo espaço, a empresa passou a oferecer maior disponibilidade e agilidade no atendimento à rede de concessionários. Para a DAF, o investimento e a inauguração da unidade representam um passo a mais em direção à obtenção de maior satisfação de seus clientes no Brasil e países América Latina, onde também rodam caminhões da marca.
A unidade está preparada com avançadas tecnologias e equipamentos que a tornam capacitada a aumentar a eficiência operacional e agilidade no atendimento de pedidos. Até a inauguração foram investidos R$ 200 milhões de reais, sendo metade do valor aplicada na obra, instalação e equipamentos e outra parte em estoque de peças.