Os motoristas que participaram da Feira do Carreteiro tiveram a oportunidade de conhecer e dirigir os caminhões mais modernos das marcas Ford, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Scania e Volvo, disponíveis no mercado brasileiro. Ao todo, estiveram à disposição 14 veículos semipesados, pesados e extrapesados. Coordenado pelo diretor da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Carlos Montagner, o Truck Test foi realizado em um percurso de quatro quilômetros que reúne as características de relevo encontradas nas rodovias brasileiras, tais como trechos de subidas, descidas, retas e curvas que possibilitam às montadoras demonstrarem a eficiência de seus caminhões e aos motoristas comprovarem as vantagens proporcionadas pelos novos veículos.

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Como acontece todos os anos, os motoristas – principalmente aqueles que estão pouco familiarizados com as tecnologias disponíveis – se surpreenderam com o desempenho dos caminhões . É o caso do autônomo Reinaldo Santana, 37 anos, de Viçosa/MG, que puxa concreto e dirigiu um modelo Ford Cargo 2428 (EcoBox). Ele não poupou elogios ao veículo e disse que a principal diferença para o caminhão que está acostumado a dirigir é a quantidade de marchas (o de teste tem seis e o que ele trabalha oito). “O caminhão é muito leve, aceita o pé numa boa. Não vou pensar duas vezes em comprá-lo na primeira oportunidade que tiver”, afirmou.

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Há apenas três anos na profissão, Felipe Barbosa Amaral, 24 anos, de Aparecida/SP, é empregado e trabalha com o transporte de bobinas de alumínio. Na ocasião, ele dirigiu um modelo Iveco 410 NR 6×2 e qualificou o sistema de embreagem de leve, engate de marchas macios, amplo espaço interno e potência do motor, resultando em conforto para o motorista. “Eu compraria um Iveco, já dirigi outras marcas, mas quando conseguir me tornar um autônomo vou preferir esse modelo com certeza”, afirma.

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Estevão Marcos Costa, 38 anos, de Taguaí/SP, trabalhou por muito tempo no transporte de carga viva e, após testar o VW Tractor 25-370 6×2, sentiu reacender seu sonho de comprar um caminhão novo e voltar para a estrada. Destacou o conforto e torque do veículo, que em sua opinião são excelentes. “Se as condições financeiras melhorarem, vou tentar comprar um modelo igual ao que dirigi”, concluiu.

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Durante todo o percurso com o Mercedes-Benz Axor 2544 da linha Premium, com câmbio semi-automatizado ComfortShift, atrelado a um semirreboque, Rodolfo Garbeiro Neto, de Curitiba/PR, 23 anos de idade e três de profissão, disse ter se surpreendido com a facilidade de engate das marchas. “Com essa caixa de câmbio fica difícil o motorista cometer erros, porque o sistema não deixa. Achei fantástico, pois facilita nosso dia a dia e cansa menos”, afirmou. O carreteiro destacou também a força do motor durante a subida e a eficiência dos freios.

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Ao finalizar o teste com o Scania R 500 V8, o carreteiro Herivelton Costa Pereira, de Paraguaçu/MG, 43 anos de idade e 23 de profissão, resumiu a sua impressão sobre o veículo em excepcional. “O câmbio semiautomatizado e a eficiência do freio me passaram muita segurança. Com todas as tecnologias disponíveis, o motorista ficou apenas com o volante. Se o dinheiro desse eu trocaria o meu agora mesmo”, destaca.

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Outro carreteiro que também participou do Truck Test foi o autônomo Josetonio Delmiro de Souza, de São Paulo, com 58 anos de idade e 28 de profissão. Ele dirigiu um Volvo VM 260 e desceu do caminhão dizendo que o veículo é um show, pois tem tudo o que o motorista precisa para enfrentar as estradas, como conforto, segurança e estabilidade. “A tecnologia facilita a dirigibilidade e a rotina do motorista”, disse Josetonio, que pela primeira vez visitou a Feira do Carreteiro e também dirigiu um caminhão da marca.

No mesmo espaço do Truck Test, a Eaton, que marcou participação como patrocinadora da atividade, expôs a caixa Eco Box, sincronizadores Eco Box e embreagens remanufaturadas. A empresa destacou as vantagens como excelente custo e benefício; redução dos custos de manutenção e operacional; rapidez na agilidade na troca; garantia Eaton de um ano e peças 100% genuínas, testadas por especialistas. “Estar presente na Feira do Carreteiro é importante porque temos a oportunidade de explicar para os motoristas as vantagens de custo proporcionadas pelos produtos manufaturados pela Eaton”, Rose Sacco, do marketing da Eaton.

Caminhões disponibilizados para teste: Ford 4532e Cargo Maxton e 2428e Maxtruck (2) ; Iveco 410 Stralis; Mercedes-Benz 2544 Axor, 2646 Actros (2) e 3344 Actros; MAN 25-370 e 19320 Titan; Scania R 500 V8; Volvo FH e 260 Eco VM (2).