Ele tem 12,7 m de comprimento e pesa 38,6 toneladas. Trata-se de um pesado da Mercedes germânica, um dos primeiros Actros a aportar definitivamente no Brasil como integrante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. É o modelo 4150 8X4, dotado de um motor V8 que desenvolve 503cv em uma faixa de 1.800 rotações por minuto. Na Europa, esse potente propulsor de 16 litros de cilindrada pode alcançar 598cv de potência. Existe a versão V6 (12 litros e potência máxima de 476 cv) utilizada no Actros 4144 8X4 destinado ao segmento da mineração, mas calibrado para 435 cv. O câmbio é o PowerShift, semi-automatizado de 16 velocidades, e sua alavanca é escamoteável, para facilitar a movimentação dos bombeiros no interior da cabine.

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O implemento, produzido pela filandesa Bronto Skylift, é tão multifuncional como um canivete suíço. É dotado de um tanque com capacidade para 2000 mil litros de água, com acoplamento para outra unidade tanque. Entre seus diversos recursos , o veículo tem câmeras de vídeo e pequenos monitores de cristal líquido que permitem melhor visualização das operações de resgate, além de comandos remotos da lança telescópica, até mesmo de dentro da cesta.

O veículo atende tanto às solicitações de combate a incêndios de grandes proporções como resgates em locais de difícil alcance. O braço telescópico tem alcance de 54 metros na ponta da cesta, o suficiente para chegar bem próximo ao topo de um prédio de 21andares, ou em operações de socorro em ângulos negativos como operações de resgate mais complexas sob viadutos e pontes, por exemplo.

O Mercedes-Benz Actros foi lançado na Europa no final de 1996 e é comercializado em países da Europa, do Oriente Médio, da Ásia (incluindo-se o Japão) e da América Latina.

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Os primeiros Actros, também 8X4, chegaram ao Brasil em 2003 e foram entregues no Distrito Federal à corporação de combate a incêndios locais, junto a alguns 1828 da linha Atego, àquela época não presentes no catálogo da Mercedes brasileira. Em 2004, a linha foi renovada. Para o setor de mineração, o Actros V6 já é ofertado no Brasil também na versão 8X4. A potência do motor desse Actros destinado ao uso civil alcança seus 435 cv aos 1.800 giros por minuto.

Algumas características diferenciam a Linha Actros da família Axor: todos os Actros dispõem de motores de arquitetura em V, de seis (OM 501) ou de oito cilindros (OM 502). A outra notável diferença está na cabine mais larga que a dos Axor de seis cilindros em linha, fabricados no Brasil.
Desde 1997, a gama Actros é vendida em países como o Equador e Chile. Talvez seja o prenúncio de que em breve constará em definitivo na linha de caminhões Mercedes-Benz, para o mercado nacional, com quase todas as suas versões, rodoviárias ou especiais. (SC)

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