por Daniela Giopato

Reduzir custos operacionais e aumentar a rentabilidade são os principais itens analisados pelo transportador antes de concluir a compra de um novo veículo para a sua frota.

Mesmo com toda tecnologia disponível nos caminhões atuais tornou-se imprescindível uma mão-de-obra qualificada para operar de forma correta o equipamento e tirar o melhor proveito de todos os benefícios oferecidos. Para atender a essa exigência, as montadoras – através de suas redes de concessionários – passaram a oferecer um pacote de serviços que inclui o treinamento de motoristas, com objetivos bem claros: mostrar e comprovar ao cliente a eficiência, qualidade e durabilidade dos produtos, além de contribuir para redução de custos, acidentes e aumentar a rentabilidade.

Há 11 anos, a Scania disponibiliza o Master Drive aos clientes da marca. Trata-se de um programa de treinamento que demonstra na prática a maneira correta de condução do veículo, para gerar redução de consumo de combustível, pneus e lonas de freios, entre outros itens. “São 16 horas de curso com aulas práticas e teóricas. É uma oportunidade para o motorista entender as vantagens de dirigir o caminhão da forma correta”, explica Valter Douglas Liotti, instrutor técnico e comercial da Scania – área Scania Academy.

A montadora oferece também treinamento de multiplicador, neste caso o cliente indica um dos motoristas para fazer o papel de instrutor dentro da sua empresa. São 40 horas de curso realizado na fábrica da Scania, onde são transmitidos conceitos sobre motor e eixo traseiro, entre outros componentes, além da parte prática. “Pode-se dizer que o principal gasto do transportador gira em torno do combustível e pneus, portanto é extremamente necessário investir em treinamento para aumentar a rentabilidade”, conclui.

Sérgio Foratto, supervisor de treinamento técnico da Mercedes-Benz, explica que a empresa tem dois tipos de programa: um para o frotista (curso técnico de manutenção) e outro para o motorista, realizado em dois dias e dividido em parte teórica e prática. “É visível a mudança no comportamento e no ganho de consumo de combustível, a partir do momento que o profissional dirige sozinho e depois com a orientação do instrutor”, diz Foratto. Ele acrescenta que o motorista fica satisfeito e percebe algumas facilidades no caminhão. Outro ponto importante destacado pelo supervisor é a redução de emissões de poluentes, “uma preocupação da Mercedes-Benz”, explica.

O curso de multiplicador também é oferecido pela montadora. Apesar do treinamento ser disponibilizado desde 1982, Sergio explica que o perfil do cliente foi mudando através dos anos e hoje esta questão é vista como uma vantagem. “O principal objetivo é divulgar a marca, sua tecnologia e mostrar ao cliente na prática todas as vantagens dos produtos Mercedes-Benz”, complementa. O treinamento é solicitado através do site da empresa.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus oferece treinamento há cinco anos através de solicitações de seus concessionários ou mesmo de frotistas da marca. O curso é preparado de acordo com as características e necessidades do transportador. “Cada cliente adota uma estratégia para treinar seus motoristas. Alguns optam por treinar multiplicadores, ou um determinado grupo de motoristas”, explica Sérgio Beraldo, gerente de desenvolvimento da rede. O treinamento é subdividido em duas etapas distintas. Na primeira é feita uma apresentação completa do caminhão que o motorista irá conduzir e depois é realizada a parte prática, em que durante o percurso o instrutor passa as devidas orientações sobre condução econômica e segura. Apenas em 2008, mais de 4.000 motoristas de frotistas foram treinados.

O programa de treinamento de motoristas da Volvo inclui conteúdos que vão desde a entrega técnica (funcionamento do veículo) até direção econômica e segura, na qual o motorista aprimora as técnicas de condução. Durante a parte prática, o instrutor analisa cada motorista e aponta a maneira correta para aumentar a rentabilidade do veículo. A montadora oferece também o Programa Transformar, iniciado em 2008, e que estimula os condutores a adotarem uma postura mais segura, como gerenciador de riscos no dia-a-dia da profissão, proporcionando melhoria em sua qualidade de vida e na rentabilidade das transportadoras. São 42 horas em cinco dias. “Os principais objetivos do programa são qualificar motoristas, reduzir custos de operação e manutenção dos caminhões; reduzir acidentes rodoviários e prejuízos financeiros envolvidos, e fortalecer a imagem da transportadora no mercado, além da qualificação dos serviços. Em pouco menos de um ano foram desenvolvidos 210 motoristas de 91 empresas”, explica Bento Albuquerque, coordenador de desenvolvimento de competências.

Com a finalidade de melhorar o desempenho dos motoristas e clientes da marca em todo Brasil, o departamento de pós-vendas da Iveco disponibiliza há um ano e meio o Top Drive, programa que já treinou mais de 1.200 profissionais. Segundo a Iveco, há registro de uma redução de 15% no consumo de combustível da frota de empresas clientes. O convite parte da própria montadora, que após uma visita realiza um levantamento de todas as necessidades de treinamento dos motoristas da frota, assim como uma avaliação do perfil comportamental do condutor. “Em um setor em que as máquinas estão cada vez mais avançadas tecnologicamente, a reciclagem constante do motorista é fator crucial para sua permanência no mercado, para bom manuseio dos caminhões e redução de custos para as empresas”, afirma Maurício Gouveia, diretor de pós venda da Iveco.

Entrega Técnica e Operação e Condução Econômica – solicitado aos distribuidores regionais de vendas e serviços – são os dois programas oferecidos pela Ford Caminhões desde 2002. Normalmente é realizada a visita de um instrutor à empresa do cliente para uma melhor compreensão da operação e, posteriormente, é ministrada uma palestra. Os treinamentos são compostos de parte teórica e prática, têm duração de 5 a 8 horas e a montadora dispõe de quatro unidades móveis distribuídas em quatro centros de treinamentos localizados em São Bernardo do Campo, Porto Alegre, Recife e Goiânia. Os treinamentos enfocam principalmente os cuidados com a operação e manutenção dos caminhões, economia de combustível e menor custo com manutenção por parte do transportador. Apesar da maior parte dos treinamentos ser realizada por motoristas dos clientes, os autônomos também são atendidos pelos distribuidores.