Por João Geraldo

Responsável por 40% das contas de consórcio vendidas e tido como um cavalo de batalha da marca nos últimos anos, o Scania R360 está saindo de cena e em seu lugar chega o modelo 380 Evolução, equipado com motor de 11 litros preparado para atender as normas de emissões P5 (Euro III). O novo produto, que já está nas revendas da marca, traz com ele a política adotada pela Scania no final de 2003, a qual consiste em oferecer o produto que se ajusta o melhor possível à sua aplicação.

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No caso do Scania 380 Evolução, a aplicação ideal, segundo os homens de marketing da companhia, é para tracionar carretas de três eixos, uma combinação que se tornou clássica nas estradas brasileiras, como baús frigoríficos, carga seca e sider, entre outros implementos com a mesma configuração de eixos. “Estamos lançando o 380 com várias unidades já vendidas e começamos a entregar no primeiro dia de agosto”, disse Roberto Leoncini, gerente executivo de vendas de caminhões da empresa.

O veículo é oferecido nas configurações 4X2 e 6X2 (para tracionar bitrens) com opção para suspensão ar ou mola. Será produzido apenas com cabine R (cara-chata), uma vez que a partir de outubro os modelos da marca com cabine convencional (bicudos) deixarão de ser produzidos para o mercado brasileiro. O Scania R 380 chega para se juntar aos modelos 230, 270 e 310, equipados com motores de nove litros; 400 e 420, de 12 litros, e o R 380 de 14 litros. “Estes motores já eram produzidos no Brasil e exportados. Agora eles entram no mercado nacional”, explicou Christopher Podgorski, diretor geral da unidade de vendas e serviços da Scania no Brasil.

O novo caminhão é equipado com propulsor de 10,6dm3 e 380hp de potência a 1900 rpm e tem como itens de série, em todas as classes, banco do motorista a ar, levantador elétrico do vidro, volante ajustável, espelho angulado do lado direito, lâmpada de identificação branca, piloto automático e computador de bordo com informações sobre consumo, temperatura do motor, pressão do turbo etc. Além disso possui alavanca da caixa de câmbio escamoteável, cortina do pára-brisa e portas, farol de milha e neblina, preparação para rádio amador, rádio mais CD player, retrovisor térmico com ajuste elétrico e travamento central das portas, entre outros, também são itens de série conforme a classe de veículo escolhida.