Por João Geraldo

O Atego 2430 6X2, o mais recente produto da Mercedes-Benz e produzido desde o mês de abril na fábrica da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo/SP, chega ao mercado neste mês de maio para substituir a versão 2429, também traçada. O modelo tem uma grande e importante missão pela frente no mercado de caminhões semipesados, mostrar suas qualidades e se sobressair em relação aos seus concorrentes em um segmento que historicamente representa terço do mercado brasileiro, perdendo em volume apenas para os pesados, e em crescimento nos últimos três anos. Em 2011 e 2012 representou 34% e 30% em 2013, sendo que, na média, 70% dos semipesados são na configuração 6X2.

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Interior da cabine renovado e novo sistema de suspensão que melhora isolamento das vibrações fazem parte das mudanças no item conforto

A estratégia da Mercedes é baseada no “conceito Econfort”, palavra que reúne Economia Conforto Desempenho/Força, conforme definição da fabricante. O Econfort passou a ser um guia para todos os produtos da marca e – mais do que uma palavra – o conceito representa um pacote de mudanças técnicas para garantir que o veículo cumpra o que promete. Seus resultados operacionais têm de aparecer e agradar tanto ao motorista quanto o transportador.

Cláudio Gasparetti, gerente de marketing de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil – e um dos porta-vozes da empresa quando o assunto é caminhão -, reconhece que hoje em dia o mercado é outro, diferente de anos atrás e muito mais competitivo, com clientes mais exigentes. “Nunca mais haverá mercado fácil como antes”, destacou. No passado, os caminhões da marca reinaram no segmento de semipesados e hoje a empresa trabalha duro na tentativa de retomar a liderança. Um dos pontos da estratégia é a oferta de produtos mais eficientes e competitivos para se sobressaírem em relação aos concorrentes, uma vez que atualmente existe um maior número de marcas brigando pela preferência do cliente.

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Eixo traseiro de simples velocidade recebeu mudanças na relação e teve a rotação de trabalho reduzida para proporcionar mais durabilidade ao motor

Somando tudo isso, novo Atego 2430 chega com um trem de força totalmente modificado e caixa de câmbio automatizada, além de a cabine ter renovada a suspensão e também seu interior, que passou a ser igual ao da família pesada Axor – inclusive o banco do motorista – e com elementos do Actros. O motor é o mesmo OM 926 LA ao do 2429 6X2, com 286cv de potência, porém, com
uma nova curva de torque que atinge 1.250 Nm na faixa de 1.100 a 1.200rpm.
De acordo com Gasparetti, é o maior torque no segmento de semipesados,
sendo 19% maior que o principal concorrente e 32% maior do que os modelos
dos demais fabricantes.

Na prática, essa característica se traduz em melhores acelerações e retomadas, assim como a manutenção do veículo em velocidades mais altas com menos trocas de marchas. “É uma condição que proporciona maior agilidade do caminhão e economia de combustível. O torque é de caminhão extrapesado, mas foi dirigido para a economia de combustível”, acrescenta. O modelo passou a ser equipado com compressor de ar de nova geração que não rouba potência, e teve o termostato (ventilador) do otimizado.

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A caixa automatizada PowerShift G-211 é a mesma dos modelos mais pesados da marca e agrega funções para facilitar a condução do veículo

O eixo traseiro MB HL4 – de simples velocidade – ganhou uma nova relação que, segundo a engenharia da Mercedes-Benz, produz menos ruído no interior da cabine e ajuda a reduzir o consumo de combustível. Produzido em aço estampado e mais leve, tem coroa de 390 mm e manutenção facilitada.

A caixa de câmbio automatizada é a mesma Power-Shift G-211-12K, sem anéis sincronizadores e com 12 velocidades “reais” aplicada ao modelo pesado 1933, porém com dois pares de engrenagens a menos, sem pedal de embreagem e com a última marcha direta. Esta caixa incorpora funções inteligentes como o EcoRoll, uma banguela controlada eletronicamente, e tecla no painel para controle preciso em manobras do veículo.

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O Atego 2430 6X2 chega a economizar até 6% a mais de combustível do que seu antecessor, o Atego 2429 6X2, destaca Claudio Gasparetti

De acordo com Cláudio Gasparetti, o Atego 2430 6X2 chega ao mercado com até 6% a mais de economia em relação ao seu antecessor, mas com o mesmo preço: R$ 240 mil e R$ 235 mil com opção para caixa manual. Outro ponto citado pelo gerente de marketing é a capacidade de transportar até 453kg a mais que os concorrentes e o uso de óleo lubrificante mineral no motor, e com trocas em intervalos a cada 60 mil quilômetros.

Além dos semipesados 1719, 1726, 1726 4X4, 1729, 2426 e o 2430 6X2, a linha Atego atende também o segmento de caminhões médios o modelo 1419. Conforme a versão escolhida pelo cliente, a Mercedes-Benz disponibiliza três versões de entreeixos. No caso da media de 4.770mm é possível utilizar carroçaria com até 9,20m de comprimento, ou de 9,80m para a versão com distância entre os eixos de 5.370mm, nas configurações 6X2, dependendo do tipo de cabine, a qual é disponibilizada em quatro opções: Standard, Estendida, Leito teto baixo e Leito teto alto.