A Mann – fabricante alemão de caminhões e ônibus – apresentou na última Feira de transporte em Hanover/Alemanha, realizada em setembro do ano passado, um sistema de propulsão denominado Man HydroDrive, que consiste de dois motores hidráulicos integrados aos cubos das rodas, inclusive dianteiras caso haja necessidade. A diferença do sistema em relação à tração convencional mecânica é mais apropriado para veículos que trafegam por rodovias, enquanto o sistema apresentado tem melhor aplicação em terrenos fora-de-estrada, principalmente nos trechos de rampa.

2438t

Em condições normais de tráfego, o veículo utiliza a propulsão convencional dos eixos traseiros. Porém, se trafegar em piso calçamento o motorista aciona o sistema para todas as rodas através de um botão no painel de instrumentos. A partir daí os motores com propulsão hidrostática integrados aos cubos de rodas entram em operação. O sistema – disponível tanto em cavalos-mecânicos quanto em caminhões de chassi rígido – opera a uma velocidade máxima aproximada de até 30 km/hora, sendo que acima disso ele desativa automaticamente e o veículo volta às condições normais de tração(JG).