A redução de acidentes nas rodovias têm merecido uma grande atenção dos fabricantes de veículos automotores dos países desenvolvidos e também de empresas ligadas ao setor automotivo. Por conta da busca de maior segurança tem surgido no mercado soluções que ajudam o motorista na condução do veículo de carga e com resultados satisfatórios na redução de ocorrências nas estradas. Uma delas é o Vorad, sistema de alerta de colisão que identifica objetos em movimento na frente ou dos lados do caminhão, mantendo-o em distância segura no tráfego.
O sistema reduz a marcha e corta o combustível do veículo se houver necessidade. Atualmente existem mais de 50 mil unidades instaladas em caminhões de frotas nos Estados Unidos, ao custo em torno de 2.600 dólares cada uma. Informações da Eaton, empresa que desenvolveu e comercializa o sistema, dão conta que o retorno do investimento é rápido, porque os frotistas norte-americanos dizem ter uma redução entre 60 e 90% nos acidentes com seus caminhões.
O Vorad conta também com uma “caixa preta” que registra o comportamento do motorista ao dirigir, se trafega muito perto dos demais veículos, velocidade, aceleração e outros itens de interesse. O sistema, que opera com sensores e radares, instalados na frente e laterais do cavalo-mecânico, armazena informações de até 20 objetos em torno do caminhão. Dada sua eficiência, o Vorad é usado no país também para perícias de acidentes.
Outros sistemas que utilizam sensores para aumentar a segurança também fazem parte da tecnologia oferecida nos caminhões modernos. Uma delas foi desenvolvida em parceria entre a DaimlerChrysler e Wabco, na Alemanha, e consiste em avisar ao motorista quando o veículo começa a sair da faixa de rolamento e também frear o caminhão para evitar que haja colisão. Volvo e Scania também têm sistemas de segurança. (JG)