Por Sérgio Caldeira
Estão em testes algumas unidades do novo Iveco Eurocargo, lançado recentemente na Europa. O produto deverá ser apresentado em breve substituindo a linha atual e brigará no mercado com concorrentes como o MB Atego 2425, o Volvo VM 260, o VW Constellation 24.250, os Ford Cargo semi-pesados 2422E, 2428E e os Scania P230 e P270, todos estes na categoria de semi-pesados, o mercado de maior potencial para o modelo da Iveco.
A linha Eurocargo foi introduzida no início da década de 1990 e acompanhou as gamas Eurotrakker, Eurotech e Eurostar, cujo projeto gabava-se da tão desejável modularidade, essencial para compatibilizar os custos de produção. De lá para cá, a família Eurocargo já recebeu algumas melhorias, inclusive estéticas. A gama Eurocargo corresponde à categoria de médios e de semi-pesados (dois segmentos muito expressivos para a Iveco na Europa) da montadora. No Brasil foi o primeiro da faixa de peso a receber cabine-leito de série.
O médio deverá ser apresentado na versão 4X2 (PBT de 17 toneladas) enquanto que o semi-pesado (PBT de 25 toneladas) será equipado de fábrica com terceiro-eixo. O mistério fica por conta da caixa de mudanças, já que no mercado europeu existe a opção de uma transmissão automática Allison. Se não houver mudanças significativas, com a presença de um câmbio Eaton de seis velocidades conjugado a um eixo traseiro de redução dupla, fornecido pela Meritor.
Seu motor é o conhecido Tector de seis cilindros e deslocamento de 5.880 cm³ com sistema de injeção common-rail, onde, resumidamente, uma bomba de altíssima pressão pressuriza o combustível em um tubo e distribui entre os elementos injetores (estes desprovidos de bomba). A maior virtude do common-rail é manter o torque plano em faixa de giros muito ampla, entre 1.200 e 2.100 rpm. As potências máximas para o Brasil poderão ficar nas casas de 217cv e de 251cv, sempre aos 2.700 rpm. Talvez a fábrica determine a fabricação de uma versão com 279cv (2.500 rpm), ideal para puxar combinações do tipo chassi rígido mais reboque (cujo CMT é de 33 toneladas, igual ao seu PBT), a famosa Romeu e Julieta. É provável que o protótipo flagrado em Sete Lagoas seja a versão 230E25, de 250cv.
A cabine, bastante reestilizada, ficou com as mesmas linhas suaves e cantos arredondados do seu irmão pesado, o Stralis. A grade frontal deverá ter o formato de um trapézio invertido com uma maior área de ventilação. Além disso, será equipada com amplos retrovisores (bem maiores que os dos atuais Eurocargo), com visores laterais e espelhos convexos iguais ao da gama pesada.
Por dentro da cabine, o quadro de instrumentos, os painéis laterais e volante também serão renovados. A alavanca da caixa, caso seja instalada como a do modelo europeu, será alojada no painel, como no Fiat Ducato, e não no assoalho. Porém a alavanca do freio de estacionamento não deverá sair do lugar atual, ao lado do banco do motorista, penalizando o deslocamento e o espaço interno da cabine.