Todo indivíduo pode ter dentes e gengivas saudáveis durante toda a vida, para isso é necessário manter a alimentação balanceada, visitar periodicamente o dentista, escovar os dentes diariamente após as principais refeições e utilizar o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Porém mesmo com esses cuidados, com o passar dos anos é comum o surgimento de alguns problemas bucais, afinal a idade do corpo e a saúde em geral já não são mais os mesmos. A sensibilidade é uma delas.
O cirurgião-dentista Dr. Cássio, responsável pelos atendimentos realizados no Odontomóvel Ford, explica que conforme a idade avança é normal haver retração gengival que expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental. Estas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias. “Nos casos mais severos, podem ocorrer sensibilidade com relação ao ar frio, a alimentos e líquidos doces ou amargos, e pode indicar a existência de um problema mais sério, como, por exemplo, cárie ou dente fraturado”.
Outra queixa de pessoas que estão na terceira idade é a boca seca, problema que pode ser causado por medicamentos ou distúrbio da saúde. Dr. Cássio também alerta sobre a importância de consultar um dentista, pois ele poderá recomendar diversos métodos para manter a boca úmida com tratamentos ou remédios adequados que evitam a secura. “Além de todos esses problemas, após os 40 anos as doenças gengivais podem se tornar muito mais graves, o que torna a gengivite uma das doenças mais comuns nessa fase da vida.
O principal problema, segundo o cirurgião, é quando evolui para uma periodontite, a qual agride todos os elementos de sustentação dos dentes levando inclusive à sua perda. Quando isso acontece, muitas vezes é necessário o uso de dentaduras. “Essa hora nunca deveria chegar, mas infelizmente no Brasil metade da população acima de 60 anos já é portadora de prótese total, afirma. Para os que vão utilizar a prótese, o cirurgião faz um alerta sobre a importância de higienizar toda cavidade bucal após as refeições e limpar com escova toda superfície interna e externa da prótese. (DG)