Por João Geraldo

Para comemorar os 85 anos da produção do primeiro caminhão da marca, em 1928, em Gotemburgo, na Suécia, a Volvo lançou uma série especial com 85 unidades do modelo FH para o Brasil. Os veículos deste lote destinados ao mercado brasileiro trazem uma lista de equipamentos de segurança que se prestam da tecnologia da eletrônica já disponibilizados pela montadora no País. Itens de conforto para o motorista, com requintes de luxo que contribuem para reforçar a ideia de que se trata de um veículo diferente, também estão presentes em todas as unidades da Time Machine (Máquina do Tempo), nome dado pela Volvo à sua série comemorativa.

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Série comemorativa aos 85 anos do primeiro caminhão Volvo no mundo traz itens que mostram os avanços da marca em eficiência, segurança e conforto

Roger Alm, presidente do Grupo Volvo na América Latina comenta que a série especial marca o sucesso dos caminhões da marca, destacando a liderança por quatro anos seguidos no mercado brasileiro de caminhões pesados. “Nosso compromisso é oferecer caminhões robustos, de baixo consumo de combustível e alta tecnologia, que ofereça mais eficiência e o que há de mais inovador no mercado de transportes comerciais”, acrescentou o executivo. A série comemorativa foi lançada também na Suécia, com o modelo destinado ao mercado local, no caso o FH-16.

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Detalhes em couro e bordado, nos descansos de braço e no volante fazem parte dos diferenciais da série especial Time Machine

Os caminhões Volvo da serie especial são identificados externamente pela cabine branca com adesivos nas laterais com o emblema Time Machine. As mudanças maiores, entretanto estão no seu interior e nos equipamentos eletrônicos. Os bancos são revestidos com couro (com memória para três posições), ajustes elétricos de distância, aquecimento e ventilação e ajustes pneumático. Os descansos para braço bordados com detalhes em laranja. O couro reveste também o volante – o qual reúne vários controles – com detalhes bordados em laranja, igual à alça de cesso à cabine. Airbag, freios ABS, rádio com CD player, MP3, Bluetooth, ar condicionado com controle de temperatura e rodas de alumínio, geladeira, mesa, cofre e farol que ilumina para o lado que o veículo irá virar, também estão no pacote de itens da série.

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O trem de força é composto por duas opções de motor (460 e 540cv), de diferentes configurações de eixo, e caixa de câmbio eletrônica I-Shift, equipamento que, segundo a montadora, o transportador consegue economizar até 5% no consumo de diesel, com a ocorrência de trocas de marchas automaticamente no momento mais apropriado. Porém o motorista tem opção de fazer os engates através de toques em um botão de trocas, com o detalhe de a marcha engatada ser mostrada em um display. Aliás, atualmente quase totalidade dos caminhões da linha FH saem da linha de produção equipados com a caixa I-Shift. Freio motor VEB500, com 500cv de potência também está inserido no pacote de itens da série especial.

Na parte de segurança, os caminhões da série Time Machine trazem tecnologia como o Monitoramento de Faixa de Rodovia LKS – (Lane Keeping System), um dispositivo que alerta o motorista se o caminhão sair da faixa de rodagem por descuido ou desatenção. Outro equipamento é o DAS – Detector de Nível de Atenção, sistema que é acionado automaticamente quando o sistema identifica condução irregular do caminhão, como, por exemplo, se o veículo estiver trafegando em zigue-zague, ocorrência característica de condutor com fadiga e sonolência. Já o sensor de ponto cego, LCS (Lane Change Support) conta com um radar para informar ao carreteiro se há objetos na lateral direita do caminhão, na movimentação de troca de faixa do veículo. Preços: R$ 469.000,00 para o FH Time Machine com motor de 460cv e R$ 477.000,00 para a versão de maior potência.

Evolução no tempo
Oprimeiro caminhão Volvo produzido em 1928 já saíram de fábrica com transmissão por eixo, pneus não maciços e janelas da cabine fechadas com vidro. O motor diesel, de fabricação própria, foi incorporado aos modelos da marca nos anos 30, assim como o sistema de freios hidráulicos e rodas em aço no lugar de madeira. Nesta época a empresa produziu caminhões para o exército sueco, experiência aproveitada posteriormente em veículos para terrenos fora de estrada e outras aplicações.

O motor diesel da época era dotado de câmara de pré-combustão, sistema que foi substituído pela injeção direta nos ano 50. É deste período o turbocomporessor (em 1954) do qual a Volvo afirma ser a pioneira, uma solução que deu início ao uso de composições de maior porte e o consequente aumento da capacidade de carga. É desta época também a introdução no mercado de cabines-leito e direção hidráulica.

Na década seguinte, os países já contavam com estradas melhores e uma malha viária em crescimento e marcou o surgimento também dos sistemas de suspensão de borracha para as cabines, dos bancos do motorista com suspensão e cabine basculante, sistema que a empresa também reivindica como precursora em 1962. Os anos 70 foram marcantes para a Volvo, com os modelos F1- e F12, que definiram a tendência em design dos caminhões da marca para os anos seguintes. Nos anos 80 os caminhões começaram a ficar mais sofisticados, melhor motorização e aumento do uso de sistemas de suspensão a ar para garantir mais conforto aos motoristas e o intercooler, dispositivo cuja função era resfriar o ar aquecido que sai do turbocompressor antes de entrar no motor.

Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões Volvo para o mercado brasileiro, lembra que tratava-se algo inovador na época, porque o intercooler tornava o ar mais denso resultado em mais combustível nos cilindros e como consequência o motor ficava mais eficiente. “Mais torque e mais potência significava também maior velocidade média e maior produtividade”, lembra. A tecnologia da Informação (TI), nos anos 90, proporcionou à Volvo fornecer ferramentas às transportadoras e motoristas para aumentar a eficiência e segurança durante as viagens. Foi nesta década que a empresa lançou o motor eletrônico D12, acompanhando as tendências de propulsores mais avançados com menos emissões de gases e ruídos. O Volvo NL 10 EDC ganhou motores de 10 e 12 litros com controle eletrônico de diesel (EDC), um sistema eletrônico de regulagem da bomba de combustível. Atualmente, as linhas Volvo FH, FM e FMX ocupam o lugar de destaque como caminhões avançados e seguros