Para garantir uma viagem segura e sem imprevistos é fundamental o carreteiro se planejar antes de ir para a estrada. Traçar uma rota segura, de preferência com locais seguros para paradas, por rodovias com estrutura de atendimento para os usuários tais como telefone, resgate, postos de serviços e iluminação, entre outros. O caminhão nunca pode ser esquecido, o que requer sempre uma checagem dos principais itens de funcionalidade.
O primeiro passo da inspeção é verificar os sistemas de freio, elétrico, de ar, pressão dos pneus, abastecer e conferir se os documentos pessoais, do bruto e da carga estão em ordem. É preciso checar também se a carga a ser transportada está arrumada de maneira correta na altura adequada e amarrada com cordas, lonas, lacre etc.
Com a manutenção do caminhão em dia, viagem planejada com locais de parada para abastecer, comer e dormir, além de procurar saber o melhor caminho na cidade para chegar ao local da descarga é sinal de viagem tranquila. É importante também analisar o tipo de carga e os cuidados necessários para o transporte. Verificar se a rota e a cidade de destino apresentam muitas ocorrências de roubo de carga, assim pode se programar para parar em locais conhecidos e de preferência viajar a maior parte do tempo durante o dia. (DG)