Por João Geraldo

A Goodyear acaba de promover dois lançamentos que deverão movimentar o mercado de pneus para caminhões e ônibus. Um deles é a nova linha da série 600, formada por três versões radiais que trazem com elas uma nova tecnologia no processo da construção da carcaça, a qual, segundo técnicos da empresa, aumentam a resistência e durabilidade dos pneus. Outra novidade para o mercado brasileiro é um sistema para controlar e identificar o desempenho do pneu através de um chip inserido em seu interior.

Os novos pneus radiais, produzidos na fábrica de Americana/SP, são o G658 (tido como o carro-chefe da nova série) indicado para aplicação rodoviária e regional, o G667 exclusivo para eixos de tração e o G665 para aplicação urbana. Os três modelos iniciais da série 600 são disponíveis nas medias 275/80 R225 e 295/80 R225, mas a empresa adiantou que em breve serão lançados nas medidas 1100 R22 e 1000 R20.

De acordo com informações de técnicos da Goodyear, estes três produtos iniciais trazem uma melhoria significativa na construção da carcaça, devido à nova configuração dos cordonéis de aço que aumenta a resistência e durabilidade da carcaça, além de aumentar o índice de recapabilidade.

Os novos produtos foram desenvolvidos levando em conta as necessidades do transporte rodoviário de carga e de passageiros do Brasil de toda a América Latina. Os técnicos consideram o clima e configuração de veículos usados em cada região, características das rotas e as condições das pistas. Passaram também por laboratórios de diversos centros técnicos da Goodyear dentro e fora do Brasil. Só nas frotas, em condições de uso real, foram percorridos mais de 120 milhões de quilômetros.

O resultado final, afirmam os técnicos da empresa, é a alta qualidade dos produtos, a qual proporciona menor custo por quilômetro rodado, tanto para os frotista quanto para os motoristas autônomos. O presidente da Goodyear na América Latina, Eduardo Fortunato, acrescentou que o Brasil foi escolhido para ser o primeiro País a ter a nova linha de produtos porque é o único da região a produzir pneus radiais para caminhões e ônibus, embora a companhia tenha seis unidades instaladas na América Latina. E acrescentou que o País é o terceiro maior mercado de pneus de caminhões do mundo.

A carcaça dos novos pneus tem uma nova configuração que inclui maior reforço interno e externo, que permite aumentar o índice de recapabilidade. O desenho da área do talão, por exemplo, oferece maior resistência contra danos na montagem e desmontagem e um melhor assentamento no aro e dissipação do calor. Outro detalhe são as cintas amortecedoras mais largas que melhoram o contato da banda de rodagem com o solo e reduz o desgaste irregular. Estes são alguns do itens do pacote de tecnologia inserido à nova série 600 e que a empresa chama de conceito com tecnologia DuraLife.

Os novos produtos têm por finalidade a redução do custo operacional das frotas, já que os pneus representam um dos maiores custos do transportador rodoviário e o mercado está cada dia mais competitivo. Ao pacote de lançamentos a empresa inclui as bandas pré-curadas para uso específico nos pneus da série 600, um adicional à meta de oferecer redução de custo para frotistas e autônomos. A expectativa da empresa é de renovar em até 90% todos os seus produtos nos próximos dois anos.

Ainda na parte de tecnologia aplicada para dar uma vida mais longa aos pneus da série 600, o conceito de banda de rodagem com distribuição otimizada dos compostos oferece condições específicas de dirigibilidade em cada aplicação. A combinação entre os elementos do desenho da banda de rodagem, sua geometria, formulação do composto e sua colocação fazem com que pneu rode mais frio e desgaste mais uniformemente, proporcione maior quilometragem e maior vida longa à carcaça. Outro ponto citado pelos técnicos como monitoramento da qualidade é a inspeção do pneu durante o processo de construção, através do qual cada pneu é submetido à inspeção por raio X para garantir que não existem falhas em sua estrutura.

A Goodyear investiu 100 milhões de dólares nos últimos cinco anos na fábrica de Americana e agora a empresa já está pronta para produzir seis mil pneus por dia, disse Eduardo Fortunato. “O Brasil vive um bom momento, propício para fazer negócio e todas as marcas querem participar deste mercado”, disse o diretor geral da Goodyear, Giano Agostini, ao adiantar que a empresa vai renovar em 90% a sua linha de produtos nos próximos dois anos.

PNEU INTELIGENTE

O monitoramento de pneu é uma tecnologia que a Goodyear passou a oferecer ao mercado de transporte desde o primeiro dia de janeiro. Trata-se de um chip eletrônico inserido dentro do pneu que armazena dados e os transmitem para um software específico de controle de pneus instalado no computador da frota. As informações – relativas à quilometragem, posição e profundidade dos sulcos e pressão, entre outras – permitem o acompanhamento, monitoramento e localização de cada pneu.

O pneu inteligente é uma ferramenta de gestão que possibilita se reduzir o custo do quilômetro rodado. Antônio Roncolatti, gerente de vendas e marketing Brasil, disse que após entrevistas com 954 frotistas se constatou que o destaque é a vida total do pneu e o custo do quilômetro. Ele lembra que o sistema é oferecido pela Goodyear e pode ser colocado em qualquer produto e o monitoramento não é feito 24horas, e sim apenas quando se faz a inspeção nos pneus. “Pelas clinicas que fizemos com clientes, o resultado foi bom. O foco da Goodyear é a diferenciação e nós estamos entregando performance”, concluiu.