Por João Geraldo

A Volkswagen, que este ano pretende comemorar a marca de 500 mil veículos produzidos, e fechou o primeiro semestre de 2009 com 31,7% de participação no mercado de veículos acima de 5 toneladas de PBT, acaba de lançar dois produtos que ampliam a linha Constellation para o segmento rodoviário: VW 17.320 e 24.320, ambos com chassi rígido e com garantia de fábrica de 12 meses e mais 12 para o trem-de-força. A estreia da montadora neste nicho de mercado aconteceu em 2000 com o lançamento do VW 17.300 e 23.300 e, em 2004, as versões 17.310 e 23.310 da família Titan Tractor.

Ricardo Alouche, que responde pela diretoria de vendas, marketing e pós vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN Latin América, destaca que os dois novos produtos que estão chegando oferecem diversas opções para aplicações com carroçaria tipo baú e também são ideais para operar na configuração Romeu e Julieta. De modo geral, podem ser aplicados no transporte de diversos tipos de cargas, como frigorificadas, líquidas, paletizadas, grãos, sucata e gado, entre outras. “Desde a chegada da linha Constellation, nossos clientes pedem opções com estas características”, acrescenta.

3432t

As combinações com dois trailers (Romeu e Julieta) passaram a ser mais uma opção para os transportadores após as resoluções 210 e 211 do Conselho Nacional de Trânsito permitirem peso total bruto combinado (PBTC) de 57 toneladas para este tipo de composição, que antes era limitada a 41 toneladas de PBTC. De acordo com Alouche, os novos modelos já estão sendo comercializados na Argentina, país onde é mais comum este tipo de composição rodoviária.

Quanto ao mercado brasileiro ele explica que até agora modelos com esta configuração eram oferecidos apenas como veículos especiais – em volumes limitados -, mas a partir dos novos modelos já são disponibilizados na rede de concessionários, que hoje conta com 145 pontos de vendas. A expectativa de vendas para os novos produtos, disse Alouche, é de 30 unidades/mês e com um aumento no volume mais para o final de 2009.

Os dois modelos são oferecidos com cabine estendida e leito e nas configurações 4X2 para o 17.320 e 6X2 para o 24.320, versão que também pode receber o segundo eixo dianteiro, instalado pela BMB, empresa instalada ao lado da fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, especializada em transformar veículos sob supervisão de técnicos da montadora. Este equipamento pode ser adquirido também com financiamento via Finame.

Os preços sugeridos anunciados para os modelos são os seguintes: R$ 247 mil para a versão 17.320 4X2 cabine simples e R$ 260 mil para a versão 4X2 com cabine estendida. Para o modelo 24.320 6X2 com cabine simples o valor divulgado foi de R$ 255 mil e R$ 268 mil para a versão 6X2 com cabine leito.