Por João Geraldo
Parte da gama de produtos MAN Latin América, os caminhões da marca Volkswagen também estão presentes na Fenatran 2009, com veículos comerciais na faixa de transporte de 5 a 57 toneladas de PBTC, destinados aos mercados da América Latina e da África. A família de caminhões da marca Volkswagen é formada por modelos das linhas Delivery, Worker e Constellation, sendo que o Titan Tractor passa a ser disponibilizado com transmissão ZF automatizada V Tronic, de 16 velocidades. Esta tecnologia já era disponível na linha de ônibus Volksbus. Dos oito veículos em exposição, cinco são lançamentos.
Além dos modelos já conhecidos dos transportadores, as novidades da Volkswagen no salão de transportes fica por conta do Delivery 8.150 Plus (com nova motorização) e Delivery 9.150, para 8 e 9 toneladas de PBT, respectivamente. Os dois modelos são equipados com motor Cummins e transmissão Eaton de cinco velocidades e eixos reforçados. Estes veículos são indicados para distribuição urbana e rodoviárias de curtas e médias distâncias.
A linha Worker está representada no estande da MAN Latin América por três novos modelos. A versão 17.180 Distributor sai de fábrica com o chassi preparado para rebaixamento e a instalação de carroçaria para o transporte de bebidas de até 10 paletes. O veículo é equipado com motor MWM de 180cv de potência. O Worker 17.250e Compactor tem motor Cummins ISB de 250cv e chassi preparado para receber carroçaria para a coleta de lixo. O Worker 26.260e Constructor também sai da fábrica com chassi preparado para a instalação de betoneira, com tomada de força, escapamento vertical, botoeira de partida remota e controle de aceleração na parte traseira do chassi. É equipado com motor MWM de 260cv.
De acordo com a empresa, os itens dos três modelos são disponíveis também na linha Constellation, que está representada pelos modelos VW Constellation 17.320, um caminhão de alta potência com chassi rígido para o segmento rodoviário. Outro modelo da família é o VW Constellation 24.320, um veículo com chassi rígido, com alto desempenho, que pode ser aplicado em transporte de longa distância. Os dois modelos foram lançados recentemente e são equipados com motor Cummins ISC de 320cv de potência. Outros Constellation em exposição são o 24.250, que se sobressaiu como o caminhão mais vendido no Brasil em 2008, com 7.015 unidades comercializadas, e o 25.370 6X2, lançado na edição anterior da Fenatran, em outubro de 2007. A novidade apresentada pela Volkswagen na área da sustentabilidade ambiental é o kit B100, ainda em fase experimental pela engenharia da montadora, que permite ao motor do caminhão operar com 100% de biodiesel durante maior parte de sua utilização.
Sob a filosofia de “menos você não quer, mais você não precisa”, em 30 anos a Volkswagen produziu mais de 500 mil caminhões – dos quais 50 mil são da família Constellation – no Consórcio Modular em Resende/RJ, onde está instalada a fábrica, cuja capacidade anual é de produzir 80 mil unidades, incluindo os ônibus.
No período de janeiro a agosto de 2009, os veículos da marca Volkswagen lideraram as vendas no varejo, participação de 31,9% no mercado brasileiro a partir de 5 toneladas de PBT. No segmento de ônibus, a marca atingiu 28,6% e ficou com o segundo posto e liderou as exportações de caminhões com 33,2% no mesmo período.
“O Brasil e o conhecimento local são importante para nós. A Volkswagen é muito forte e não queremos mudar nada”, disse Hakan Samuelsson, presidente mundial da MAN, concluindo que a ação da empresa é acrescentar modelos mais pesados para completar a linha de produtos. Para o presidente da MAN Latin América, Roberto Cortês, a linha de caminhões da marca Volkswagen que vai de 120 a 370cv de potência, e de 5 a 57 toneladas de PBTC , ganha uma nova família da marca MAN e com essa tecnologia torna-se ainda mais forte no mercado.
A empresa conta no Brasil com um grupo formado por cerca de 500 engenheiros para desenvolver caminhões para mercados emergentes, como Rússia, Índia e China. No Brasil, a marca é distribuída através de uma rede formada por 203 concessionários na América Latina, sendo 144 deles em território brasileiro.