Equipado com motor de 7 litros, 277cv de potência e caixa de marchas manual de 9 velocidades (com opção automatizada), o Volkswagen Constellation 30.280 acabou de chegar ao mercado para, ao lado da versão 30.330, ser mais uma opção de caminhão semipesado 8×2, segmento no qual se destacou com ampla vantagem em 2018: das 17.872 unidades emplacadas por todas as marcas, 6.805 são da montadora
Por: João Geraldo
Fotos: Divulgação
A Volkswagen Caminhões acaba de reforçar a oferta de modelos semipesados 8×2 com o lançamento do Constellation 30.280 8×2, cujo quarto eixo direcional, apesar de continuar sendo instalado pela empresa BMB, traz o benefício de Renavam e Finame únicos, sem necessidade de CSV (Certificado de Segurança Veicular).
A montadora já contava com as versões 30.330 e 24.280 (esta segunda também com quarto eixo direcional), mas que na prática está sendo substituída pelo lançamento. Mesmo assim, continua sendo disponibilizada, embora não seja uma opção vantajosa já que na nova versão 30.280, o quarto eixo direcional é considerado item de fábrica.
Homologados para 29 toneladas de PBT, os caminhões semipesados 8×2 atendem a um segmento que em 2018 representou mais de 23% do mercado total de caminhões. Segundo números divulgados pela Anfavea, em 2018 foram licenciadas 17.872 unidades durante o ano passado, das quais 6.805 foram da marca Volkswagen; 4.913 Mercedes-Benz e 3.159 Ford. Volvo emplacou 1.504 caminhões semipesados, Iveco 855, Scania 615 e Agrale 3. Empresas não associadas à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que divulga seus dados baseados em números do Renavam, atingiram 18 unidades.
O Constellation 30.280 8×2 é equipado com motor MAN de 6.9 litros e 277cv de potência e torque de 1.050 Nm na faixa de 1.110 a 1.750 rpm. Esse propulsor que traz a marca MAN e dispensa o uso do reagente Arla 32, é o mesmo do Constellation 24.280 6×2, campeão de vendas no segmento. A transmissão é a manual ZF 9S 1110TD, de nove velocidades com e H sobreposto acionado por tecla.
Essa nova versão semipesada oferece também opção para caixa automatizada ZF V-Tronic (a mesma de seis velocidades do 24.280 6×2), com sistema Smart Ratio de automação do eixo traseiro, o qual controla eletronicamente as trocas no eixo simulando 9 marchas.
Com essa transmissão, o veículo passa a disponibilizar também os sistemas de Controle Automático de Tração (ATC), que pode ser adquirido também na versão com transmissão mecânica, assim como o auxiliar de partida de rampa. Os sistemas ABS (evita travamento das rodas) e EBD (gerencia a força de frenagem em cada roda) também estão presentes como itens de série no Constellation 30.280 8X2.
O Constellation 30.280 é indicado para operações em trechos de curtas, médias e longas distâncias em aplicações principais com o uso de baú carga geral, carga seca, tanque, sider ou graneleiro, com opções de cabine estendida, leito teto baixo e leito teto alto.
Já o Constellation 30.330 8X2 traz outros atributos técnicos, tais como trem de força formado pelo motor Cummins ISL 330, com sistema de injeção common rail e pós-tratamento dos gases de escape, que necessita do reagente Arla 32 (sistema SCR). A transmissão automatizada ZF V-Tronic de 12 velocidades é item de série. Assim como o 30.280, o seu PBT é homologado para 29 toneladas e ambos têm capacidade técnica para 30.200kg (6.100 + 6.100 nos eixos dianteiros e 18.000 nos eixos traseiros).
MERCADO
Em 2018, a Volkswagen registrou 20.242 caminhões licenciados, dos quais 6.805 foram semipesados, puxados pelo Constellation 24.280. O segmento registrou o licenciamento de 17.872 unidades somando os veículos de todas as marcas, mostrando que marca leva uma grande vantagem sobre as demais nessa faixa de carga. Já no mercado total de 75.987 caminhões emplacados no ano passado, 20.242 foram da VWCO.
Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da Volkswagen Caminhões e Ônibus, ressaltou que a família Constellation é uma verdadeira referência no segmento de semipesados. De acordo com o executivo, são milhares de clientes dentro do Brasil e outros países para os quais a empresa exporta estão satisfeitos. “A liderança é reflexo do reconhecimento dos atributos dos veículos por parte dos nossos clientes”, complementou.
Ano passado a montadora se destacou também no segmento de caminhões médios, pois entre os 10 veículos mais vendidos na categoria, cinco foram da marca, incluindo o Delivery 11.180. Essa versão estreou em outubro de 2017 e foi considerado pela montadora um sucesso de mercado, com mais de 2.500 unidades emplacadas. O segmento de médios considera os caminhões com PBT de 10 a 15 toneladas.
PRODUÇÃO
A montadora está em meio a um plano de investimento de um bilhão e meio de reais na fábrica de Resende/RJ, onde a capacidade produtiva da fábrica atualmente é de 100 unidades/dia operando em três turnos, sendo um deles parcial. Em encontro com o governador do Estado no início de março, o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, disse que a montadora segue investindo e está pronta para atender eventuais demandas criadas pela saída de concorrentes (Ford) de mercados sul-americanos.