Por João Geraldo

A linha F de caminhões Volvo está mais moderna. Quem passou por uma das 78 concessionárias da marca espalhadas pelo País, depois do dia primeiro de junho, notou que os modelos FH e FM estão diferentes, de cara nova. Porém, as mudanças não se restringem apenas a um “face-lift” – como é conhecido o termo que define uma atualização na aparência do veículo – e vão além, com renovação também no interior da cabine.

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O FH, por exemplo, agora oferece também a cabine Globetrotter XL, uma unidade 140mm mais alta que a versão lançada em 2008, e com 2.100m de altura na parte interna. “Os caminhões Volvo que estamos lançando trazem mudanças externas e internas que melhoraram ainda mais o conforto do motorista. Um exemplo é o sensor de chuva – para quatro tipo de intensidade de chuva – que aciona automaticamente as palhetas do limpador quando necessário. Outro item é o farol de conversão, que fica mais forte do lado que o caminhão vai virar.

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Mesa de trabalho

Com o lançamento da nova linha F, a Volvo passou a disponibilizar uma série de equipamentos eletrônicos sofisticados, tais como o Sensor de ‘Ponto Cego’, Controle de Estabilidade, Piloto Automático Inteligente e Monitoramento da Faixa de Rodagem, entre outros itens que contribuem para aumentar a segurança nas rodovias. “Em relação aos dispositivos de segurança, nós já havíamos apresentado esta tecnologia no Brasil em 2008, para mostrar aos transportadores todas as vantagens de um equipamento desta natureza”, destaca Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F.

Banco giratório
Banco giratório

A série de mudanças na cabine do FH começam pela parte externa, com três luzes instaladas na parte superior e um novo conjunto ótico separado em duas partes: uma principal – com lente de policarbonato – e outro auxiliar, com lente de vidro, além de duas grades frontais que dão um visual mais moderno ao caminhão. O logotipo Volvo – ficou maior e perdeu o contorno e as duas luzes indicadoras de direção, no bloco ótico, são do tipo Led e formam um V (de Volvo).

Sensor do Piloto Automático Inteligente
Sensor do Piloto Automático Inteligente

As melhorias aplicadas na parte interna da cabine são explicadas por Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da montadora. Antes, porém, revela que muitas das melhorias se devem a ideias trazidas pelos clientes. Ele destaca que os novos desenhos dos bancos, associado a um novo tecido e acabamento tornaram o interior mais confortável e as camas passaram de 70 para 76mm de largura, equipadas com encosto ajustável e totalmente erguidas para facilitar o acesso à caixa de armazenamento sob ela e também aos compartimentos externos, que neste caso podem ser acessadas sem que o motorista saia da cabine. As prateleiras da cabine foram reformuladas e o painel de instrumentos também foi trocado por outro mais moderno, com novo computador de bordo, entre vários outros itens.

Geladeira
Geladeira

Ainda sobre o interior da cabine, o gerente de engenharia de vendas da Volvo, Álvaro Menoncin, acrescenta que a iluminação interna recebeu novas lâmpadas com três tipos de claridade. Outro ponto de destaque é que os veículos são entregues com um kit de preparação para instalação de TV LCD, de fixação do aparelho, cabeamento e o som incorporado ao sistema de áudio. “O banco do passageiro agora é maior, gira até 90 graus, de modo que o motorista possa ficar mais a vontade e assistir TV, caso não queira ver da cama”, acrescentou. E o painel tem uma luz que indica que o banco não pode permanecer nesta posição durante a condução.

Espaço interno
Espaço interno

Menoncin acrescenta que os para-sóis são na mesma cor da cabine, que agora tem espelhos duplos dos dois lados. E para quem pretende maior autonomia sem abastecer existe a opção de dois tanques que armazenam juntos 1.180 litros de diesel, sendo 490 litros no lado direito e 690 no esquerdo. Outra novidade, explica Menoncin, é a suspensão pneumática eletrônica com 8 bolsas de ar no cavalo-mecânico com configuração 6X2.

Sensor de Ponto Cego
Sensor de Ponto Cego

A linha FM – oferecida com motores de 11 e 13 litros – por sua vez, é equipada com a cabine anterior do FH e passa a disponibilizar opção 390mm mais alta. A versão com motor de 11 litros recebeu nova suspensão pneumática para aplicações rodoviárias no transporte de produtos perigosos e outras operações. O cavalo-mecânico oferece opções de entreeixos com distâncias de 3.000mm, 3.400mm e 3.700mm. Todas as versões podem ser atreladas a implementos de 15,5m que carregam até 30 pallets.

Cama com encosto
Cama com encosto

ELETRÔNICA A SERVIÇO DA SEGURANÇA

Você já imaginou um caminhão que anda e para conforme o fluxo do trânsito, sem haver necessidade do motorista acelerar ou frear? Ou já pensou em um dispositivo reduzir a possibilidade de derrapagem e capotagem em curvas fechadas quando a velocidade do caminhão é incompatível com a curva? Ou então um sistema eletrônico que previne o motorista que o caminhão poderá sair da pista ou, ainda, que o informa da existência de um objeto na lateral direita, quando está trocando de faixa de rodagem? Estes e outros dispositivos, dos quais muita gente já ouviu falar – e até mesmo já leu sobre nesta revista – agora já são realidade no Brasil e podem ser encontrados na nova linha de caminhões FH e FM produzidos em Curitiba/PR.

Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F, destaca que a Volvo está trazendo ao Brasil o que – até então – era mais conhecido somente através de catálogos. Entre itens de segurança ativa e passiva oferecidos para a linha F estão Piloto Automático Inteligente (ACC), que lê constantemente como está o trânsito e acelera ou freia dentro de um padrão de velocidade programada pelo motorista e mantém uma distância segura do veículo que se encontra à sua frente. Trata-se de uma solução de última geração que utiliza um radar que controla a velocidade, tanto na frenagem quanto na aceleração, e reduz o risco do caminhão colidir com o veículo da frente, em caso de distração do carreteiro.

Outro equipamento é o LKS (Lane Keeping System) que alerta o motorista para o caminhão não sair da faixa de rodagem, em caso de descuido ou desatenção. Já o (DAS) Detector de Nível de Atenção lê o comportamento do motorista através de uma câmara instalada à sua frente. Caso ele apresente estilo de condução irregular, como o zigue-zague na pista, característico de cansaço ou sonolência, o computador emite um aviso quando chega no limite de segurança.

Também integram o pacote de dispositivos de segurança o LCS – um conjunto interativo de câmeras e radar que tem a função de acabar com os pontos cegos do veículo e alertar através de alarme sonoro e luz na coluna da porta – e o ESP (Controle Eletrônico de Velocidade), um sistema que reduz o risco de capotamentos e derrapagens em curvas, baseado na correção do torque e na aplicação individual dos freios. Os novos caminhões têm preço entre 4% e 6% maior que os modelos que estavam em linha e todo o pacote de segurança custa cerca de 50 mil reais. “Não há no mundo caminhão com tamanha tecnologia de segurança. Nossos clientes merecem o que há de melhor”, finalizou Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil. (JG)