Por João Geraldo

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FH, um dos pesados produzidos atualmente em Curitiba/PR Modelo NL 10 foi o primeiro caminhão Volvo montado no Brasil

Constituída em 24 de outubro de 1977, a Volvo do Brasil está comemorando 30 anos de instalação no País (em Curitiba/PR) e se posiciona como um dos maiores fabricantes do setor de caminhões e ônibus. Nestas três décadas a empresa produziu mais de 140 mil veículos pesados, aos quais se incluem produtos como pás carregadeiras sobre rodas, caminhões articulados, motoniveladoras e escavadeiras, produzidos pela Volvo Equipamentos, instalada em Pederneiras/SP.

A montadora encerrou o ano passado na liderança de caminhões pesados no Brasil, mercado que absorve cerca de 60% da produção, sendo que a montadora exporta veículos montados e componentes para vários países. Para os Estados Unidos, por exemplo, são enviados blocos de motores de 13 litros, enquanto países da Europa, Oriente Médio, África do Sul e Austrália recebem cabines. “Somos um importante elo no sistema industrial global da Volvo”, lembra Tommy Svensson, presidente da companhia no Brasil.

As pesquisas para montar uma unidade de caminhões no Brasil começaram em 1972, quando os suecos Tage Karlsson, da área de planejamento do produto, e Anders Levin, responsável pela área de caminhões, rodaram pelo Rio de Janeiro/RJ para Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, Curitiba/PR e Porto Alegre/RS com um Fusca. O objetivo era levantar dados sobre a economia, a frota de caminhões e outros elementos que ajudaram a matriz, em Gotemburgo, na Suécia, a decidir pela instalação de uma unidade no Brasil. Na época, o transporte rodoviário era feito com caminhões médios e leves e o estudo recomendava a instalação de uma fábrica para montar caminhões pesados em locais como Campinas/SP, Belo Horizonte/MG ou Porto Alegre/RS, estes dois últimos por conta da meta do governo que queria descentralizar o parque industrial.

A proximidade com o Porto de Paranaguá contribuiu para a escolha por Curitiba. Outro elemento é que no final de 1973, o então presidente do Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep) foi à sede mundial da Volvo tentar a instalação da fábrica em Curitiba, a qual foi inaugurada oficialmente em 4 de dezembro de 1980, embora a produção de motores e chassis de ônibus tivesse começado um ano antes. Karlsson foi o primeiro presidente da Volvo do Brasil.