Por João Geraldo
Resultado de um ano e meio de desenvolvimento, o Volvo FM 10X4 480, com motor de 13 litros e 480cv de potência a 2.400 Nm, apresentado no final de setembro é um veículo com vários diferenciais em relação aos modelos que a companhia produz no dia-a-dia para o transporte rodoviário de cargas, e até mesmo de outros veículo da marca para aplicações específicas. “Após receber o desafio da Vale (Companhia Vale do Rio Doce) para fazermos um caminhão 10X4 com capacidade para 50 toneladas de carga líquida no chassi, vimos uma oportunidade e começamos a trabalhar no veículo”, disse Bernardo Fedalto, gerente de caminhões da linha F, que acrescentou ainda ter buscado ajuda da Volvo Equipamentos de Construção, divisão da companhia que produz máquinas, tratores e outros equipamentos pesados.
O FM 10X4 480 foi desenvolvido por solicitação da CVRD (Companhia Vale do Doce) que queria um veículo para substituir os pesadões de 130 toneladas ou mais, em certas aplicações nas minas de minério. De acordo com Marcelo Müller Perpétuo, gerente geral de manutenção da CRVD, Departamento de Ferrosos Sudeste, na região de Mariana/MG, existem várias vantagens em operar com veículos menores no lugar de equipamentos de grande porte, tais como facilidade de movimentação, estradas menores e também maior facilidade de manutenção.
Perpétuo lembrou que propôs o desenvolvimento de um 10X4 para 50 toneladas também para outras montadoras, mas só a Volvo aceitou o desafio de fazer um veículo conforme a necessidade da empresa. Nas minas, o FM 10X4 480 vai operar por vias privadas de compactado em velocidade máxima de 30km/hora.
Para a Volvo, o desenvolvimento é uma quebra de paradigma, um tipo de veículo que não existia no Brasil, por isso foi encarado como um desafio que exigiu um trabalho conjunto também com a mineradora. “ A Vale disse para não inventar muitas coisas e tivemos que partir de um veículo rodoviário para chegarmos ao FM 10X4 e o desenvolvimento foi rápido, pois vamos entregar em dezembro o primeiro lote, com 52 unidades, de um total de 104, acrescentou Fedalto. O lote de FM 10×4 foi negociado junto com um pacote de apoio que inclui programas de manutenção, treinamentos, serviços de call center, entre outros.
O FM 10X 480 é equipado com suspensão a ar com controle de nível eletrônico. O sistema permite que o caminhão se acomode aos terrenos e obstáculos que encontrar pelo caminho. Deonir Gasparin, engenheiro da Volvo, explica que se trata de uma suspensão inteligente, que também acompanha o carregamento do caminhão e que esta é uma grande vantagem do veículo. Além disso, o eixo central pode ser levantado quando o veículo não estiver em operação e sem carga. Os primeiros três eixos do caminhão são direcionais.
Outros detalhes técnicos do veículo são o freio VEB 500 com potência de 500cv, que opera com dois dos quatro tempos do motor, conjugando o freio motor convencional de escape a um dispositivo interno de controle de compressão no tempo de compressão e caixa de câmbio sincronizada de 14 velocidades à frente e duas à ré e caçamba com capacidade para 22m3.
“É um caminhão para quem precisa de grande produtividade”, sintetiza Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil.
VEÍCULOS VOCACIONAIS |
Mineração, cana-de-açúcar, construção e transporte de madeira são setores que exigem o uso de caminhões vocacionais, isto é, de veículos traçados que incorporam características técnicas para trabalhos mais pesados. Até a chegada do FM 10X4, a Volvo contava com o VM 6X4, FM 6X4, FM 8X4 e FH 6X4 . De acordo com Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil, as aplicações de veículos vocacionais saíram de 17% em 2004 para 35% em 2007, um crescimento que levou a montadora a aumentar sua linha de produtos com a oferta de veículos de 260 a 520cv de potência. Por outro lado, os veículos rodoviários apresentaram queda no mesmo período, de 48.531 unidades para 39.873 em 2006 (-69%) e com expectativas de fechar este ano com 50 mil unidades.
A produção de minério de ferro no Brasil, por exemplo, deverá saltar dos atuais 317 milhões de toneladas/ano para cerca de 600 milhões em 2011, o que significa um crescimento entre 10 e 11% ao ano, enquanto o setor de cana-de-açúcar e álcool teve aumento de 54% desde 2001. |
VOLVO NA FENATRAN |
A Volvo expõe na Fenatran – 16o Salão Internacional do Transporte – toda sua linha de caminhões médios, semipesados e pesados formada pelos modelos VM, FM e FH. Entre os veículos que estarão em exposição, a montadora dará destaque também para os veículos traçados, representados pelo VM 6X2R e 6X4R e FH 6X2T e 6X4T, além da novidade que acaba de ser apresentada, o FM 10X4R. A empresa dará destaque também aos 30 anos de atuação no Brasil e os 20 do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, uma campanha de mobilização social em prol de um trânsito mais seguro. Outro destaque será a apresentação de uma série limitada de caminhões (serão produzidas apenas 80 unidades) alusivas aos 80 anos da marca no segmento de veículos automotores. |