Por João Geraldo

Além de exibir pela primeira vez no Brasil o modelo FH com motor de 16 litros e 700cv de potência, que lhe garante a condição de ser atualmente o caminhão mais potente do mundo, a Volvo apresenta em seu estande na Fenatran 2009 sua gama completa de veículos para o transporte rodoviário de cargas e também toda a tecnologia que disponibiliza em seus produtos, tanto em segurança veicular quanto em conforto e soluções para o mercado.

A linha de veículos Volvo para o segmento de transporte de cargas disponibilizada para o mercado brasileiro é formada pelas famílias de modelos VM, com versões de 210, 260 e 310cv; FM, com motores de 11 e 13 litros e potências de 370, 400, 440 e 480cv e a FH, com opções de 400 a 520 cv de potência. Os veículos apresentados na Fenatran pela montadora acabam de ser lançados no mercado brasileiro.

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Esta nova linha recebeu várias melhorias na cabine e passaram a oferecer um pacote de tecnologia veicular que aumentam a segurança para contribuir com a redução de acidentes nas rodovias. Todos os modelos da linha FH apresentados na Fenatran já são vendidos no Brasil com vários sistemas de segurança, como o ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), um moderno dispositivo criado pela Volvo. Sua função é reduzir a possibilidade de derrapagem e de capotagem em curvas fechadas, e também quando a velocidade do veículo é incompatível com a curva. “Sua principal função é detectar situações de perigo para o veículo e – quando necessário – atuar rapidamente para prevenir um eventual acidente”, explica Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da montadora. Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo, explica que a correção do torque e a aplicação individual dos freios são possíveis graças a um avançado conjunto de dispositivos. “Tudo é feito a partir de informações obtidas por meio de sensores de direção no volante, de aceleração lateral do veículo e da velocidade das rodas”, detalha.

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Outro dispositivo de segurança disponível é o LKS, que faz o monitoramento da faixa da rodovia e previne a saída involuntária do caminhão da pista, nos casos, por exemplo, de desatenção do motorista. Esta tecnologia evita, entre outras ocorrências, que o caminhão saia da estrada ou que avance para a pista contrária. Já o ACC atua por meio de um radar e emite sinais sonoros todas as vezes que o caminhão se aproximar demais do veículo que segue à sua frente. “Se o motorista não atender aos avisos sonoros e houver necessidade o freio motor e os freios de serviço são acionados para reduzir a velocidade automaticamente”, explica Bernardo Fedalto, gerente da linha F de caminhões Volvo.

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Ainda como itens de segurança, os caminhões da marca podem ser equipados no Brasil também com o sistema LCS, um sensor de ponto cego que também utiliza radar de última geração para informar que existe um objeto na lateral direita do caminhão quando está trocando de faixa de rolamento. “Nossos veículos são uma referência mundial em segurança e conforto”, completa o presidente da Volvo do Brasil, Tommy Svensson.

Volvo FH 480
Volvo FH 480

A montadora mostra também sua preocupação com o conforto dos ocupantes de seus veículos. Um dos destaques está na linha FH, que passou a disponibilizar a cabine Globetrotter XL, a qual é 140mm mais alta que a versão anterior, lançada no ano passado, e permite que o interior da cabine tenha 2.100m de altura entre o piso e o teto. A cama tem 76cm de largura e conta com encosto ajustável e facilita o acesso à caixa de armazenamento sob ela e também aos compartimentos laterais sem necessidade de o motorista sair da cabine para acessá-los. A iluminação interna dispõe de lâmpadas com três tipos de claridade e os modelos são entregues com um kit de preparação para instalação de TV LCD, de fixação do aparelho, cabeamento e som incorporado ao sistema de áudio.

Volvo FM 370
Volvo FM 370

A linha FM é equipada com a cabine anterior do FH e oferece espaço interno de 390mm entre o piso e o teto. A versão de 11 litros em exposição no estande da Volvo oferece suspensão pneumática para aplicações rodoviárias no transporte de produtos perigosos e outras operações, além de opções de entreeixo de 3.000, 3.200, 3.400 e 3.700mm. De acordo com o engenheiro de vendas da Volvo do Brasil, Roberto Gribosi, os cavalos-mecânicos da linha FM 11 podem puxar implementos de 15,5m e carregar até 30 pallets.

Os modelos VM, médios, semipesados e pesados, estão representados no evento pelo Volvo Eco Experience, versão lançada este ano para destacar a importância que a ecologia tem para a marca. Reinaldo Serafim, gerente de caminhões da linha VM, acrescenta que o Eco Experience tem uma excelente combinação de motor, caixa de câmbio e eixo traseiro de simples velocidade, que proporcionam ao veículo um trem de força bastante econômico dentro da categoria.

Além dos veículos apresentados na Fenatran, a montadora mostra também aos transportadores seu pacote de soluções para o transporte rodoviário de cargas denominado de soft products. Lucimari Stocco, gerente de marketing da Volvo do Brasil, comenta que a montadora procura dar uma solução completa para o transportador e também atender todas as suas necessidades. Adriano Merigli, diretor-presidente da Volvo Financial Services Brasil, acrescenta que entre as soluções estão ofertas diferenciadas em financiamentos, com taxas competitivas, seguros e consórcio.

A montadora exibe também seus produtos e serviços para a área de pós-vendas, como o VOAR (Volvo Atendimento Rápido), treinamento de motoristas, lubrificantes genuí-nos da marca, peças remanufaturadas Volvo (Reman), seminovos Viking, serviço planejado Volvo e a gestão de oficinas de clientes.