Por Daniela Giopato
A Ford marca sua participação na Fenatran 2009 expondo sua linha Cargo 2010, que recebeu atualização na cabine para se chegar a um design mais moderno, com modificações nos parachoques, soleira e fender pintados na cor do caminhão. A grade do radiador ganhou cor cinza, as lanternas lentes de cristal e novo logotipo da Cummins na porta. Para a série F 2010 a montadora preparou novas cores como o branco Ártico, verde Laguna e azul Noronha (que substitui o branco Diamante), além do verde Bali e vermelho Milão nos modelos F-350 e F-4000. Um dos principais lançamentos da Ford na Fenatran é o Cargo rodoviário 1832e, um caminhão plataforma com engate para Julieta tracionado com motor de seis cilindros com 320 cv a 2.000 rpm. O modelo é equipado com dois tanques de combustível, de 275 litros cada um, para garantir maior autonomia ao veículo, que tem capacidade máxima de tração de 45.150kg.
Pedro de Aquino, gerente de marketing de caminhões, explica que o aumento das restrições à circulação de caminhões nas grandes cidades tem impulsionado o segmento de transporte logístico, com aplicação de veículos com maior capacidade para conexão até os centros de carga, de onde parte a distribuição em veículos menores. “O Cargo 1832e oferece uma série de vantagens nesse tipo de aplicação, com grande eficiência”, explica. O modelo tem sistema de freio com válvula sensível à carga no eixo traseiro para garantir a segurança e controle, direcionar e evitar o travamento das rodas traseiras nas condições de carga parcial ou vazio.
Outros destaques da linha Cargo 2010 são os pesados 2628e 6×4, 2622e 6×4 e o modelo 1722e, que passam a oferecer tomada de força traseira para a instalação de betoneira e compactador de lixo. “É um diferencial importante porque torna mais simples e rápida a implantação para aplicações como mixer e na coleta urbana, dois segmentos que estão crescendo no mercado”, afirma Pedro de Aquino.
Disponível com distâncias entreeixos de 4.120mm e 5.260mm, o Cargo 2628e tem motor de seis cilindros e 275 cv e transmissão com marcha extrareduzida, além de peso bruto total técnico de 26.200kg e capacidade máxima de tração de 42.000kg. O sistema de freio possui válvula sensível (LSV) e filtro secador de ar. O Cargo 2622e 6×4 (motor de seis cilindros e 220 cv e PBT técnico de 26.200 kg) também conta com marcha extrareduzida e na versão com tomada de força traseira o entreeixos é de 4.120mm.
Já o Cargo 1722e é indicado para entrega fracionada, milk run, carga seca, transporte de bebidas, gás, basculante, tanque, entre outros. Seu peso bruto total técnico é de 16.800 kg e capacidade de carga útil – mais carroceria – de 10.810 kg. Na nova versão, a distância entreeixos é de 4.800 mm e também pode ser utilizado como coletor e compactador de resíduos. Seu motor tem seis cilindros e 220 cv de potência acoplado a uma transmissão Eaton de seis velocidades sincronizadas.
A Ford apresenta também em seu estande o F-4000 4×4, veículo pentacampeão do Rally dos Sertões; o Cargo 4532e do time Ford Racing Trucks/DF Motorsport na Fórmula Truck; o Cargo 815e Odontomóvel do projeto Sorrindo com a Ford, que comemora 10 anos de atendimento odontológico gratuito para motoristas de caminhão, e os já conhecidos Cargo 712, Cargo 2428e 6×2, F-350 e a picape Nova Ranger, todos na linha 2010. Além dos caminhões, a montadora apresenta na Fenatran uma nova versão do Transit, para ampliar sua linha de vans no País. Oswaldo Jardim, diretor de caminhões da Ford, acrescenta que todos os veículos da marca seguem a tradição da empresa – que este ano comemora 90 anos de Brasil – de oferecer soluções eficientes e econômicas para o transporte rodoviário