Com base nas informações da telemetria, o objetivo da montadora é partir para uma nova etapa que consiste no treinamento de motoristas na condução de maneira mais econômica e segura. O RIO já opera há dois anos na Europa onde está presente em mais de 120 mil veículos. No Brasil, o serviço começa com mais de 1.000 caminhões conectados

Por João Geraldo

A plataforma on-line RIO, solução de monitoramento de transporte e logística baseada em nuvem, acaba de ser inaugurada oficialmente no Brasil pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. Aplicável a todos os tipos de negócios, desde grandes frotas a veículos de autônomos, o serviço estará presente em todos os novos caminhões Volkswagen e MAN, os quais já sairão de fábrica conectados e com o serviço grátis. Num primeiro momento, estará disponível apenas nos modelos MAN TGX.

A plataforma RIO combina as informações sobre caminhões, reboques e as entrega com dados sobre tráfego, clima e navegação, resultando em recomendações valiosas para a ação em tempo real. O serviço foi lançado pelo Grupo Traton na Europa há dois anos e já está presente em mais de 120 mil veículos, de quase 9.000 frotas. Aqui no Brasil o serviço começa com mais de 1.000 caminhões conectados, segundo Joel Silveira, head da plataforma RIO. No Brasil, os parceiros da Volkswagen Caminhões e Ônibus na plataforma RIO são a Omnilink, Autotrac e Vivo.

Os serviços RIO podem ser adquiridos individualmente, compondo a combinação mais adequada ao negócio e também serem contratados e cancelados à escolha do cliente. E não existe permanência mínima ou multa ao desativar o serviço. A coleta dos dados do caminhão é feita por meio da RIO Box, instalada na fábrica.

Entre os pacotes de serviços ofe­recidos constam:

RIO Essentials – Gratuito e reúne dados como velocidade média, distâncias percorridas, consumo médio e posição dos veículos. As informações são atualizadas a cada 15 minutos e armazenadas pelos últimos 10 dias, formando a base para a gestão inicial da frota.

RIO Geo – Monitora o veículo, minuto a minuto, permitindo roteirização inteligente, com base em dados de tráfego, peso e altura das vias. Tem funções como criação de cercas e pontos de interesse no mapa, estão disponíveis e geram alertas para o gestor. O histórico é armazenado por três meses.

RIO Advance – Possibilita ampliar o prazo de armazenamento e acesso aos dados em até 25 meses, permitindo análises de longo prazo. Os dados captados pela RIO Box podem ser acessados pelo celular e permitem o acompanhamento dos negócios e intervenções em tempo real.

RIO Security – Dirigido à gestão de riscos e segurança da carga, segundo a Volkswagen esse pacote de serviço é homologado pelas principais empresas gerenciadoras de riscos no Brasil.