Por João Geraldo

Equipados com o novo motor de 367cv de potência, os caminhões Constellation, apresentados em agosto, colocam a Volkswagen entre as montadoras que concorrem com veículos de carga na faixa acima de 45 toneladas de peso total bruto combinado. Os modelos que estão chegando ao mercado são o 19.370 4X2 para até 4800 toneladas de PBTC; 31.370 6X4 para operações fora-de-estrada, em canaviais, por exemplo, e o 25.370 6X2 um estradeiro para composições na faixa de 45 a 48 toneladas de PBTC.

Anunciada há exatamente um ano pelo presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortês, a motorização mais potente é a principal novidade dos novos produtos. Além de marcar o ingresso em uma nova faixa do mercado do transporte rodoviário de cargas para a montadora, trata-se de um produto desenvolvido em parceria com a MWM International e por isso traz a marca Volkswagen impressa na tampa cabeçote. O trabalho para deixar o engenho pronto e confiável consumiu mais de 50 mil horas de trabalho de engenharia somados a 3,5 milhões de quilômetros rodados em testes em diversas condições.

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O motor, modelo NGD 370, de 9.3 litros, tem seis cilindros em linha – com quatro válvulas em cada. Com 367cv de potência a 2000 rpm, é equipado com turbo-compressor de geometria variável, o Multi Turbo System, que ajuda o motor a ter característica como alto torque em baixa rotação. Outro destaque é o sistema de injeção HEUI (Hydraulic Eletronic Unit Injector), desenvolvido com a Siemens/VDO.

As novas versões Constellation chegam com novidades também embaixo da cabine, no que se refere ao conforto do carreteiro. Trata-se de um novo sistema de suspensão que incorpora amortecedores frontais e traseiros com regulagem. Identificado com High Comfort é item de série no cavalo-mecânico 25.470 6X2 e opcional nas outras duas versões. Sua função é tornar a cabine – que conta com seis anos de garantia contra corrosão – mais confortável com o veículo em movimento. Outra novidade, esta menor, é a substituição dos botões do bloqueio transversal do diferencial, de acionamento do freio motor e do controle de tração.

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Os tanques podem ser em plástico ou alumínio, um de plástico de 275, ou dois (550 litros) ou então o de 480 litros de alumínio, para o modelo estradeiro de 25 toneladas, o qual pode receber duas unidades.

O diretor de vendas e marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, acrescenta que os clientes experimentaram e gostaram da motorização e dos novos produtos, para os quais está se concedendo dois anos de garantia e mais o VolksTotal no primeiro ano ou 100 mil quilômetros rodados. Apesar de ser um mercado novo para a marca, como lembra Alouche, ele admite que a Volkswagen quer encerrar o ano de 2007 com 20% de participação no segmento.

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Motor MWM internacional tem 367 CV de potência

Durante apresentação dos novos veículos, Cortês destacou que a meta da Volkswagen com as novas versões do Constellation é conquistar 30% do mercado de caminhões na faixa de 45 a 57 toneladas de PBTC. Para isso a empresa já investiu na preparação da rede de concessionários (hoje com 142 exclusivos), treinamento de pessoal, vendedores e até motoristas para treinar clientes. O executivo acrescenta que peças e acessórios terão atendimento prioritário para os modelos extrapesados, sem esquecer os demais produtos da marca.

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A caixa de câmbio que equipa os veículos é a ZF-Ecosplit 3, de 16 marchas à frente sincronizadas, a qual é dotada de sistema pneumático auxiliar, denominado “Servoshift”, que permite o engate de marchas de forma suave e precisa. É uma caixa mais leve por ter carcaça de alumínio e mais silenciosa em razão das engrenagens helicoidais. De acordo com o fabricante, esta transmissão permite que o motor trabalhe na melhor faixa de rotação, que resulta em menor consumo de combustível e redução das emissões de poluentes.

Os caminhões Constellation com motor de 368cv chegam com preços especiais de lançamento, sendo R$ 282 mil para o modelo 19.370 4X2, R$ 299 mil para o 25.370 e R$ 309 mil para a versão 31.370. Os valores são, respectivamente, 13, 6 e 12% maiores do que os respectivos modelos equipados com motor de 318cv. Ainda como promoção especial de lançamento, a Volkswagen entrega o caminhão com o Volksnet instalado e com assinatura paga por três meses, válido até dezembro deste ano.

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O Volksnet é um sistema de monitoramento, rastreamento e controle de operação do veículo – desenvolvido em parceria com a Control Loc – que disponibiliza informações que permitem o monitoramento e planejamento da operação de transporte. O mapeamento é feito através da Internet. Além da localização do veículo o sistema permite verificar em tempo real o consumo de combustível, velocidade e rotação do motor, tempo de rodagem em cada marcha na faixa econômica do motor e a freqüência de uso do freio motor.

O sistema também emite alarmes sonoros através do computador de bordo referente ao funcionamento do caminhão, temperatura do motor, água no diesel e alerta de defeitos. Também registra se o motorista não está dirigindo de maneira adequada, como frenagens bruscas, “banguela”, e excesso de velocidade, inclusive na chuva. Trata-se de um equipamento visto pelo motorista como um verdadeiro “dedo duro”.