Ao longo dos anos, existiram fatos que marcaram  a história do transporte de cargas no Brasil. Será que você sabe algum deles? Algumas décadas atrás, os caminhões tinham poucos recursos, o volume de carga estava crescendo, muitas montadoras decidiram investir no país e ainda não existia a necessidade de rastrear a carga e o veículo. Hoje tudo é bem diferente.

7 caminhões que marcaram época no Brasil

Vamos viajar no tempo e conferir alguns fatos que marcaram a história do transporte de cargas no Brasil?

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As montadoras de caminhões movimentavam muitas empresas do setor automotivo e toda a cadeia de auto partes para supri-las, como o segmento de pneus novos e reformados, combustíveis, lubrificantes, peças e serviços em geral.

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A International Harvester, que desde 1957 produzia caminhões no País – em fábrica instalada em Santo André, no ABC Paulista. O veículo da marca era o NV184, com PBT de 8,4 toneladas, impulsionado por um motor V8 a gasolina que gerava 184cv de potência. Nos anos seguintes, após a empresa ter fechado as portas em 1965, e ter produzido 5.669 unidades, muitos deles foram convertidos a diesel.

A Chrysler, primeiro fabricante de caminhões a patrocinar a Revista O Carreteiro, começou a montar caminhões no Brasil em 1969, na mesma fábrica onde eram montados os caminhões International Harvester. O modelo inicial foi o D700, com 19 toneladas de PBT. Depois viram o médio D400 e a camionete D100, todos com motor V8 e de 196cv de potência. Os modelos da marca foram produzidos até 1983, após a Volkswagen ter comprado a empresa e entrado no segmento de caminhões.