A Volvo está comemorando este mês a produção de 100 mil caminhões no Brasil, iniciada em julho de 1980, quando o primeiro pesado da marca – o N10 saiu da então recém-inagurada linha de produção. O modelo número 100 mil foi um FH 12 420, cabine com teto alto, na cor prata, entregue para um dos mais tradicionais clientes da marca, a Schio, empresa de transporte, armazenagem e distribuição, que vai usar o veículo na rota São Paulo – Chile.

Apesar da diferença quilomé-trica entre o FH 12 atual e o N10, Bernardo Fedalto, gerente de caminhões pesados da Volvo, lembra que o primeiro caminhão da marca fabricado no Brasil já era um veículo avançado para a época e que até hoje ainda existem muitas unidades em operação no País.

Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo, destaca que os caminhões produzidos hoje em Curitiba tem o mesmo nível de qualidade e tecnologia dos veículos da marca montados em outros países, por isso atendem também as exigências de outros mercados. Desde o lançamento do N10 até hoje, a Volvo lançou seis gerações de caminhões no Brasil e foi a primeira montadora instalada no País a ter o caminhão com injeção eletrônica de combustível (JG).