Entre janeiro e junho deste ano, a produção e venda de caminhões apresentaram crescimento acima de 45% sobre o mesmo período de 2018. Os pesados continuam a ser os mais procurados, com 24 mil unidades licenciadas no período, volume acima da metade do total de todas as categorias

Por João Geraldo

A pesar de o mês de junho ter registrado queda no número de emplacamentos de caminhões em relação a maio, o fechamento do primeiro semestre deste ano apresentou crescimento em relação aos primeiros seis meses do ano passado. Sem considerar os modelos semileves, no total foram licenciadas 44.137 unidades, contra 30.210 em igual período de 2018.

Trata-se de um crescimento acima de 45%, alavancado especialmente pelos modelos pesados. Além do volume de licenciamento, produção de veículos de carga acima de 6 toneladas de PBT também apresentou evolução no primeiro semestre, com o registro 55.4 mil unidades, contra 49,6 mil no mesmo período de 2018.

No comparativo entre o primeiro semestre deste ano e do ano passado, o emplacamento só de modelos pesados avançou de 14.189 para 24.041 unidades, um salto de 69,4%. Um dos motivos é a demanda de setores do agronegócio, como o transporte de grãos, de cana-de açúcar e madeira. Nesta categoria, que representa o grande filão da indústria de caminhões, o maior volume de emplacamentos no primeiro semestre de 2019 é de veículos da marca Mercedes-Benz. No total, foram licenciados 7.097 veículos, dos quais 5.541 são para aplicação rodoviária e 1.556 destinados ao segmento fora de estrada.

Com 2.070 unidades licenciadas entre janeiro e junho, o Mercedes Actros 2651 6×4 se sobressaiu como o pesado mais vendido no semestre

O modelo da marca com maior volume de emplacamentos é o Actros 2651 6X4, com um total de 2.070 unidades emplacadas nos primeiros seis meses de 2019. Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da companhia, justificou que a liderança na categoria pesada se deve ao desempenho comercial das famílias Axor e Actros. O executivo acrescentou que o Actros traz sempre as novidades esperadas pelos transportadores e carreteiros. Ainda entre os pesados, o Volvo FH 540 foi o campeão de licenciamentos no período, 3.158 unidades das 6,321 registradas pela marca. A Scania, por sua vez, emplacou 5.670 modelos na categoria.

Dos 1.630 caminhões leves Volkswagen vendidos no primeiro semestre, o Delivery 9.170 garantiu o emplacamento de 1.507 unidades

Outra montadora que no semestre também se destacou no volume de licenciamento de veículos de carga é a Volkswagen Caminhões e Ônibus. A empresa encerrou o período na liderança em três das cinco categorias de caminhões do mercado brasileiro. Um dos destaques da marca é o Delivery 9.170, modelo leve que atingiu o emplacamento de 1.507 unidades das 1.630 e emplacadas pela marca nessa categoria. Juntas, todas as fabricantes licenciaram 5.392 caminhões leves, volume que representou queda de 4,9% em relação às 6.667 unidades do mesmo período do ano passado.

O FH, modelo líder de vendas da Volvo, tem contribuido há anos para manter em alta o número de emplacamentos de caminhões pesados da marca

Entre os médios, a Volkswagen avançou 67% no licenciamento. Esse resultado foi alavancado pelo Delivery 11.180, que teve 2.069 unidades emplacadas, de um total de 2.844 caminhões da marca inseridos nesta categoria. Este modelo, que está inserido numa faixa entre 8 e 13 toneladas tem crescido especialmente para a distribuição de bebida, começou a ser vendido em outubro de 2017. Os caminhões de 11 toneladas, de acordo com a classificação da Anfavea -Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, são médios e homologados para PBT de 10 a 15 toneladas. Entre janeiro e junho deste ano, os produtos destinados a esta faixa tiveram 4.669 unidades emplacadas, um crescimento de mais de 55% sobre as 2.986 licenciadas no mesmo período em 2018.

Volume de caminhões pesados Scania da nova geração licenciados indica que os novos produtos da marca estão fazendo sucesso junto aos transportadores

A Volkswagen se destacou também entre os semipesados, com o licenciamento de 1.652 unidades do modelo Constellation 24.280. Nesta categoria, de caminhões de distribuição, que cobrem a faixa de carga entre 15 e 30 toneladas de PBT, as montadoras emplacaram juntas 10.035 unidades. “Seja qual for a necessidade do transportador ou do frotista, nossa marca possui a melhor solução”, disse o vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, comentando a liderança da marca em diferentes segmentos.

O licenciamento de 1.432 unidades DAF, no primeiro semestre de 2019, tirou a marca da condição de lanterna na fila de fabricantes de caminhões pesados no País

Os semipesados – que incluem caminhões 4×2, 6×2 e 8×2 – são da categoria que detém o segundo maior número de emplacamentos no País. O maior volume ficou com a Volkswagen, com 4.059 unidades no primeiro semestre ano. Mercedes-Benz emplacou 3.288 e a Ford 1.272. Na sequência aparece Volvo, com 807 veículos; Iveco, 523. e Scania, 79. Para completar o número de licenciamentos divulgado pela Anfavea, aparecem 04 caminhões de fabricantes não filiados à entidade, e 03 da DAF, embora a montadora ainda não atue nessa categoria aqui no Brasil, por enquanto.