Os shows musicais atraíram carreteiros, seus familiares e um grande público da região durante as três noites, com início sempre às 22h00. A dupla Marlon e Maicon abriu a primeira noite de shows, enquanto os também sertanejos Gian & Giovani se encarregaram de animar o segundo dia sob o patrocínio da Goodyear. O show de encerramento com Sérgio Reis, na sexta-feira, foi oferecido pela Petrobras Distribuidora.

Este ano, ao invés de recolher um quilo de alimento em troca do ingresso, a organização da festa optou pela venda do ingresso pelo preço simbólico de R$ 2,00, sendo que os carreteiros e seus familiares não pagaram para ver os shows. Metade do dinheiro arrecadado com a venda de ingressos para os shows (R$9.554,00) foram doados para as instituições Casa do Pequeno Trabalhador e Casa da Infância e da Juventude de Aparecida, às quais receberam R$ 4.777,00 cada uma.

Outra atração que já se tornou tradição é a eleição do rei e da rainha da Festa, que este ano coroou o motorista, Ricardo Rodrigues Carvalho, 28 anos, de Itajubá/MG, e a rainha escolhida pelos carreteiros, entre 30 candidatas, foi a morena Lilian de Paula Santos, de Aparecida/SP, que representou a Bridgestone Firestone. Este ano os carreteiros elegeram também três princesas: Patricia Mara das Neves, Wanessa Siquei-ra e Vanessa Karina, que representaram as empresas Locomotiva, Nova Dutra e Ecksil, espectivamente.

A tradicional Romaria de São Cristóvão e Nossa Senhora Aparecida – que saiu oficialmente do Posto Farol, no km 208,5 da Via Dutra – chegou às 15h00 ao pátio do Santuário. As imagens de Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão seguiram à frente do comboio, ao alto, sob o teto da cabine de um caminhão.

A Romaria foi patrocinada pela Goodyear e contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal nos cerca de 200 quilômetros da via Dutra. Sua chegada no Pátio do Santuário era aguardada por milhares de fieis e foi recebida com uma queima de fogos e revoada de balões, fornecidos pela Stahl. No mesmo dia, às 18h00 horas, os padres do Santuário celebraram a missa com bênção das chaves.

Como acontece há nove anos, a festa foi encerradas com grande queima de fogos. Durante a 25ª Festa do Carreteiro, a Casas Bahia sorteou dezenas de prêmios para os motoristas de caminhão. Os ganhadores foram de três geladeiras de 240 litros foram Charles R. Fritsche, Edson Mueller e Tailor G. Guimarães; TVs de 20” para Fabiano Mendes, Osmar Aparecido Brandão e Everton Barbosa; Auto-rádios CD para Jaci Mendes de Andrade, Antônio de Campos e Geraldo Majela Cardoso; Kits furadeira para João Batista Pereira, Sidmar P. de Camargo e Luiz Antônio Brandão; Micro-systems para Valdemiro Guerino, Maria S. A Rodrigues e José Rinaldo de Mello; Fogões de quatro bocas para José Benedito de Moraes, Anderson Dias Lima e Amado José da Silva; Bicicletas para Roberto Aguiar Milare, Ângelo Ferreira da Silva e José Iraci C. Lombardi; Liquidificadores para José Luiz Matos Borges, Cláudio F. de Souza e Edgar da Costa; Batedeiras para Ronaldo José Dias, José Luiz B. de Oliveira e Sebastião Amaro Neto e três Rádiogravadores para Carlos Alberto Pereira, Amilton José Siqueira e Adalgizo de Paula.Além destes prêmios foram sorteadas ma Romaria uma TV de 20”para Jediel da Silva Pinheiro e mais cinco bicicletas (sorteadas na Romaria) para Argemiro Peres de Souza, Severino T. de Lima Filho, Rodrigo Bertucchi, Cesar Messias Santos e RicardoNunes Pereira.

TRUCK SERVICE:
um espaço para o check-up dos caminhões

A principal novidade da 25ª Festa do Carreteiro este ano foi a realização do Truck-Service, um espaço onde os carreteiros fizeram um diagnóstico geral dos seus caminhões. “Foi um trabalho muito bom. Olharam tudo e não paguei nem um centavo. Se fosse em uma oficina ia gastar mais de R$ 200,00 e perderia no mínimo 6 horas, aqui não passou de uma hora”, comentou o mineiro de Poços de Caldas, Diego Francys Barbosa Gianelli, de 22 anos.

Seu caminhão está desalinhado, mas se fosse problema de geometria teria o conserto na hora”, comentou um dos profissionais que estava prestando serviço no veículo de assistência técnica da Michelin. Participaram do Truck Service a DPaschoal, Michelin, , Rodafuso, Shell, Vipal/Valecap, Wabco Minas Compressores Petrobras Distribui-dora. Esta, por sua vez, disponi-bilizou um espaço de atendimento Siga Bem e o aparelho Clean-Max, que descarboniza o motor e faz a limpeza dos bicos injetores e não ficou parado por nenhum momento. O motorista autônomo, Vicente de Paulo Campos, de 45 anos, disse que não costuma fazer avaliação da emissão de fumaça , e por isso aproveitou a oportunidade.

DPaschoal/Goodyear também permaneceram os três dias de Festa prestando atendimento aos caminhões. “Parei meu aqui e fiz um check-up do bruto, verificaram desgaste do pneu, a geometria do veículo, balancea-mento e folgas na suspensão”, comentou Paulo Rogério Piffer, empregado da transportadora Jolivan após ser atendido pelos técnicos da DPaschoal e Goodyear.

Cesar Kimio Nagashima, da Rodafuso, que esteve em parceria com a Agrostahl, contou que muitos caminhões apresentaram problema de má manutenção e lubrificação errada. “A gente olha em baixo do veículo e vê que foi lubrificado com produto errado”. Yuiti Hayashi, consultor técnico da empresa, explicou dizendo que este procedimento causa desgaste prematuro de cruzetas.

Os motoristas realizaram também teste de glicemia e exame de pressão arterial, oferecidos pelo Sest/Senat. Um médico e três enfermeiros atenderam, gratuitamente, carreteiro e familiares das 9h00 às 18 horas.
A Vipal participou em parceria com a Valecap com a carreta escola, utilizada para treinamento de borracheiros e os técnicos avaliaram pneus dos veículos.

O
s motoristas puderam fazer uma avaliação dos freios dos caminhões com os técnicos da Wabco. A Shell divulgou para os carreteiros os lubrificantes Rimula (para motor), Spirax (para transmissão) e Retinax (para rolamento).

TRUCK TEST:
No volante dos caminhões mais modernos do Brasil

Patrocinado pela Eaton, o Truck Test foi, a exemplo dos anos anteriores, um grande sucesso e contou com a participação de 951 motoristas de caminhão. As montadoras colocaram à disposição dos motoristas seus mais recentes lançamentos para serem experimentados num percurso de 4 Km que reúne as mesmas condições das estradas, tais como retas curvas, subidas e descidas, de modo que o carreteiro tenha oportunidade de usar todos os recursos do caminhão.

Realizado diariamente das 9h00 às 18 horas, o Truck Test deste ano contou com a participação de quatro montadoras e 10 caminhões: três Volkswagen (dois Titan Tractor 18-310 e um modelo 13.170 toco com motor eletrônico); três Ford (dois Cargo 4331 e um Cargo 2422 6×2 com terceiro eixo de fábrica); dois Mercedes-Benz (um 1728 S e um 1944 S) e dois Volvo (um FH12 380 e um VM 23 240).

Mais uma vez o Truck Test superou as expectativas dos organizadores e carreteiros e montadoras. De acordo com Carlos Mon-tagner, diretor da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e responsável pelos trabalhos do Truck Test, durante os três dias foram realizadas 951 viagens, um número bastante alto para apenas três dias de atividades.

Orlando Quesada Jr, coordenador da Ford, considera muito importante este contato entre os motoristas e os produtos da marca, porque são eles quem decidem pela compra do caminhão. José Américo Ferreira, coordenador da Volkswagen, acha importante a participação da empresa neste evento. “Pelo segundo ano consecutivo estamos disponibilizando uma sala de espera onde os motoristas assistem a uma palestra sobre motor eletrônico”.

Para Luiz Carlos Fabozzi, supervisor de propaganda e promoções da DaimlerChrysler, “o Truck Teste é um espaço muito importante, porque permite à empresa manter uma convivência mais direta com o público consumidor dos produtos da marca”. Orly Tafner, coordenador da Volvo, considerou extremamente importante a participação da empresa no evento, porque nele os motoristas têm a oportunidade de testar e conhecer as inovações tecnológicas que estão sendo introduzidas nos caminhões.