Por João Geraldo
Pelo terceiro ano consecutivo, a marca Mercedes-Benz é a vencedora do Rally dos Sertões, a maior competição fora-de-estrada com a participação de veículos pesados. A dupla formada pelo piloto André Azevedo e o navegador Robson Pereira, foi a primeira na categoria caminhões a chegar em Fortaleza/CE, depois de percorrer 4.298 quilômetros por estradas de terra e trilhas, cruzando rios, areais e outros obstáculos num período de 10 dias pelos Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Ceará. Em segundo lugar chegou outro caminhão Mercedes-Benz da mesma equipe, com o piloto Carlos Salvini e o navegador Guido Salvini.
Os caminhões utilizados são do modelo 1728 da geração FlexTruck lançados poucos dias antes do início da competição. Entre as modificações para transformar os veículos em máquinas de corrida constam a substituição do motor original OM906LA de 279cv pelo OM926LA, com 360cv , troca do câmbio Mercedes-Benz G221 de nove marchas pelo G-85 de seis e redi-mensionamento da suspensão.
Além de outras modificações para tornar o veículo apropriado ao tipo de competição, o caminhão de André Azevedo competiu equipado com caixa de câmbio ZF modelo ZFSD e pneus Pirelli modelo TG 85 11.00R22 para aplicações em fora-de-estrada e também utilizado em usinas e mineradoras.
As duas duplas contaram com apoio de nove profissionais (engenheiros, técnicos e mecânicos), dois caminhões Accelo 915C, uma van Sprinter e um Jeep Cherokee 4X4.
Ao final da competição, André Azevedo lembrou que estava na liderança da prova desde o prólogo, mas devido a um pneu furado na quarta etapa ele perdeu 16 minutos que tinha de vantagem e ficou 22 atrás de Carlos Salvini, mas a partir do dia seguinte começou a construir sua vitória. Já Salvini disse, ao conquistar o vice-campeonato, que largou na última posição devido a um problema, mas depois chegou a assumir a liderança, porém o pára-brisas do caminhão quebrou e ao passar por uma poça dágua a parte eletrônica do caminhão enguiçou. Com isso a dupla perdeu meia-hora. Mas elogiou o equipamento e classificou como competitivo. O Sertões, tido como o terceiro maior Rally mundo, este ano contou com a participação de 14 caminhões.