A Michelin está iniciando uma campanha mundial de unificação da marca denominada “A melhor maneira de ir mais longe” e tem como principal personagem seu boneco símbolo, o Bibelundum. O pacote inclui oito países da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Panamá e Venezuela), onde a empresa realizou uma pesquisa com sua marca, com oito mil entrevistados dos quais 71% eram do sexo masculino com idades entre 30 e 50 anos.

A empresa apurou que os usuários fazem a troca dos pneus por questão de segurança e também valorizam a qualidade dos produtos. O investimento total da michelin é de 2 milhões de dólares, dos quais a metade é destinada ao Brasil, maior mercado da marca no continente.

A partir da pesquisa, a Empresa desenvolveu a campanha de comunicação com os objetivos de diferenciar a marca da concorrência, calcada na figura do seu boneco símbolo; aproximar a marca do consumidor, para que ela passe a fazer parte da lembrança dele e também apresentar ao público alvo a linha de produtos.

O apelo maior da campanha, na TV e rede de revendendores, é voltado para pneus que equipam automóveis, picapes e veículos 4X4. Trata-se do segmento no qual a empresa detém no País apenas 9% de participação no mercado de reposição e que pretende ampliar, até 2009, para 20%, percentual considerado o nível mundial da marca.

De acordo com Carlos Eduardo Pinho, diretor de comunicação da Michelin, a marca detém cerca de 24% de participação do mercado de pneus de carga e 30% do mercado geral de pneus radiais para veículos pesados. Ele anunciou também que a fábrica de pneus de carga vai aumentar em 40% a produção nos próximos anos(JG).