Resultados obtidos na Fenatran pelas fabricantes de caminhões, implementos rodoviários e demais fornecedores de produtos e serviços para o setor do transporte de cargas trouxeram maior ânimo e melhores expectativas para que o País comece, de fato, a andar um pouco mais rápido

Por João Geraldo

A opinião é geral. A Fenatran deste ano superou todas as outras edições anteriores, tanto em novidades, quanto em volume de negócios e público. E mais, contribuiu para aumentar as expectativas acerca da recuperação do setor de transporte em geral, sobretudo, da economia brasileira. O visível otimismo das empresas trouxe com ele a mensagem de que agora o País deve começar a voltar ao eixo, especialmente no crescimento das vendas de caminhões, as quais representam um termômetro da economia, porque sinalizam aumento de produção e, consequentemente, mais carga para ser transportada.

O aquecimento do mercado de caminhões registrado durante os primeiros nove meses de 2019 já sinalizavam que a feira poderia trazer bons resultados, os quais se confirmaram e levou empresas, e até mesmo, a Anfavea (associação que representa os fabricantes da indústria automotiva), a revisarem positivamente suas previsões de fechamento do mercado de caminhões este ano. “A Fenatran de 2017 foi a feira da retomada, essa de 2019 foi a da confirmação”, disse o presidente entidade, Luis Carlos Moraes.

Pela estimativa da Anfavea, este ano será encerrado com crescimento de 35% nas vendas de caminhões sobre 2018, ultrapassando a marca de 100 mil unidades. Luis Carlos Moraes lembrou que esse número não era alcançado desde 2014, e acrescentou que estamos “vivendo um momento especial para entrar em 2020 acelerando”.

Volvo
A Volvo fez este ano o dobro de negócios que havia realizado na Fenatran de 2017, incluindo outras transações como planos de serviços e consórcio

A Volvo, por exemplo, duplicou o volume de negócios em relação a Fenatran de 2017, conforme afirmou o diretor comercial da empresa, Alcides Cavalcanti. “Houve muitas compras por parte dos transportadores, não somente de caminhões mas também de outros produtos, como de planos de serviços, seguro e consórcio. Fizemos negócios em todas as áreas e muitos clientes vieram à Fenatran para conhecer as novidades e comprar caminhões”, disse o executivo, reforçando que a Volvo espera superar um bilhão de reais em negócios gerado na feira.

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A Iveco teve mais de 2.000 pedidos de compra de caminhões formalizados nos cinco dias da feira e aposta que, em 2020, haverá renovação de frota

O diretor de marketing da Iveco para a América do Sul, Thiago Carlucci, acrescentou que além da expectativa de que a Fenatran deve ajudar a aquecer o mercado de transporte em 2020, a necessidade de renovação da frota será também um impulsionador para os transportadores e motoristas autônomos buscarem opções de produtos para as demandas do segmento. O executivo disse ainda que durante a feira foram formalizados mais de 2.000 pedidos, um número bastante expressivo, além do estreitamento do relacionamento com clientes que puderam ter um contato mais próximo com os representantes da marca.

Carlucci destacou que a Iveco está preparada para o crescimento do mercado e para atender a demanda. Ele lembrou que a marca conta com portfólio completo de veículos, que parte de modelos leves até os pesados, além de estar assistida por uma rede de concessionários pronta para atender o cliente em todo o País.

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A DAF mostrou os modelos médios e semipesados que poderão ser lançados no Brasil e comemorou vendas de unidades para serem entregues este ano

“Um dos pontos importantes do sucesso da Fenatran foi termos efetuado diversas vendas, com alta taxa de conversão em negócios efetivos e a maior parte dessas entregas acontecerá ainda este ano, contribuindo para o bom resultado companhia”, destacou o diretor comercial da DAF Caminhões, Luis Gambim. Outro ponto, acrescentou o executivo, é a feira ter sido um importante termômetro para mostrar que os clientes estão confiantes na melhora do desempenho do mercado, e também mais seguros para renovarem suas frotas.

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Os novos VW Delivery V-Tronic ganharam destaque e marcam a chegada da eficiência das transmissões automatizadas aos caminhões leves

Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, reforçou que o evento foi um grande termômetro do otimismo do transportador brasileiro. O executivo também confirmou que o volume de negócios da montadora que superou as expectativas. “Esse é um sinal de que temos motivos para esperar um bom ano em 2020, mas acreditamos que a retomada do crescimento econômico seja a principal variável nessa equação. Nossa marca acredita no Brasil”, concluiu.

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A Mercedes-Benz colocou o Novo Actros em destaque, inclusive, a versão com o MirrorCam, tecnologia de câmeras que substituem os retrovisores convencionais

Na visão do diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz do Brasil, Ari de Carvalho, a Fenatran de 2019 foi um marco para o setor de transportes e para a economia do Brasil. “Durante cinco dias de evento, não se ouviu falar na palavra crise, o que significa que o Brasil está em ritmo de crescimento e de recuperação”, avaliou. Carvalho acrescentou que a presença de muitos clientes no evento para fechar negócio, renovar ou ampliar suas frotas, foi uma demonstração do investidor de maior confiança no País.

“Com o encaminhamento das reformas, a inflação caindo e o PIB reagindo, acreditamos que teremos um Brasil novo em 2020, com volumes de vendas ainda maiores do que em 2019”, presumiu. O executivo acrescentou que o País tem dimensões continentais e um grande potencial para as atividades econômicas girarem com caminhões. “A economia está ganhando velocidade, mas precisamos ter cuidado para que ela não descarrilhe, como aconteceu na última década”, concluiu.

Scania
A Scania teve vários motivos para comemorar, como o início das vendas de caminhões a gás e venda de mais de 1.000 contratos de manutenção

O gerente de marketing e comunicação da Scania Brasil, Márcio Furlan, disse que foi batido o recorde de visitantes e clientes na área de negócios. Furlan destacou que durante a feira a Scania vendeu 12 caminhões a gás. “Isso significou uma grande resposta que os clientes nos deram. Podemos afirmar que o caminhão a gás é sim viável no Brasil” ressaltou. Ainda de acordo com o executivo, durante a feira a Scania vendeu mais de 1.000 programas de manutenção.