Por João Geraldo

Apresentado oficialmente na Fenatran 2009, no final de outubro do ano passado, o Actros rodoviário foi a principal estrela de um grande evento realizado pela Mercedes-Benz entre os dias 11 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu/PR, e que contou com a participação de cerca de 600 transportadores. Modelo top de linha da montadora, e comercializado na Europa desde 1996, o veículo chega ao Brasil com a missão de aumentar a participação da marca no segmento de pesados, que este ano deverá encerrar com vendas de aproximadamente 50 mil unidades, segundo estimativas da própria montadora. Só dos novos modelos, a expectativa é de faturar 1.500 unidades em 2010 e outras 3 mil em 2011.

Piso totalmente plano é uma das características da Cabine Megaspace, que também está sendo disponibilizada para o mercado
Piso totalmente plano é uma das características da Cabine Megaspace, que também está sendo disponibilizada para o mercado

O Actros chegou ao Brasil trazendo em sua bagagem uma lista de premiações na Europa, que teve início logo após seu lançamento com a conquista do título de “Caminhão do Ano” de 1996, e depois em 2004 e 2009, entre outros títulos que reforçaram a imagem do modelo no continente. Um dos apelos mais fortes do veículo, que chegou à sua terceira geração, é a tecnologia que disponibiliza, e que induz a Mercedes-Benz do Brasil a bater forte na tecla de que o Actros é o caminhão mais moderno no País hoje.

Além da versão fora de estrada 8X4, comercializada no Brasil desde 2008, a novidade agora são o 2646 LS 6X2 e o 2646 LS 6X4, ambos equipados com motor V6 de 456 cv de potência. Uma das duas versões que já estão disponíveis para os transportadores tem o piso interno da cabine totalmente reto, mas o grande destaque do novo produto são os itens de tecnologia embarcada, que garantem segurança, desempenho e conforto para o motorista.

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A tecnologia é um dos pontos fortes do Actros, que deixará de ser importado da Alemanha para ser produzido em Juiz de Fora/MG

Um deles é o sistema de orientação de faixa de rolagem, que tem uma câmera montada no para-brisa que detecta a posição do caminhão em relação às faixas da estrada. Se o caminhão se move para uma ou outra durante a condução, um alerta sonoro avisa o motorista. Outro é o sistema de proximidade, que conta com um radar no para-choque para monitorar o tráfego à frente do caminhão e que controla a velocidade do Actros às variações do trânsito, conforme a distância preestabelecida em relação ao veículo da frente, evitando o risco de colisão.

Ainda no campo da tecnologia embarcada, o Actros conta também com um sistema ativo de frenagem, o qual detecta uma situação de risco e reduz a velocidade do caminhão de acordo com a necessidade. Se há risco de colisão, o sistema ativa um alerta visual e sonoro e faz uma intervenção nos freios; mas, se for necessário, realiza uma freada de emergência. O Actros possui também sistema de freios ABS e ASR, ambos de linha, e bloqueio de deslocamento em rampa, dispositivo que mantém o veículo parado por alguns segundos sem necessidade do freio de estacionamento.

Os modelos trazem, ainda como item de série, caixa de marchas automatizada, sensor de chuva no para-brisa e de iluminação, suspensão traseira pneumática e dois anos de garantia para o trem de força. A versão 2646 LS 6X4 já estava sendo vendida no País desde o mês de maio deste ano, e a 2646 LS 6X2 começou a ser disponibilizada a partir de setembro. O preço divulgado pela fábrica durante o lançamento é de R$ 370 mil para a versão LS 6X2 Conforto e de R$ 440 mil para a LS 6X4 Cabine Megaspace (com piso plano). A 8X4 comercializada há mais tempo tem o preço divulgado de R$ 517 mil. Todas são oferecidas com três opções de pacotes de manutenção.

Segundo o presidente da montadora, Jürgen Ziegler, o lançamento do Actros é um marco para a Mercedes-Benz do Brasil e chega para reforçar a oferta de caminhões pesados. O executivo disse, ainda, que de 2005 para cá a Mercedes-Benz vendeu 41 mil caminhões pesados no País e credita tal desempenho à linha Axor, da qual já existem mais de 30 mil unidades comercializadas.

“A América Latina está estável, e podemos esperar um PIB superior a 7,5%, o que significa que vai demandar grandes volumes de caminhões pesados. Além disso, temos no Brasil as Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol, eventos com os quais também esperamos poder aumentar nossa produção e vendas”, concluiu. Joachim Maier, vice-presidente de vendas da montadora no Brasil, acrescentou que a Mercedes-Benz preparou uma área de 3.300 m² e 20 caminhões de teste para um público de aproximadamente 10 mil pessoas convidadas para o evento de lançamento. “A meta é marcar o produto como o top do mercado, ocupar o primeiro lugar em tecnologia e conforto, e atender os clientes”, resumiu.

Os caminhões Actros são importados da Alemanha, mas em breve serão produzidos na fábrica em Juiz de Fora (MG), onde a Mercedes-Benz investiu parte de R$ 1,2 bilhão, sendo a outra para a unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. De acordo com Ziegler, a produção em Juiz de Fora está prevista para ter início entre 2012 e 2013, com volume de 10 a 15 mil unidades/ano. Mas o executivo adiantou que a capacidade da fábrica será de até 50 mil unidades. “Nos próximos três anos, teremos mais de 60% de componentes nacionais no Actros. No final de 2011, já teremos 44%”, afirmou.

O presidente da Mercedes disse ainda ter certeza de que os fornecedores serão atraídos para Juiz de Fora, pois a montadora está tentando viabilizar com o governo do Estado. O Brasil será o terceiro país do mundo a ter a produção do Actros, depois de Turquia e Alemanha. A fábrica brasileira do Actros vai abastecer, além do Brasil, mercados do Chile, Peru e Equador, e os modelos brasileiros já sairão de fábrica equipados com motor OM 502 V8 (Euro 5), como na Alemanha, em substituição aos atuais OM 501 V6 (Euro 3).