Por Daniela Giopato

Dentista, exames médicos, vacinação,informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, dicas da atividade do transporte e até corte de cabelo. Tudo grátis para os carreteiros e bancado por empresas do segmento do transporte rodoviário de cargas, que criaram programas sociais que disponibilizam atendimento na estrada. Michelin e Shell, por exemplo, se uniram e criaram o “Amigos na Estrada”, com objetivoprincipal de elevar a rentabilidade e a competitividade dos motoristas autônomos de todo o País.

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Ajudar o carreteiro a obter melhor gestão do seu negócio é um dos principais objetivos da Shell e da Michelin com o Amigos da Estrada

O programa, apoiado por uma estrutura que inclui uma carreta, percorre as rodovias brasileiras e faz paradas de uma semana em cada local, onde orienta os motoristas através de palestras educativas sobre como calcular o frete, de acordo com o rendimento custo-benefício dos produtos que têm no caminhão, e as vantagens fi nanceiras que podem obter com a utilização correta do combustível, lubrifi cantes e pneus. Durante o evento, uma equipe de profi ssionais disponibiliza, gratuitamente, serviços voltados para a saúde e bem-estar dos carreteiros, como medição da pressão arterial; sessão de shiatsu; orientação de uma nutricionista, para se ter alimentação saudável, e corte de cabelo.

“O objetivo é ajudar os carreteiros a obter melhor gestão de seu negócio, demonstrando a economia mensal que ele pode ter ao utilizar produtos Shell e Michelin. Às vezes, o motorista compra um lubrifi cante baseado apenas no preço, mas acaba se vendo obrigado a realizar uma nova troca em menor intervalo de tempo. Levar em conta esse fator no momento da escolha do lubrifi cante é de extrema importância para o motorista autônomo”, explica Leila Prati, gerente de marketing para lubrifi cantes na América Latina da Shell.

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A Goodyear disponibiliza serviços de assistência médica, oftalmologia e consultório odontológico através do Caminhoneiro Nota 10 e Sorriso Nota 10

O “Amigos na Estrada” já atendeu mais de seis mil motoristas de caminhão, desde o seu lançamento em janeiro de 2005. A divulgação é feita nas rádios locais, sites de notícias e revistas. “Essa ação é importante para a Shell porque trabalhamos com o cliente vivenciando o seu dia-a-dia. E o carreteiro se mostra muito receptivo a participar das atividades”, afirma Leila. Um dado importante observado durante as ações, acrescenta ela, é que o profi ssional que passa a seguir os procedimentos recomendados pode obter uma economia de até R$ 1.000,00 mil por mês.

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O projeto Sorrindo com a Ford já realizou mais de 60 mil procedimentos entre consultas, restaurações, limpezas e cirurgias

Para a Roberto Vargas, gerente de marketing comunicação da Michelin Brasil, o objetivo principal desses tipos de serviços é estender aos carreteiros acesso a atendimentos e orientações importantes para seu bem-estar e segurança. “Para a empresa, esse tipo de ação contribui para a melhoria da mobilidade dos bens e das pessoas e promove a integração social. “Observamos nos motoristas que participam um maior conhecimento sobre cuidados com pneus, manutenção preventiva e gestão de custos por quilômetro rodado. Percebe-se também maior consciência quanto aos cuidados com a saúde e aos riscos decorrentes do uso de rebites”, explica Vargas.

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Nas campanhas esporádicas disponibilizadas pelas concessionárias de rodovias, os carreteiros podem fazer exames de colesterol..

A Michelin mantém também o “Ações Ninho”, que oferece condições especiais ao carreteiro na compra de pneus e serviços. Em alguns casos estende-se às avaliações médicas. “O programa focado no relacionamento com os motoristas existe desde o início das atividades da empresa no Brasil. Em 2003, entretanto, foi o começo desse formato de ação. A cada evento, em média, são atendidos 70 profi ssionais por dia. Em aproximadamente 228 dias de eventos no ano, isto representa cerca de 15.960 pessoas atendidas”, afirma.

Já a Goodyear disponibiliza serviços de assistência médica, oftalmológica e consultório odontológico através dos seus programas de ATENDIMENTO estrada direcionados aos motoristas de caminhão. Um deles é o “Caminhoneiro Nota 10”, que já atendeu mais de 11 mil motoristas desde o seu início, em outubro de 2003, até março deste ano. Preparada com consultório médico e oftalmológico, e com todos os equipamentos necessários para uma consulta completa, a carreta do “Caminhoneiro Nota 10” percorre as rodovias de todo o País. A expectativa da empresa é promover mais 24 etapas até o fi nal de 2006. A previsão até agosto é de percorrer os Estados da região Nordeste e, a partir de setembro, os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O programa fornece também informações úteis para o dia-a-dia de trabalho dos carreteiros.

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…de glicemia, pressão arterial, teste de acuidade visual…

Outra ação da empresa é “O Sorriso Nota 10” criado para prestar atendimento odontológico gratuito aos motoristas de caminhão. Até o fi nal de 2006 a carreta do projeto percorrerá o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O consultório volante oferece a oportunidade de fazer tratamento dentário estético como restaurações, jaquetas e pivô provisório; extração de dentes e cirurgias de gengiva e emergências para aliviar a dor. Além disso, o carreteiro pode participar de palestras técnicas sobre manutenção mecânica e de pneus para resultar em economia. “O nosso objetivo principal é dar assistência aos motoristas em seu próprio local de trabalho, pois sabemos das difi culdades deles em buscar atendimento na cidade, devido ao acesso e falta de tempo”, afirma Guilherme Junqueira Franco, gerente de serviços a frota de eventos de marketing e propaganda da Goodyear.

Para Vicente Almeida, diretor de vendas e marketing da companhia, é fundamental prestar um serviço social de responsabilidade a esses profi ssionais. “Ao contribuir para a saúde deles, sem dúvida também ajudamos a reduzir o número de acidentes”, diz. A Goodyear mantém ainda o “Espaço do Caminhoneiro”, no posto Sakamoto II, Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos/SP, onde oferece diversos serviços aos estradeiros.

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…e receber orientações sobre doenças arteriais coronárias, com realização de eletrocardiograma, entre outros

Outro programa de estrada, em atividade desde abril de 2000, o Projeto Sorrindo com a Ford já atendeu mais de 20 mil pessoas, sendo 90% carreteiros, e percorreu 194.406 quilômetros por 22 Estados e 203 municípios. Nesta jornada realizou mais de 60 mil procedimentos entre consultas, restaurações, emergências, limpezas e cirurgias. Com objetivo de ampliar o projeto, a montadora cedeu um novo caminhão – Ford Cargo 815e, 2006 – para ser a base do Odontomóvel. Transformado em cabine-leito, possibilitou aumentar a área do consultório e crescer em 70% os atendimentos. “O novo consultório traz todos os equipamentos à mão e agiliza o meu trabalho. Além disso, vamos fi car praticamente um ano viajando, num total de 210 dias, para ampliar o atendimento”, explica o cirurgiãodentista Cássio de Melo, idealizador ATENDIMENTO do projeto patrocinado pela Ford. A meta é percorrer 42 mil quilômetros por mais de 40 cidades. A Festa do Carreteiro, em Aparecida/SP, está no roteiro do Odontomóvel.

Para Flávio Padovan, diretor de operações da Ford Caminhões, os carreteiros formam uma categoria com mais de 1,7 milhão de profissionais e representam um segmento importante na economia do País. “O projeto do Odontomóvel nasceu focado neles e com o tempo ganhou dimensão maior, passando a abranger também outras pessoas da comunidade e estudantes. A nossa satisfação é verifi car os seus resultados e continuarmos a investir para manter esse trabalho”, disse.

Com objetivo de conscientizar os motoristas de caminhão sobre a importância de cuidar da saúde, para evitar problemas precoces e, consequentemente, aumentar a segurança nas estradas do País, algumas concessionárias de rodovias realizam campanhas esporádicas e disponibilizam check-ups e informações sobre doenças, segurança e profi ssão. Em geral, durante as ações os motoristas tem a oportunidade de realizar exames de colesterol, glicemia, pressão arterial, teste de acuidade visual, se vacinar contra difteria, febre amarela, rubéola, tétano entre outras. Além de corte de cabelo gratuito e informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids.

A concessionária NovaDutra mantém o “Estrada para a Saúde”, um posto de serviço para atender carreteiros montando uma vez por mês, durante dois dias, entre 14h e 21h. “Através dessas ações estreitamos o relacionamento com os carreteiros, que ganham a oportunidade de verifi car suas condições gerais de saúde, que raramente consegue pela falta de tempo e recursos para cobrir despesas com médicos e exames”, afi rma Gilberto Pinheiro, analista de relações institucionais da empresa. Dados da NovaDutra mostram que dos mais de 4.300 motoristas examinados no ano passado, 24% estavam acima do peso, 17% com pressão arterial alta e 30% não passavam por uma consulta médica há mais de seis meses.

A Triângulo do Sol, por sua vez, tem o “Saúde na Área”, realizado no km 291 da rodovia Washington Luiz, entre as cidades de Araraquara e Matão/ SP, onde o motorista faz um checkup e pode ainda cuidar da saúde dos pés, com auxílio de uma podóloga. Para a concessionária é uma forma de contribuir para que os carreteiros mantenham a saúde em dia e possam dirigir com mais segurança.

Já a Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta – Imigrantes, disponibiliza campanhas de saúde e revisão dos veículos, com ênfase ao sistema de freios e de iluminação. O atendimento é feito em pontos específicos, como o pátio de descanso no km 40 da Via Anchieta e nos postos de pedágio. “O resultado dessas ações é medido na pista, em relação ao número de acidentes. Esse ano, recebemos o Prêmio Vida, concedido pela Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo, por conseguirmos reduzir em 17% o número de mortes nas rodovias e em 27% os óbitos por atropelamentos”, informa Sidnei Torres, gerente de atendimento ao usuário da Ecovias.

Entender o estilo de vida dos carreteiros e promover o bem-estar, qualidade de vida e saúde bucal, são algumas das metas da Autoban com o “VidaBan”, programa de atendimento médico para os motoristas de caminhão que trafegam pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes. O “VidaBan” é realizado na última terça-feira de cada mês na área de descanso do caminhoneiro, no km 56 da rodovia dos Bandeirantes (Jundiaí/SP), pista Sul (sentido Interior – Capital), das 11h às 20h.

Outra campanha é o “Bate-Coração”, desenvolvido pela Renovias e que faz parte do “Programa Saúde do Caminhoneiro”. O objetivo é oferecer, gratuitamente, consulta médica e orientações sobre doenças arteriais coronárias, com realização de exames de eletrocardiograma, teste de glicemia e aferição de pressão arterial, aos usuários das rodovias que ligam Campinas ao Circuito das Águas e Sul de Minas. A campanha começou em julho de 2002 e já atendeu sete mil usuários, dos quais 70% foram motoristas de caminhão. ATENDIMENTO A Vianorte, responsável por 236,6 km de rodovias da macrorregião de Ribeirão Preto, e a Viaoeste, administradora do Sistema Castello-Raposo, também oferecem os programas de estrada: “Pit Stop” e “Saúde do Caminhoneiro”, respectivamente. Além de atendimento básico de saúde, a Vianorte oferece esclarecimentos sobre documentos (consulta sobre licenciamento de veículo, pagamento de IPVA, multas, pontuação de CNH). Já a Viaoeste também avalia, por meio do projeto Pirilampo, o funcionamento das luzes traseiras dos caminhões e efetua a troca, se necessário.