O tema alinhamento/desalinhamento de um conjunto cavalo-mecânico/reboque ou semirreboque é complexo e de solução normalmente trabalhosa. Quando tratamos de conjuntos de 9 eixos (com total de 34 pneus), por exemplo, chega-se a números vultuosos. Para se ter ideia de valores, um conjunto de 34 pneus rodando mais 2 de estepe são 36 pneus. E considerando o preço médio de R$ 1.500,00 para cada unidade 295/80R22,5 chega-se a R$ R$ 54.000,00.

Todos os eixos do conjunto cavalo mecânico/reboques devem estar perfeitamente alinhados, perpendiculares ao chassi, sem qualquer desvio. Apenas 5mm de desalinhamento significa que a cada metro rodado esse eixo vai arrastar 5mm para o lado onde está a resultante da sua perpendicular. Alinhamento é determinante para o desgaste do pneu e quando se roda com arraste, a banda de rodagem apresenta sinais claros dessa condição, a temperatura de trabalho será maior do que a normal diminuindo ainda mais a performance  do pneu e aumentando o custo do quilômetro rodado.

Hoje em dia existem avançados equipamentos para a medição de todos os eixos de um conjunto. A tecnologia é capaz de esquadrinhar o veículo como um todo, identificando exatamente onde se encontra o problema, que pode ser no eixo ou no chassi. Em muitas oficinas os operadores verificam somente a divergência/convergência, que é a operação mais simples de se fazer. Normalmente em reboques e semirreboques o assunto alinhamento é ignorado.

Essa questão é causadora de inúmeras reclamações por todo o Brasil. Existe uma carência muito grande de profissionais competentes para se realizar um bom serviço de Geometria Veicular, pois essa operação depende de conhecimentos de medidas e geometria básica.

É importante ter um bom profissional operando esses equipamentos, com conhecimento suficiente para executar um serviço de boa qualidade, sabendo exatamente o que está fazendo em cada etapa do alinhamento.

Veículos que sofreram acidentes, que habitualmente trabalham com sobrecarga, ou que trafegam por estradas muito irregulares ou esburacadas, são os mais propensos a apresentar desvios importantes nos eixos e chassis.

Um bom alinhamento não pode custar barato, portanto fiquem atentos para oficinas que trabalham com preços muito baixos. É melhor pagar um preço justo e ter a certeza de ter o conjunto totalmente alinhado, pois cada eixo deve ser tratado individualmente e com relação ao chassi e aos demais eixos do conjunto. Tudo tem que estar paralelo e perpendicular em relação ao chassi.

Bom trabalho e até o mês que vem.

Este boletim é de responsabilidade de Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS (Truck Tire Specialist). Qualquer dúvida: [email protected]