Por João Geraldo

Preços abusivos mais o risco de adulteração do produto, levaram empresa paranaense a desenvolver um tanque de ARLA 32 com maior capacidade para garantir mais autonomia aos caminhões que operam em percursos de grandes distâncias. Disponível para os modelos Scania 440 e 480, (ambos 6X2 e 6X4), o equipamento pode receber até 170 litros da solução, o suficiente para a viagem de ida e volta sem necessidade de abastecimento.

Patenteado e desenvolvido pela Igasa – fabricante de tanques de combustível, reservatórios de ar e cárter para motores de caminhões e automóveis de passeio -, a ideia do tanque extra surgiu da demanda dos transportadores, conforme explica o diretor-presidente da empresa, Benedicto Kubrusly, e acabou por aproximar a empresa do segmento. O tanque é posicionado entre as longarinas do chassi, formando uma plataforma sobre a qual se pode caminhar. Sua função é alimentar, por gravidade, o tanque de ARLA 32 original do veículo (de 50 litros).

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Tanque com capacidade para 170 litros possibilita viagem de ida e volta sem necessidade de comprar ARLA na estrada

Uma das primeiras empresas a adquirir o tanque da Igasa foi a Fontanella Transportes, de Santa Catarina (150 unidades) para seus caminhões Scania Euro 5. Everton Fontanella, gerente de frota da transportadora, afirma que o investimento foi positivo, porque acabou com a necessidade de fazer o abastecimento de ARLA nas viagens, cujo preço do litro chega a ser até o dobro do valor em certos pontos nas rodovias.

Outra transportadora que já utiliza o tanque de ARLA 32 com maior capacidade é a Tesba. Os sete caminhões Scania Euro 5 de sua frota total de 51 unidades, sendo 80% da marca sueca, já rodam com o tanque extra. Thiago Pereira, gerente de frota e qualidade, destaca que na estrada o produto é artigo de luxo, pois um galão de 20 litros chega a custar entre R$ 80,00 e R$ 100,00. Lembra também que a empresa chegou a comprar produto “batizado”. “Os preços encontrados nas rodovias são abusivos. Além disso, há também o risco de se comprar aditivo adulterado”, disse o executivo, lembrando que o tanque extra é uma solução também para os caminhões brasileiros que rodam em países do Mercosul, onde os motores dos caminhões tem ainda a tecnologia Euro 3 e não se encontra o produto disponível.

Comercializado pela Igasa ao preço de R$ 1.250,00, o tanque de ARLA 32 extra pode ser instalado pela fábrica ou pelo próprio cliente. Os primeiros modelos são disponíveis apenas para caminhões Scania Euro 5 com suspensão a ar, mas o diretor-presidente da empresa adianta que em breve chegará ao mercado o tanque extra também para a linha Volvo Euro 5.

Transformador de gases

Solução formada por 32,5% de ureia e água desmineralizada, o ARLA 32 é um reagente usado nos motores Euro 5 com o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva). Não explosivo, inflamável, tóxico ou causador de danos ao meio ambiente, sua função no veículo é reduzir quimicamente as emissões. Sua ação se dá ao ser injetado nos gases no cano de escape de veículos com motor diesel, transformando óxidos de nitrogênio (CO2) presentes em vapor de água. O consumo médio de Arla é de 5% em relação ao consumo de combustível (cinco litros a cada 100 de diesel).