Por João Geraldo
Vencedora de sete das 10 etapas do Rally dos Sertões deste ano, a equipe Ford Racing Truck/Território Motorsport – formada pelo piloto Edu Piano, o navegador Solon Mendes e o mecânico Antonio Sales, deu o nono título à Ford na categoria caminhões. A vitória, conquistada com um Ford Cargo 1933 4X4, foi consolidada após a equipe ter percorrido 4.115 quilômetros por todo tipo de piso nos Estados de Goiás e Tocantins, para chegar na frente na maior competição fora de estrada das Américas.
A 21ª edição do Rally dos Sertões, disputada entre os dias 25 de julho e 03 de agosto, teve como destaque, além da equipe de Piano, o time formado pelo piloto Guido Salvini, o navegador Flavio Bisi e o mecânico Fernando Chwaigert, que compete com um caminhão Mercedes-Benz Atego e que foi seu principal adversário na competição.
Com o resultado obtido este ano, Edu Piano passa a ser o maior vencedor do Sertões pilotando caminhões, tendo conquistado quatro títulos com o Ford F-4000 mais o título deste ano com o Ford Cargo 1933. Já para a equipe Ford Racing Truck/Território Motorsport é o sexto título na competição, somados a outros dois conquistados em 2006 (com o piloto Marcos Casol) e o de 2012 (com Marcos Policarpo), ambos com o caminhão F-4000.
“Foi um rali sensacional, muito difícil e que exigiu demasiadamente do equipamento e testou a resistência dos competidores. O trabalho de toda a equipe foi fantástico”, declarou o vencedor. O título estava engasgado na garganta da equipe, que em 2012 viu a vitória escapar das mãos devido a uma quebra de cardã, quando estava na liderança da prova, e ficou com o vice na categoria Caminhões Pesados.
Esta edição do Rally marcou a terceira participação da Ford Racing Truck/Território Motorsport na categoria Pesados. Apelidado pela equipe de “Monstro”, o Cargo 1933 4X4 utilizado pela equipe, com mais de sete toneladas de peso, teve a potência do motor ampliada para 680cv e podia ser acelerado a velocidades acima de 215 km/hora.