Maior alcance e potência nos faróis do veículo. Esses são os benefícios que os motoristas procuram quando decidem instalar os faróis de xenon. O sistema surgiu nos anos 90, equipando veículos de luxo importados, popularizando-se no Brasil somente após a metade dos anos 2000, quando os preços baixaram, tornando-os mais acessível. Por melhorar a visibilidade noturna, este tipo de farol passou a ser muito utilizado em carros e caminhões, tornando-se cada vez mais comum localizar uma oficina para sua instalação.

PERIGOS

Os faróis projetados para uso com lâmpadas normais (chamadas de halógenas) não conseguem direcionar corretamente o facho de luz mais intenso das lâmpadas de xenon. Quem é que nunca cruzou com um veículo em trecho de pista simples e ficou “cego” por alguns instantes, devido ao facho de um farol de xenon? Em veículos com xenon original de fábrica este problema não acontece, já que seu sistema de iluminação é feito sob medida para a luz mais intensa.

FISCALIZAÇÃO

O CONTRAN editou a Resolução 384/2011, que determina que só é permitido trafegar os veículos que possuem faróis de xenon originais de fábrica. Vale lembrar que veículos com faróis de xenon instalados e com regularização no documento feita até junho de 2011 podem rodar sem problemas. Também é importante saber que mesmo os faróis de xenon instalados em concessionárias autorizadas estão proibidos. Só vale se vier instalado de fábrica no veículo. O motorista flagrado com faróis de xenon irregulares pode ser autuado pelo Art. 230 do CTB, com multa de R$ 127,69 e ter seu veículo retido até a regularização.

As informações são da 6ª Superintendência Regional/SP – Núcleo de Comunicação Social