Por  João Geraldo

A Mercedes-Benz está ampliando a sua oferta de caminhões para o segmento de distribuição e transporte rodoviário com a apresentação de dois novos produtos da família Atego. Tratam-se das versões 2430 (6X2) e 1729, também na versão coletor de lixo (4X2 e 6X2) e ambas com novidades para o segmento de caminhões semipesados. Outras opções da linha Atego são o médio 1419 e os semipesados 1719, 1726, 1729, 2426 6X2, 2429 6X2.

Um dos destaques dos novos produtos é a caixa de transmissão automatizada, solução até então não disponibilizada por nenhum fabricante no País para veículos desta categoria. Os dois modelos fazem parte da gama de produtos que a empresa irá apresentar na Fenatran, o maior evento do setor de transporte rodoviário de cargas da América Latina, que este ano será realizado entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.

Uma das grandes novidades da família Atego, anunciada pela Mercedes-Benz, é a caixa automatizada no semipesado Atego 2430 6X2, que no caso da empresa trata-se do PowerShift, sem pedal de embreagem. As principais vantagens da transmissão automatizada são maior comodidade para o motorista e menos cansaço para dirigir, além da economia de combustível e a mínima diferença de estilo de condução entre os motoristas. O equipamento oferece também a opção de operar no modo manual.

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Versão 1729 4X2, com cabine curta, é uma das opções da família para operações de distribuição urbana de cargas

A linha Atego conta também com uma nova geração de eixos traseiros HL-4, a qual inclui nova relação para a versão 2429. Na configuração 6X2, as versões 2429 e 2430 passam a ter relação i=3,67, disponível como item de série para os entreeixos de 4.800mm e 5.800mm. De acordo com a Mercedes-Benz, a nova configuração chega para atender a demanda do mercado, que busca soluções para se ter caminhões cada vez mais econômicos. Na versão com entreeixo de 3.600mm, esta relação é opcional.

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Veículo sai da fábrica com escapamento vertical, suspensão traseira reforçada e tomada- e-força do motor para aplicação na coleta de lixo

Segundo informações da fábrica, em testes realizados com a linha Atego equipada com a nova relação no eixo traseiro, em aplicação rodoviária, a média de economia de combustível apresentada foi de 2% comparado ao eixo com a relação i=3,92, que atende a linha atual. Ainda conforme o que foi informado pela empresa, o nível de ruído na cabina também diminuiu, proporcionando maior durabilidade para o motor, uma vez que a nova relação também reduz a rotação do propulsor. Aliás, em relação ao motor, da série OM 926 LA, não houve alterações, já que se trata de um engenho Euro 5 recentemente atualizado.

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Interior da cabine segue tendências do mercado de tornar mais confortável o ambiente de trabalho do motorista

O semipesado 1729 chega ao mercado com o trem de força superdimensionado para atender especificamente o segmento de coleta de lixo. De acordo com a Mercedes-Benz, com entreeixos de 4.800mm, esta versão foi preparada para receber compactadores de 19m³ (versão 6X2 e 3º eixo instalado por terceiros). O modelo é equipado com motor OM 926 LA, de 286cv de potência e 1.120 NM de torque. A transmissão manual é Mercedes-Benz G 131, de nove marchas, e o eixo traseiro – de simples velocidade – é Méritor. A embreagem tem diâmetro de 430mm, típica de caminhão extrapesado.

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Cabine teve o interior atualizado, com revestimento em tecido mais agradável ao toque, aplicado no teto, laterais e bancos

O veículo sai de fábrica equipado com os itens necessários para aplicação na coleta de lixo, tais como tomada-de-força traseira do motor, escape vertical e suspensão traseira reforçada, com molas curtas. Sua capacidade de carga é de até 23 mil quilos na versão 4X2 e a capacidade técnica chega, segundo a Mercedes-Benz, a 24.100 quilos. “Este produto amplia a oferta da marca para a coleta de lixo, juntando-se aos modelos 1719 e 1726 4X2, com entreeixos de 3.600mm, para compactadores de até 15m³”, acrescenta Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de caminhões da marca.

As mudanças chegaram também à cabine, que além de receber um novo projeto de suspensão com molas helicoidais para reduzir as vibrações no nível de irregularidade do solo. O objetivo foi proporcionar mais conforto aos ocupantes do veículo, seguindo a tendência do mercado de que quanto melhor o ambiente de trabalho, mais produtivo será o motorista e, por consequência, a rentabilidade. Ainda na cabina, todo seu interior foi atualizado com novo revestimento em tecido mais agradável ao toque, aplicado ao teto, laterais e parte traseira e que pode ser limpo com pano úmido. Ao todo são quatro opções disponíveis: Standard, Estendida, Leito teto alto e Leito teto baixo sendo que estas duas últimas oferecem, opcionalmente, cama king size, com meio metro a mais de largura. “Os caminhões Atego já são reconhecidos no mercado pela alta qualidade e flexibilidade de aplicações, durabilidade e menor custo operacional”, conclui Mansur.