A Iveco acaba de lançar na Europa o seu novo caminhão estradeiro. Trata-se da S-Way, que traz como maior novidade uma cabine totalmente nova e aerodinâmica voltada a facilitar o trabalho do motorista, com mais conforto e segurança.

Os caminhões para transportes de longas distâncias lançados na Europa estão cada dia mais sofisticados e com eles aumenta-se também a expectativa de que a qualquer hora poderão chegar ao Brasil, mesmo que seja com certa diferença de tempo e também de produto, por questões de diferenças de mercado. Uma das mais recentes novidades no velho continente é o Iveco S-Way, um estradeiro apresentado oficialmente no início de julho, em Madri/Espanha, onde a montadora italiana tem fábrica, entre os dias 15 e 25 de julho em uma série de eventos na Itália.

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Cabine foi desenhada para reduzir ao máximo a resistência do ar e o consumo de combustível

A casa longe de casa, conforme destaca a Iveco para seu novo estradeiro, caminhão que todos os avanços atribuídos ao Hi-Way, porém em uma nova cabine. Em termos práticos, isso significa um ambiente funcional com disponibilidade de conforto, que conta com grandes compartimentos distribuídos de forma a garantir o espaço que o profissional precisa para armazenar seus pertences e sentir-se bem. Um caminhão para os motoristas trabalharem de forma suave e eficiente, reforça o texto divulgado pela empresa.

De acordo com a fabricante, trata-se de uma cabine totalmente nova, com aerodinâmica capaz de reduzir o consumo de combustível em até 4%. A Iveco informou que cada detalhe da parte externa foi cuidadosamente estudado para minimizar a resistência do ar. O design resulta numa unidade com teto integrado à parte frontal do veículo e grade com cantos arredondados com abas laterais e saias laterais com extensão de borracha.

Com 2,15m entre o piso e o teto na sua parte central, e centrada na melhoria de condições para o motorista, tanto na condução do veículo quanto na qualidade do ambiente de trabalho. A montadora destaca também a área de descanso e repouso do motorista como confortável e funcional. Outro ponto destacado é o assento ajustável que pode ser posicionado na altura e distância ideais do volante, além de uma base plana que deixa espaço livre para o motorista alongar as pernas.

Como é comum aos veículos pesados, os controles estão posicionados à mão e o painel central projetado para facilitar a leitura e condução. Sistema com reconhecimento de voz, rádio e mapas de navegação, entre outros recursos também estão presentes no S-Way.

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Controles e equipamentos de bordo seguem a tendência de facilitar o trabalho do motorista

O aplicativo identificado como Iveco Easy que tem integrado a ele a “Caixa de Conectividade” conectada a uma plataforma de nuvem, possibilita a troca de informações entre frota, concessionário e fábrica. Através do aplicativo, o carreteiro pode também verificar todas as funções da cabine e do veículo no seu smartphone. O aplicativo pode ser usado para acessar o serviço de assistência remota e ativar o serviço de assistência.

O S-Way é disponível em três moto­ri­zações, a mesma do Stralis Hi-Way euro­peu: 9, 11 e 13 litros, de 330 a 570cv de potência e transmissão automatizada Hi-Tronic fornecida pela ZF. Apesar de ser totalmente novo, o veículo ainda con­ta com espelhos retrovisores e freio de mão manual. O Mercedes-Benz Actros europeu, por exemplo, já conta com câmeras no lugar dos espelhos retrovisores e aqui no Brasil, na versão S, a Scania substituiu o maneco do freio da carreta por um botão eletropneumático.

Academia sobre rodas

O novo Iveco reforça a ideia da necessidade de exercícios para evitar problemas físicos e manter o corpo saudável. Pensando nisso a fabricante italiana apresentou um caminhão da família S-Way conceito, o Iveco Fit Cab, cujo destaque fica por conta dos dispositivos presentes na cabine para melhorar a estabilidade, força e forma física do motorista.

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Os equipamentos especiais e pontos de ancoragem na cabine foram especialmente projetados para esse fim. O interior da cabine é preparado com equipamentos de ginástica, como, por exemplo, uma alavanca integrada na parede, ganchos de ancoragem, polias, pesos etc e até um degrau frontal retrátil que também pode ser usado também como dispositivos de treinamento.